MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
CONSELHO SUPERIOR DELIBERATIVO PRO TEMPORE
RESOLUÇÃO Nº 9, DE 28 DE JUNHO DE 2013
Altera, ad referendum, a estrutura acadêmico-administrativa da UNILA.
O CONSELHO SUPERIOR DELIBERATIVO PRO TEMPORE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - UNILA, de acordo com a Lei Nº 12.189, de 12 de janeiro de 2010, o Estatuto da UNILA, aprovado pela Portaria MEC/SESU Nº 32, de 11 de abril de 2012 e o Regimento Geral da Universidade, aprovado pela Resolução do Conselho Deliberativo Pro tempore Nº 06, de 07 de junho de 2013, resolve:
Art. 1º Alterar, ad referendum, a estrutura acadêmico-administrativa da UNILA, com a seguinte hierarquia e distribuição de cargos de direção e funções:
1 Conselho Universitário (CONSUN)
1.1 Comissão Superior de Ensino (COSUEN)
1.2 Comissão Superior de Pesquisa (COSUP)
1.3 Comissão Superior de Extensão (COSUEX)
1.4 Conselho Curador (CONCUR)
1.5 Reitoria - CD-1
1.5.1 Secretaria Geral da Reitoria (SGR) - FG-1
1.5.1.1 Seção de Atos Oficiais (SAO) – FG-3
1.5.1.2 Serviço de Controle de Documentos (SCD) - FG-4
1.5.2 Gabinete da Reitoria (GR) - CD-3
1.5.2.1 Seção de Tradução (SETRA) - FG-3
1.5.2.2 Coordenadoria de Administração da Reitoria (CAR) - CD-4
1.5.2.3 Departamento de Cerimonial e Protocolo (DCP) – FG-1
1.5.3 Assessoria da Reitoria 1 (AR1) - CD-3
1.5.4 Assessoria da Reitoria 2 (AR2) - CD-3
1.5.5 Assessoria da Reitoria 3 (AR3) - CD-3
1.5.6 Assessoria da Reitoria 4 (AR4) – CD-3
1.5.7 Departamento de Órgãos Colegiados (DEOC) – FG-1
1.5.8 Divisão de Apoio às Comissões Institucionais (DIACI) – FG-2
1.5.9 Vice-Reitoria (VR) - CD-2
1.5.9.1 Departamento de Apoio da Vice-Reitoria (DAVR) – FG-1
1.5 Reitoria – R – CD-1
1.5.1. Vice-Reitoria – VR – CD-2
1.5.2. Gabinete da Reitoria – GR – CD -3
1.5.2.1. Secretaria-Geral da Reitoria – SGR – FG-1
1.5.2.1.1. Departamento de Gestão e Controle de Agendas e Documentos – DEGECAD – FG-1
1.5.2.1.2. Seção de Análises de Processos – SEAP – FG-3
1.5.2.1.3 Seção de Tradução – SETRA – FG-3
1.5.2.2 Departamento de Atos Oficiais – DAO – FG-1
1.5.2.3 Departamento de Educação à Distância – DED – FG-1
1.5.2.4 Departamento de Cerimonial e Protocolo – DCP – FG-1
1.5.2.5 Coordenadoria de Informação e Regulação Institucionais – CIRI – CD-4
1.5.3 Assessoria da Reitoria 01 – AR-01 – CD-3
1.5.4 Assessoria da Reitoria 02 – AR-02 – CD-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 22/2019/Consun)
1.5 Reitoria - R - CD-1
1.5.1. Vice-Reitoria - VR - CD-2
1.5.2. Gabinete da Reitoria - GR - CD -3
1.5.2.1. Secretaria-Geral da Reitoria - SGR - FG-1
1.5.2.1.1 Seção de Análises de Processos - SEAP - FG-3
1.5.2.2 Departamento de Atos Oficiais - DAO - FG-1
1.5.2.3 Departamento de Educação à Distância - DED - FG-1
1.5.2.4 Departamento de Cerimonial e Protocolo - DCP - FG-1
1.5.2.5 Coordenadoria de Informação e Regulação Institucionais - CIRI - CD-4
1.5.3 Assessoria da Reitoria 01 - AR-01 - CD-3
1.5.4 Assessoria da Reitoria 02 - AR-02 - CD-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.10 Instituto Mercosul de Estudos Avançados da UNILA (IMEA-UNILA) - CD-4
1.5.10.1 Divisão de Apoio do IMEA (DAIMEA) - FG-2
1.5.10 Instituto Mercosul de Estudos Avançados da UNILA (IMEA-UNILA) - CD-4 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.11 Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) - FG-1
1.5.11 Laboratório de Computação de Alto Desempenho – LCAD – FG-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 22/2019/Consun)
1.5.11 Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.12 Ouvidoria (OUVIDORIA) - FG-1
1.5.13 Biblioteca Latino-Americana (BIUNILA) - FG-1
1.5.13.1 Divisão Administrativa da Biblioteca (DABIUNILA) - FG-2
1.5.13.2 Serviço de Atendimento ao Usuário da BIUNILA (SAUBIUNILA) - FG-4
1.5.13.3 Serviço de Conservação e Restauração (SCR) - FG-4
1.5.13.4 Serviço de Gestão de Publicações Digitais (SGPD) – FG-4
1.5.14 Editora Universitária (EDUNILA)
1.5.14 Editora Universitária (EDUNILA) - FG 2 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.15 Procuradoria Federal Junto à UNILA (PF) - CD-3
1.5.15.1 Departamento de Apoio Jurídico (DAJUR) – FG-1
1.5.15 Procuradoria Federal junto à UNILA – PF-UNILA – CD-3
1.5.15.1 Departamento de Apoio à Consultoria e Assessoramento Jurídico – DACAJ – FG-1 (Nova redação dada pela Resolução nº 22/2019/Consun)
1.5.15.1 Serviço de Apoio à Consultoria e Assessoramento Jurídico (SACAJ) - FG-4 (Nova redação dada pela Resolução nº 35/2023/Consun)
1.5.16 Auditoria Interna (AUDIN) - CD-4
1.5.16 Auditoria Interna (AUDIN) - CD-3 (Alterado pela Resolução nº 15/2013/Conselho Superior Deliberativo Pro Tempore)
1.5.16.1 Seção de Acompanhamento da Gestão (SEAGES) - FG-3
1.5.17 Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) - CD-2
1.5.17.1 Serviço de Atendimento e Protocolo - SERAP – FG-4
1.5.17.2 Divisão de Gestão Administrativa (DIGA) - FG-2
1.5.17.3 Departamento de Informações Institucionais (DII) - FG-1
1.5.17.4 Departamento de Administração e Controle Acadêmico (DEACA) - FG-1
1.5.17.4.1 Divisão de Registro e Diplomação (DIRD) - FG-2
1.5.17.4.2 Divisão de Atendimento ao Aluno (DIAA) - FG-2
1.5.17.5 Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA) - FG-1
1.5.17.5.1 Serviço de Apoio ao Portadores de Necessidades Especiais (SAPNE) - FG-4
1.5.17.6 Divisão de Seleção de Alunos e Docentes (DISAD) - FG-2
1.5.17.7 Divisão de Estágio e Atividades Complementares (DEAC) – FG-2
1.5.17.8 Departamento de Normas e Desenvolvimento Curricular (DENDC) – FG-1
1.5.17.9 Departamento de Acompanhamento do Ciclo Comum (DACICLO) – FG-1
1.5.17 Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD – CD-2
1.5.17.1 Pró-Reitoria Adjunta de Graduação – PROADG – CD-3
1.5.17.2 Divisão de Gestão Administrativa – DIGA – FG-2
15.17.3 Divisão de Estágios e Atividades Complementares – DEAC – FG-2
15.17.4 Departamento de Seleção de Alunos - DESA – FG-1
15.17.5 Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno - DAAA – FG-1
15.17.6 Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência – DAAIPD – FG-2
1.5.17.7 Departamento de Administração e Controle Acadêmico – DEACA - FG-1
1.5.17.7.1 Secretaria Acadêmica Central – SAC – FG-2
1.5.17.7.2 Divisão de Registro e Diplomação - DIRD – FG-2
1.5.17.8 Departamento de Normas e Desenvolvimento Curricular - DENDC – FG-1
1.5.17.9 Departamento de Acompanhamento do Ciclo Comum – DACICLO – FG-1 (Nova redação dada pela Resolução nº 22/2019/Consun)
1.5.17.6 Departamento de Administração e Controle Acadêmico - DEACA - FG-1 (Alterado pela Resolução nº 35/2023/Consun)
1.5.17.6.1 Secretaria Acadêmica Central - SAC - FG-2 (Alterado pela Resolução nº 35/2023/Consun)
1.5.17.6.2 Divisão de Registro e Diplomação - DIRD - FG-2 (Alterado pela Resolução nº 35/2023/Consun)
1.5.17.7 Departamento de Normas e Desenvolvimento Curricular - DENDC - FG-1 (Alterado pela Resolução nº 35/2023/Consun)
1.5.17.8 Departamento de Acompanhamento do Ciclo Comum - DACICLO - FG-1 (Alterado pela Resolução nº 35/2023/Consun)
1.5.18 Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) - CD-2
1.5.18.1 Coordenadoria de Extensão (COEX) – CD-4
1.5.18.1.1 Serviço de Previsão Orçamentária e Certificação (SEPROC) - FG-4
1.5.18.1.2 Departamento de Programas e Projetos (DPP) - FG-1
1.5.18.1.2.1 Seção de Acompanhamento de Programas e Projetos de Extensão (SAPPE) – FG-3
1.5.18.1.2.2 Divisão de Implementação de Projetos (DIPROJ) - FG-2
1.5.18.1.3 Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias (DISSUTEC) - FG-1
1.5.18.1.4 Departamento de Culturas, Comunicação e Esporte (DECCE) - FG-1
1.5.18.1.4.1 Divisão de Comunicação e Cultura Digital (DCCD) – FG-2
1.5.18 Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) - CD-2
1.5.18.1 Coordenadoria de Extensão (COEX) - CD-4
1.5.18.1.1 Divisão de Acompanhamento das Ações de Extensão (DAAEX) - FG-2
1.5.18.1.2 Departamento de Ações de Extensão (DEAEX) - FG-1
1.5.18.1.2.1 Seção de Apoio às Ações de Extensão (SAAEX) - FG-3
1.5.18.1.2.2 Serviço de Gestão de Recursos (SEGR) - FG-4
1.5.18.1.3 Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias (DISSUTEC) - FG-1
1.5.18.1.4 Departamento de Culturas e Comunicação (DECC) - FG-1
1.5.18.1.5 Divisão de Apoio Administrativo da PROEX (DAAPROEX) - FG-2 (Nova redação dada pela Resolução nº 15/2013/Conselho Superior Deliberativo Pro Tempore)
1.5.18 Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) CD-2 (Nova Redação dada pela Resolução nº 33/2023/Consun)
1.5.18.1 Coordenadoria de Extensão (COEX) - CD-4 (Nova Redação dada pela Resolução nº 33/2023/Consun)
1.5.18.1.1 Departamento de Cultura (DECULT) - FG-1 (Nova Redação dada pela Resolução nº 33/2023/Consun)
1.5.18.1.1.1 Serviço de Fomento à Cultura (SEFCULT) - FG-4 (Nova Redação dada pela Resolução nº 33/2023/Consun)
1.5.18.2 Departamento de Ações e Curricularização da Extensão (DACEX) - FG-1 (Nova Redação dada pela Resolução nº 33/2023/Consun)
1.5.18.2.1 Divisão de Execução Financeira da Extensão (DIEFIEX) - FG-2 (Nova Redação dada pela Resolução nº 33/2023/Consun)
1.5.18.3 Divisão de Indicadores e Comunicação da Extensão e Cultura (DIICEX) - FG-2 (Nova Redação dada pela Resolução nº 33/2023/Consun)
1.5.19 Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação (PRPPG) - CD-2
1.5.19.1 Departamento de Pesquisa (DEPESQ) - FG-1
1.5.19.1.1 Divisão de Fomento à Pesquisa (DFP) - FG-2
1.5.19.1.2 Divisão de Iniciação Científica (DIC) - FG-2
1.5.19.2 Departamento de Pós-Graduação (DPG) - FG-1
1.5.19.2.1 Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu (DPGSS) - FG-2
1.5.19.2.2 Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu (DPGLS) – FG-2
1.5.19 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG – CD-2
1.5.19.1 Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação – PROADPPG – CD-3
1.5.19.2 Departamento de Pesquisa – DEPESQ – FG-1
1.5.19.2.1 Divisão de Iniciação Científica – DIC – FG-2
1.5.19.2.2 Divisão de Fomento à Pesquisa – DFP – FG-2
1.5.19.3 Departamento de Pós-Graduação – DPG – FG-1
1.5.19.3.1 Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu – DPGSS – FG-2
1.5.19.3.2 Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu – DPGLS – FG-2
1.5.19.4 Divisão de Inovação Tecnológica e Fundação de Apoio – DITEFA – FG-2 (Nova redação dada pela Resolução nº 22/2019/Consun)
1.5.20 Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI) - CD-2
1.5.20.1 Coordenadoria de Infraestrutura (COINFRA) - CD-4
1.5.20.1.1 Departamento de Logística (DILOG) – FG-1
1.5.20.1.1.1 Seção de Protocolo e Arquivo (SEPRO) - FG-3
1.5.20.1.1.2 Divisão de Transportes (DITRAN) – FG-2
1.5.20.1.1.2.1 Seção de Diárias e Passagens (SEDIP) - FG-3
1.5.20.1.1.3 Seção de Almoxarifado (SEAL) - FG-3
1.5.20.1.1.4 Seção de Patrimônio (SEPAT) - FG-3
1.5.20.1.2 Departamento de Estrutura e Serviços (DES) – FG-1
1.5.20.1.2.1 Serviço de Gestão de Serviços Terceirizados (SEGEST) - FG-3
1.5.20.1.2.2 Seção de Manutenção Predial (SEMAP) - FG-3
1.5.20.1.2.3 Seção de Administração dos Espaços (SERAD) - FG-3
1.5.20.2 Coordenadoria de Compras, Contratos e Licitações (CCCL) - CD-4
1.5.20.2.1 Departamento de Licitações (DELIC) - FG-1
1.5.20.2.1.1 Seção de Pregões (SEPRE) - FG-3
1.5.20.2.1.2 Seção de Importações (SEIMP) - FG-3
1.5.20.2.2 Departamento de Contratos (DECON) - FG-1
1.5.20.2.2.1 Divisão de Fiscalização de Contratos (DIFISC) - FG-2
1.5.20.2.2.2 Seção de Convênios (SECONV) - FG-3
1.5.20.2.3 Divisão de Compras (DICOM) - FG-2
1.5.20.2.3.1 Seção de Inexigibilidade e Dispensa (SEIDI) - FG-3
1.5.20.3 Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTIC) – CD-4
1.5.20.3.1 Seção de Administração do Parque de Tecnologia da Informação (SEATI) – FG-3
1.5.20.3.2 Seção de Governança de Tecnologia da Informação (SGTI) - FG-3
1.5.20.3.3 Divisão de Serviços Corporativos e Segurança (DISEG) - FG-2
1.5.20.3.4 Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia (DIRT) - FG-2
1.5.20.3.5 Divisão de Sistemas (DISIS) - FG-2
1.5.20.3.6 Divisão de Suporte Técnico (DISUT) - FG-2
1.5.20 Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI) - CD-2
1.5.20.1 Coordenadoria de Infraestrutura (COINFRA) - CD-4
1.5.20.1.1 Departamento de Logística (DILOG) - FG-1
1.5.20.1.1.1 Seção de Protocolo e Arquivo (SEPRO) - FG-3
1.5.20.1.1.2 Divisão de Transportes (DITRAN) - FG-2
1.5.20.1.1.2.1 Seção de Diárias e Passagens (SEDIP) - FG-3
1.5.20.1.1.3 Seção de Almoxarifado (SEAL) - FG-3
1.5.20.1.1.4 Seção de Patrimônio (SEPAT) - FG-3
1.5.20 Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI) - CD-2 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.20.1 Departamento de Logística (DILOG) - FG-1 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.20.1.1 Seção de Protocolo e Arquivo (SEPRO) - FG-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.20.1.2 Divisão de Transportes (DITRAN) - FG-2 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.20.1.2.1 Seção de Diárias e Passagens (SEDIP) - FG-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.20.1.3 Seção de Almoxarifado (SEAL) - FG-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.20.1.4 Seção de Patrimônio (SEPAT) - FG-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.20.2 Coordenadoria de Compras, Contratos e Licitações (CCCL) - CD-4
1.5.20.2.1 Departamento de Licitações (DELIC) - FG-1
1.5.20.2.1.1 Seção de Pregões (SEPRE) - FG-3
1.5.20.2.1.2 Seção de Importações (SEIMP)
1.5.20.2.2 Departamento de Contratos (DECON) - FG-1
1.5.20.2.2.1 Divisão de Fiscalização de Contratos (DIFISC) - FG-2
1.5.20.2.3 Divisão de Compras (DICOM) - FG-2
1.5.20.2.3.1 Seção de Inexigibilidade e Dispensa (SEIDI) - FG-3
1.5.20.3 Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTIC) - CD-4
1.5.20.3.1 Seção de Administração do Parque de Tecnologia da Informação (SEATI) - FG-3
1.5.20.3.2 Seção de Governança de Tecnologia da Informação (SGTI) - FG-3
1.5.20.3.3 Divisão de Serviços Corporativos e Segurança (DISEG) - FG-2
1.5.20.3.4 Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia (DIRT) - FG-2
1.5.20.3.5 Divisão de Sistemas (DISIS) - FG-2
1.5.20.3.6 Divisão de Suporte Técnico (DISUT) - FG-2 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.21 Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) – CD-3
1.5.21 Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) – CD-2 (Alterado pela Resolução nº 26/2018/Consun)
1.5.21.1 Departamento de Planejamento Estratégico (DPE) - FG-1
1.5.21.2 Departamento de Programação e Controle Orçamentário (DPCO) - FG-1
1.5.21.3 Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF) - CD-4
1.5.21.3.1 Departamento de Contabilidade (DC) - FG-1
1.5.21.3.1.1 Seção de Escrituração (SEESC) - FG-3
1.5.21.3.1.2 Seção de Análise Contábil (SANAC) - FG-3
1.5.21.3.2 Departamento de Finanças (DEFIN) - FG-1
1.5.21.3.2.1 Serviço de Execução Orçamentária e Financeira (SEREOF) - FG-4
1.5.21.3.3 Seção de Conformidade e Gestão (SECONGES) - FG-3
1.5.21.3.3 Seção de Conformidade de Gestão (SECONGES) – FG-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 15/2013/Conselho Superior Deliberativo Pro Tempore)
1.5.21 Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) - CD-2
1.5.21.1 Departamento de Planejamento Estratégico (DPE) - FG-1
1.5.21.1.1. Escritório de Processos (EP) - FG-3
1.5.21.1.2 Seção de Apoio a Governança (SAG) - FG-3
1.5.21.2 Departamento de Programação e Controle Orçamentário (DPCO) - FG-1
1.5.21.3 Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF) - CD-4
1.5.21.3.1 Departamento de Contabilidade (DC) - FG-1
1.5.21.3.2 Departamento de Finanças (DEFIN) - FG-1
1.5.21.3.2.1 Serviço de Execução Orçamentária e Financeira (SEREOF) - FG-4
1.5.21.3.3 Seção de Conformidade e Gestão (SECONGES) - FG-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.22 Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) - CD-2
1.5.22.1 Divisão de Apoio Administrativo e Atendimento ao Público (DIAAAP) - FG-2
1.5.22.2 Divisão de Administração e Finanças (DIAF) - FG-2
1.5.22.3 Departamento de Apoio ao Estudante (DEAE) - FG-1
1.5.22.3.1 Seção de Serviço Social (SESS) - FG-3
1.5.22.3.2 Seção de Psicologia (SEPSICO) - FG-3
1.5.22.3.3 Serviço de Alimentação e Nutrição (SERAN) - FG-4
1.5.22.3.4 Serviço de Promoção Cultural e Esportiva (SERPCE) - FG-4
1.5.22.4 Coordenadoria de Atenção ao Estudante e às Moradias (CAEM) - CD-4
1.5.22.4 1 Departamento de Gestão de Moradias (DEGEM) - FG-1
1.5.22.4.2 Departamento de Atendimento à Saúde (DEAS) - FG-1
1.5.23 Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) - CD-2
1.5.23.1 Seção de Arquivo e Informações de Pessoal (SEAIP) - FG-3
1.5.23.2 Departamento de Administração de Pessoal (DAP) - FG-1
1.5.23.2.1 Divisão de Cadastro (DICAD) - FG-2
1.5.23.2.2 Divisão de Pagamentos (DIPAG) - FG-2
1.5.23.2.3 Divisão de Concursos e Seleções (DICS) - FG-2
1.5.23.3 Departamento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (DDPP) - FG-1
1.5.23.3.1 Seção de Capacitação e Desenvolvimento (SECADES) - FG-3
1.5.23.3.2 Seção de Acompanhamento de Desempenho e Carreiras (SADECA) - FG-3
1.5.23.4 Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS) - FG-1
1.5.23.4.1 Serviço de Segurança do Trabalho (SST) - FG-4
1.5.23.4.2 Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) - FG-4
1.5.23 Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) - CD-2
1.5.23.1 Pró-Reitoria Adjunta de Gestão de Pessoas (PROADGP) - CD-4
1.5.23.2 Departamento de Administração de Pessoal (DAP) - FG-1
1.5.23.2.1 Divisão de Cadastro (DICAD) - FG-2
1.5.23.2.2 Divisão de Pagamentos (DIPAG) - FG-2
1.5.23.2.3 Divisão de Concursos e Seleções (DICS) - FG-2
1.5.23.3 Departamento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (DDPP) - FG-1
1.5.23.3.1 Seção de Capacitação e Desenvolvimento (SECADES) - FG-3
1.5.23.3.2 Seção de Acompanhamento de Desempenho e Carreiras (SADECA) - FG-3
1.5.23.4 Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS) - FG-1 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.24 Secretaria de Comunicação Social (SECOM) - CD-3
1.5.24.1 Departamento de Comunicação Institucional (DECIN) - FG-1
1.5.24.1.1 Serviço de Projetos Especiais de Comunicação (SERPEC) - FG-4
1.5.24.2 Departamento de Jornalismo (DEJOR) - FG-1
1.5.24.3 Divisão de Assessoria de Imprensa (DAI) - FG-2
1.5.24.4 Seção de Apoio à Gestão de Comunicação (SAGECO) - FG-3
1.5.24.5 Serviço de Apoio Tecnológico à Comunicação (SERATEC) – FG-4
1.5.24 Secretaria de Comunicação Social (SECOM) - CD-3
1.5.24.1 Departamento de Comunicação Interna (DECI) - FG-1
1.5.24.2 Departamento de Comunicação Institucional (DECIN) - FG-1
1.5.24.3 Divisão de Comunicação Digital (DICG) – FG- 2
1.5.24.4 Seção de Audiovisual (SEA) - FG-3
1.5.24.5 Serviço de Planejamento e Administração - (SERPLAD) – FG-4 (Alterado pela Resolução nº 3/2019/Consun)
1.5.24 Secretaria de Comunicação Social (SECOM) - CD-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 31/2023/Consun)
1.5.24.1 Departamento de Jornalismo e Mediação (DEJOM) - FG-1 (Nova Redação dada pela Resolução nº 31/2023/Consun)
1.5.24.1.1 Seção de Comunicação Interna (SECIN) - FG-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 31/2023/Consun)
1.5.24.2 Departamento de Criação e Comunicação Multimídia (DECCOM) - FG-1 (Nova Redação dada pela Resolução nº 31/2023/Consun)
1.5.24.2.1 Divisão de Audiovisual (DIA) - FG-2 (Nova Redação dada pela Resolução nº 31/2023/Consun)
1.5.25 Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT) - CD-3
1.5.25.1 Divisão Administrativa da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (DASACT) - FG-2
1.5.25.2 Departamento de Laboratórios de Ensino (DELABEN) - FG-1
1.5.25.2.1 Laboratório de Biologia (LABBIO) - FG-4
1.5.25.2.2 Laboratório de Química (LABQUI) - FG-4
15.5.25.2.3 Laboratório de Física (LABFIS) – FG-4
1.5.25 Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT) - CD-3
1.5.25.1 Departamento de Laboratórios de Ensino (DELABEN) - FG-1
1.5.25.2 Divisão de Apoio Logístico aos Laboratórios (DALL) - FG-2 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.26 Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) - CD-3
1.5.26.1 Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) - CD-4
1.5.26.1.1 Divisão de Convênios (DICONV) - FG-2
1.5.26.1.2 Seção de Apoio ao Estrangeiro (SAE) - FG-3
1.5.26.1.3 Seção de Mobilidade Acadêmica (SEMA) FG-3
1.5.26.2 Coordenadoria de Relações Institucionais (CRINS) CD-4
1.5.26.2 Seção de Apoio Administrativo (SEAA) FG-3 (Alterado pela Resolução nº 37/2018/Consun)
1.5.26.2.1 Seção de Apoio Administrativo (SEAA) FG-3 (Revogado pela Resolução nº 37/2018/Consun)
1.5.26 Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) - CD-3
1.5.26.1 Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) - CD-4
1.5.26.1.1 Divisão de Convênios Nacionais e Internacionais (DICONI) – FG-2
1.5.26.1.1.1 Seção de Acompanhamento de Convênios (SEACONV) - FG-3
1.5.26.1.2 Seção de Apoio ao Estrangeiro (SAE) - FG-3
1.5.26.1.3 Seção de Mobilidade Acadêmica (SEMA) - FG-3
1.5.26.2 Seção de Apoio Administrativo (SEAA) - FG-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.27 Secretaria de Implantação do Campus (SECIC) – CD-2
1.5.27 Secretaria de Implantação do Campus (SECIC) – CD-3 (Alterado pela Resolução nº 26/2018/Consun)
1.5.27.1 Divisão Administrativa da Secretaria de Implantação do Campus (DASECIC) – FG-2
1.5.27.1.1 Seção de Contratos e Licitações de Obras (SECLO) - FG-3
1.5.27.2 Coordenadoria de Obras (COB) – CD-4
1.5.27.2.1 Departamento de Fiscalização de Obras (DEFO) - FG-1
1.5.27.3 Coordenadoria de Projetos e Planejamento (CPP) – CD-4
1.5.27 Secretaria de Implantação do Campus (SECIC) - CD-3
1.5.27.1 Divisão Administrativa da Secretaria de Implantação do Campus (DASECIC) - FG-2
1.5.27.1.1 Seção de Contratos e Licitações de Obras (SECLO) - FG-3
1.5.27.2 Coordenadoria de Obras (COB) - CD-4
1.5.27.2.1 Departamento de Fiscalização de Obras (DEFO) - FG-1
1.5.27.3 Departamento de Projetos e Planejamento (DPP) - FG-1 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.5.27 Prefeitura Universitária (PRU) - CD-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.27.1 Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMA) - CD-4 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.27.1.1 Departamento de Obras e Projetos (DOP) - FG-1 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.27.1.1.1 Seção de Fiscalização de Obras (SEFO) - FG-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.27.1.2 Divisão de Manutenção (DIM) - FG-2 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.27.2 Departamento de Operações (DEOP) - FG-1 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.27.2.1 Seção de Apoio à Operações (SAO) - FG-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.27.2.2 Seção de Segurança Institucional (SESI) - FG-3 (Nova Redação dada pela Resolução nº 32/2023/Consun)
1.5.28 Corregedoria Seccional da UNILA (COSEC) – CD-4 (Criada pela Resolução nº 38/2018/Consun)
1.5.29 Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) CD-4 (Criada pela Resolução nº 18/2023/Consun)
1.5.29.1 Seção de Organização de Bancas (SEBANC) - FG-4 (Criada pela Resolução nº 18/2023/Consun)
1.5.29.2 Departamento de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAIPCD) - FG-1 (Criado pela Resolução nº 18/2023/Consun)
1.5.29.3 Departamento de Relações Étnico Raciais e Diversidade Cultural (DRERC) - FG-1 (Criado pela Resolução nº 18/2023/Consun)
1.5.29.4 Departamento de Equidade de Gênero e Diversidade (DEGEED) (Criado pela Resolução nº 18/2023/Consun)
1.6 Unidades Acadêmicas
1.6.1 Conselho do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (CONSUNIACH)
1.6.1.1 Comissão Acadêmica de Ensino do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (CAEILAACH)
1.6.1.2 Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (CAPILAACH)
1.6.1.3 Comissão Acadêmica de Extensão do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (CAEXILAACH)
1.6.1.4 Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) - CD-3
1.6.1.4.1 Departamento Administrativo do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (DAILAACH) - FG-1
1.6.1.4.2 Secretaria Acadêmica do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (SAILAACH) - FG-4
1.6.1 Conselho do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ConsunIACH)
1.6.1.1 Comissão Acadêmica de Ensino do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (CAEILAACH)
1.6.1.2 Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (CAPILAACH)
1.6.1.3 Comissão Acadêmica de Extensão do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (CAEXILAACH)
1.6.1.4 Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) - CD-3
1.6.1.4.1 Departamento Administrativo do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (DAILAACH) - FG-1
1.6.1.4.2 Secretarias Acadêmica de Apoio às Coordenações do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (SAILAACH) - FG-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.6.1.4.3 Centro Interdisciplinar de Letras e Artes (CILA) – CD-4
1.6.1.4.3.1 Curso de Letras, Artes e Mediação Cultural (CLAMC) - FCC
1.6.1.4.3.2 Curso de Cinema e Audiovisual (CCINEAUD)
1.6.1.4.3.3 Curso de Música (CMUS)
1.6.1.4.4 Centro Interdisciplinar de Antropologia e História (CIAH) – CD-4
1.6.1.4.4.1 Curso de Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana (CA) – FCC
1.6.1.4.4.2 Curso de História – América Latina (CHIST) - FCC
1.6.2 Conselho do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (CONSUNIESP)
1.6.2.1 Comissão Acadêmica de Ensino do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (CAEILAESP)
1.6.2.2 Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (CAPILAESP)
1.6.2.3 Comissão Acadêmica de Extensão do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (CAEXILAESP)
1.6.2.4 Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) - CD-3
1.6.2.4.1 Departamento Administrativo do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (DAILAESP) – FG-1
1.6.2.4.2 Secretaria Acadêmica do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (SAILAESP) - FG-4
1.6.2 Conselho do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ConsunIESP)
1.6.2.1 Comissão Acadêmica de Ensino do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (CAEILAESP)
1.6.2.2 Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (CAPILAESP)
1.6.2.3 Comissão Acadêmica de Extensão do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (CAEXILAESP)
1.6.2.4 Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) - CD-3
1.6.2.4.1 Departamento Administrativo do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (DAILAESP) - FG-1
1.6.2.4.2 Secretaria Acadêmica de Apoio às Coordenações do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (SAILAESP) - FG-3
1.6.2.4.3 Centro Interdisciplinar de Economia e Sociedade (CIES) – CD-4
1.6.2.4.3.1 Curso de Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento (CCECON) – FCC
1.6.2.4.3.2 Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (CDRSA) - FCC
1.6.2.4.4 Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (CIIRI) – CD-4
1.6.2.4.4.1 Curso de Relações Internacionais e Integração (CRII) - FCC
1.6.2.4.4.2 Curso de Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina (CCPS) - FCC (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.6.3 Conselho do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (CONSUNICVN)
1.6.3.1 Comissão Acadêmica de Ensino do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (CAEILACVN)
1.6.3.2 Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (CAPILACVN)
1.6.3.3 Comissão Acadêmica de Extensão do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (CAEXILACVN)
1.6.3.4 Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) - CD-3
1.6.3.4.1 Departamento Administrativo do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (DAILACVN) - FG-1
1.6.3.4.2 Secretaria Acadêmica do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (SAILACVN) - FG-4
1.6.3 Conselho do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ConsunICVN)
1.6.3.1 Comissão Acadêmica de Ensino do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (CAEILACVN)
1.6.3.2 Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (CAPILACVN)
1.6.3.3 Comissão Acadêmica de Extensão do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (CAEXILACVN)
1.6.3.4 Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) - CD-3
1.6.3.4.1 Departamento Administrativo do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (DAILACVN) - FG-1
1.6.3.4.2 Secretaria Acadêmica de Apoio às Coordenações do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (SAILACVN) - FG-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.6.3.4.3 Centro Interdisciplinar de Ciências da Vida (CICV) – CD-4
1.6.3.4.3.1 Curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade (CCBIO) – FCC
1.6.3.4.3.1 Curso de Saúde Coletiva (CSCOL)
1.6.3.4.4 Centro Interdisciplinar de Ciências da Natureza (CICN) - CD-4
1.6.3.4.4.1 Curso de Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química (CCN) – FCC
1.6.4 Conselho do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (CONSUNITIT)
1.6.4.1 Comissão Acadêmica de Ensino do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (CAEILATIT)
1.6.4.2 Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (CAPILATIT)
1.6.4.3 Comissão Acadêmica de Extensão do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (CAEXILATIT)
1.6.4.4 Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT) - CD3
1.6.4.4.1 Departamento Administrativo do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (DAILATIT) - FG-1
1.6.4.4.2 Secretaria Acadêmica do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (SAILATIT) - FG-4
1.6.4 Conselho do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ConsunITIT)
1.6.4.1 Comissão Acadêmica de Ensino do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (CAEILATIT)
1.6.4.2 Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (CAPILATIT)
1.6.4.3 Comissão Acadêmica de Extensão do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (CAEXILATIT)
1.6.4.4 Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT) - CD3
1.6.4.4.1 Departamento Administrativo do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território(DAILATIT) - FG-1
1.6.4.4.2 Secretaria Acadêmica de Apoio às Coordenações do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (SAILATIT) - FG-3 (Nova redação dada pela Resolução nº 1/2020/Consun)
1.6.4.4.3 Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design (CITAD) - CD-4
1.6.4.4.3.1 Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
1.6.4.4.3.2 Curso de Geografia – Território e Sociedade na América Latina (CG) - FCC
1.6.4.4.4 Centro Interdisciplinar de Tecnologia e Infraestrutura (CITI) – CD-4
1.6.4.4.4.1 Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura (CECI) – FCC
1.6.4.4.4.2 Curso de Engenharia de Energias Renováveis (CEER) - FCC
1.7 Conselhos Consultivos
1.7.1 Conselho de Diretores (CONDIR)
1.7.2 Conselho Consultivo UNILA e Fronteira Trinacional (CCUFT)
1.7.3 Conselho Consultivo Latino-Americano (CCLA)
1.8 Comissões Institucionais
1.8.1 Comissão de Ética (CE)
1.8.2 Comissão Própria de Avaliação (CPA)
1.8.3 Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)
1.8.4 Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação (CISPCCTAE)
Art. 2º Os titulares das unidades da estrutura criada por esta Resolução terão as seguintes denominações:
I - Reitor(a) - CD-1;
II - Vice-Reitor(a), Pró-Reitor(a) e Secretário(a) - CD-2;
III - Pró-Reitor(a), Secretário(a), Assessor(a), Chefe de Gabinete, Procurador(a)-Chefe, Chefe da Auditoria interna, Pró-Reitor(a) Adjunto e Diretor(a) de Instituto Latino-Americano - CD-3;
IV - Chefe de Coordenadoria, Coordenador(a) de Centro Interdisciplinar, Corregedor(a) Seccional - CD-4;
V - Chefe de Departamento, Chefe da Secretaria-Geral da Reitoria, Chefe da Biblioteca Latino-Americana, Ouvidor(a) Geral – FG-1 (Nova redação dada pela Resolução nº 13/2019/Consun)
VI – Coordenador de Curso (FCC)
VII - Chefe de Divisão (FG-2)
VIII – Chefe de Seção (FG-3)
IX – Chefe de Serviço, Chefe de Secretaria Acadêmica e Chefe de Laboratório (FG-4)
Art. 2º Os titulares das unidades da estrutura criada por esta Resolução terão as seguintes denominações:
I - Reitor(a) – CD-1;
II - Vice-Reitor(a), Pró-Reitor(a) e Secretário(a) – CD-2;
III - Pró-Reitor(a), Pró-Reitor(a) Adjunto(a) Secretário(a), Assessor(a), Chefe de Gabinete, Procurador(a)-Chefe, Chefe da Auditoria Interna, e Diretor(a) de Instituto Latino-Americano – CD-3;
IV - Chefe de Coordenadoria, Coordenador(a) de Centro Interdisciplinar, Corregedor(a) Seccional – CD-4;
V - Chefe de Departamento, Chefe da Secretaria-Geral da Reitoria, Chefe da Biblioteca Latino-Americana, Ouvidor(a) Geral – FG-1;
VI – Coordenador de Curso – FCC;
VII – Chefe de Divisão – FG-2;
VIII – Chefe de Seção – FG-3;
IX – Chefe de Serviço, Chefe de Secretaria Acadêmica e Chefe de Laboratório (FG-4). (Nova redação dada pela Resolução nº 22/2019/Consun)
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
HÉLGIO HENRIQUE CASSES TRINDADE
Observações:
Publicada no Boletim de Serviço nº 58, de 2 de julho de 2013, p. 3-6
Retificada no Boletim de Serviço nº 60, de 12 de julho de 2013, p. 31-32
Aprovada e alterada pela Resolução nº 15/2013/Conselho Superior Deliberativo Pro Tempore
Alterada pela Resolução nº 26/2018/Consun
Alterada pela Resolução nº 37/2018/Consun
Alterada pela Resolução nº 38/2018/Consun
Alterada pela Resolução nº 38/2018/Consun
Alterada pela Resolução nº 3/2019/Consun
Alterada pela Resolução nº 22/2019/Consun
Alterada pela Resolução nº 1/2020/Consun
Alterada pela Resolução nº 18/2023/Consun
Alterada pela Resolução nº 31/2023/Consun
Alterada pela Resolução nº 32/2023/Consun
Alterada pela Resolução nº 33/2023/Consun
Alterada pela Resolução nº 35/2023/Consun