Comissão Superior de Ensino

Resolução nº 4/2024/Cosuen

Aprova a alteração do Regimento Interno da Comissão de Residência Multiprofissional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 3/2024/Cosuen

Aprova o Regulamento Interno de Residência Médica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 2/2024/Cosuen

Institui e aprova o Regimento Interno da Comissão de Residência Médica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Decisão nº 2/2024/Cosuen

Aprova a Resolução nº 8, de 22 de dezembro de 2023, que aprovou, ad referendum, o Projeto Pedagógico do Curso de Educação Intercultural Indígena (Licenciatura Intercultural Guarani no território Yvy Mbyte), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 1/2024/Cosuen

Altera a Resolução nº 7, de 23 de julho de 2018, que estabelece as Normas de Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Decisão nº 1/2024/Cosuen

Constitui Grupo de Trabalho para discutir a redistribuição de vagas ociosas de docentes, no âmbito da Comissão Superior de Ensino.

Resolução nº 8/2023/Cosuen

Aprova, ad referendum, o Projeto Pedagógico do Curso de Educação Intercultural Indígena (Licenciatura Intercultural Guarani no território Yvy Mbyte), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Decisão nº 9/2023/Cosuen

Aprova, Ad Referendum, a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada - PPGLC, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila, nível Doutorado.

Decisão nº 8/2023/Cosuen

Aprova a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila, nível Mestrado.

Resolução nº 7/2023/Cosuen

Altera a Resolução nº 7, de 23 de julho de 2018, que estabelece as Normas de Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Decisão nº 7/2023/Cosuen

Aprova a Resolução nº 1/2023/Cosuen, que estabeleceu, ad referendum, regras e procedimentos para a dispensa de componentes curriculares nos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Decisão nº 6/2023/Cosuen

Aprova a proposta de mudança de turno do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Decisão nº 5/2023/Cosuen

Aprova a Decisão nº 3/2023/Cosuen, que aprovou, ad referendum, a indicação do professor Eder Cristiano de Souza para atuar como coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

Decisão nº 4/2023/Cosuen

Aprova o Relatório Institucional Consolidado do Programa Educação Tutorial Conexões de Saberes UNILA.

Resolução nº 6/2023/Cosuen

Aprova alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Biotecnologia, grau Bacharelado da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Resolução nº 5/2023/Cosuen

Aprova alteração do Projeto Pedagógico do Curso De Engenharia Física, grau Bacharelado da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Resolução nº 4/2023/Cosuen

Revoga a Resolução 17/2017/COSUEN e altera a Resolução 08/2014/COSUEN, que estabelecem regras para a eleição de coordenadores e de vice-coordenadores de curso de graduação na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 3/2023/Cosuen

Aprova alteração do Projeto Pedagógico do Curso De Ciências Biológicas - Ecologia E Biodiversidade.

Decisão nº 2/2023/Cosuen

Autorizar a prorrogação de mandatos de membros da Comissão Superior de Ensino da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Decisão nº 3/2023/Cosuen

Aprova, ad referendum, a indicação do professor Eder Cristiano de Souza para atuar como coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

Decisão nº 1/2023/Cosuen

Aprova a proposta de adendo ao Projeto Pedagógico do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 1/2023/Cosuen

Institui, ad referendum, normas para verificação e aproveitamento acadêmico em cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Decisão nº 15/2022/Cosuen

Aprova a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Integração Contemporânea da América Latina, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila, nível Doutorado.

Decisão nº 12/2022/Cosuen

Aprova a prestação de contas do Programa de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares - PVCC, conforme edital nº 132/2018/PROGRAD, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Resolução nº 13/2022/Cosuen

Revoga a Resolução nº 03/2022/Cosuen.

Resolução nº 12/2022/Cosuen

Revoga a Resolução nº 01/2022/Cosuen.

Decisão nº 11/2022/Cosuen

Aprova a proposta de criação do curso de Doutorado - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos.

Retificação nº 6, de 24 de Novembro de 2022

Retifica a Decisão nº 9/2022/Cosuen.

Resolução nº 11/2022/Cosuen

Aprova normas e procedimentos relacionados à conclusão de curso e à diplomação dos estudantes de graduação da UNILA.

Decisão nº 10/2022/Cosuen

Decide pela possibilidade de trancamento de matrícula e regime de exercícios domiciliares, em caráter excepcional, para ingressantes de nacionalidade haitiana ou cubana no primeiro período letivo de 2022.

Decisão nº 9/2022/Cosuen

Aprova a proposta de criação do curso de Especialização em Relações Internacionais Para Docentes da Universidade Federal da Integração Latino- Americana - EaD.

Decisão nº 8/2022/Cosuen

Indica os membros da Comissão Superior de Ensino para compor a Comissão para Análise do Calendário Acadêmico da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

 

Decisão nº 7/2022/Cosuen

Decide pela manutenção do vínculo jurídico inicial nos casos de discentes que, após realizarem ingresso por meio de ações afirmativas, realizarem reopção de curso por meio do processo de preenchimento de vagas ociosas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Decisão nº 6/2022/Cosuen

Aprova a Decisão nº 3/2022/Cosuen, que aprovou, ad referendum, o resultado final do processo de seleção de docentes interessados em atuar como coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, conforme critérios estabelecidos no Edital PROGRAD nº 41/2022.

Resolução nº 10/2022/Cosuen

Aprova o Adendo I ao Projeto Pedagógico do curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Educação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana– UNILA.

Decisão nº 5/2022/Cosuen

Aprova a proposta de criação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal da Integração Latino- Americana.

Decisão nº 4/2022/Cosuen

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 9/2022/Cosuen

Altera a Resolução nº 07/2021/Cosuen, que regulamenta o Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico para os discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Resolução nº 8/2022/Cosuen

Altera a Resolução nº 14/2021/Cosuen, que estabelece regras e procedimentos para a prorrogação do prazo máximo de integralização dos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Integralização Latino-Americana.

Decisão nº 3/2022/Cosuen

Aprova, ad referendum, o resultado final do processo de seleção de docentes interessados em atuar como coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, conforme critérios estabelecidos no Edital PROGRAD nº 41/2022.

Decisão nº 2/2022/Cosuen

Solicita à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação a edição de ato de designação de membros para compor a Comissão de Residência Multiprofissional.

Resolução nº 7/2022/Cosuen

Institui e convalida o Regimento Interno da Comissão de Residência Multiprofissional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Decisão nº 1/2022/Cosuen

Aprova o Relatório Institucional Consolidado do Programa Educação Tutorial Conexões de Saberes UNILA.

Resolução nº 9/2022/Cosuen

Estabelece e regulamenta o retorno do período letivo de 2020 para a Pós-Graduação, em decorrência da situação de pandemia de Coronavírus (Covid-19), causada pelo vírus SARS-CoV-2

Resolução nº 6/2022/Cosuen

Aprova o Adendo VII ao Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 4/2022/Cosuen

Institui a Resolução de Ingresso para Discentes Regulares via Ações Afirmativas na Pós-Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 5/2022/Cosuen

Aprova o Adendo II ao Projeto Pedagógico do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resolução nº 3/2022/Cosuen

Regulamenta o ensino híbrido na Graduação e Pós-Graduação da UNILA, em decorrência da situação de pandemia de Coronavírus (Covid-19), causada pelo vírus Sars-CoV-2.

Resolução nº 2/2022/Cosuen

Regulamenta a composição, as atribuições e o funcionamento do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação da UNILA.

Resolução nº 1/2022/Cosuen

Prorroga para o ano letivo de 2022, com as devidas alterações, a Resolução nº 3/2021/Cosuen e estabelece a necessidade de resoluções específicas para a realização de atividades híbridas nas aulas e para o processo de retorno gradual das atividades presenciais de ensino de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.