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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 30 DE JANEIRO DE 2025
Dispõe sobre diretrizes e critérios para a organização acadêmica, no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, para 2025.1.
O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, designado pela Portaria UNILA nº 234/2023/GR, de 19 de junho de 2023, com base nas atribuições delegadas pela Portaria UNILA nº 280/2020/GR, de 21 de agosto de 2020, nos termos da legislação vigente, e
Considerando a Resolução nº 07/2018/Cosuen - Normas de Graduação;
Considerando a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases;
Considerando o Calendário Acadêmico
Considerando o Calendário Administrativo
RESOLVE:
Art. 1° Estabelecer os fluxos para a organização acadêmica semestral e a atribuição de aulas a docentes para o semestre regular 2025.1, observadas as normas vigentes na UNILA, bem como o Calendário Acadêmico, aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUN.
I - DA OFERTA E AJUSTE DE TURMAS (regular e extemporâneo)
Art. 2º. A oferta de turmas e os ajustes serão cadastrados no SIGAA, conforme fluxo abaixo, de acordo com o estabelecido na Res. COSUEN nº 07/2018, em especial os Art. 21 e Art. 165 ao 201.
Setor |
Prazos |
Fluxo - Oferta e Ajuste Regular |
DACICLO |
28/01/2025 |
Encaminha ao DEACA a distribuição docente da oferta dos componentes do CCE, por meio do FEO-CCE, o qual ficará disponível aos cursos e demais interessados(as) para consulta. |
DEACA |
30/01/2025 |
Vincula os docentes no FEO dos Cursos de Graduação e disponibiliza os dados aos cursos. |
DEACA |
31/01/2025 |
Disponibiliza os links dos FEOs para preenchimento pelos cursos de graduação. |
COLEGIADO DE CURSO / COORD. CURSO |
Atribuição docente: até 13/02/2025
Ajuste: até 12/03/2025 |
Ouvidas as Áreas, define por meio de reunião colegiada a oferta de componentes, bem como os ajustes na oferta e distribuição dos componentes. |
COORD. CURSO |
Oferta: 24/02/2025 Ajuste: 13/03/2025 |
Encaminha para a Secretaria Acadêmica de Apoio aos Cursos do Instituto o link do FEO, com a distribuição da oferta e dos ajustes na oferta. |
SECR. ACADÊMICA DE APOIO |
Abertura: 25 a 27/02/2025
Ajuste: 14 a 18/03/2025 |
Realiza a abertura das turmas (e ajustes) no SIGAA, realizando os procedimentos de ensalamento de acordo com o Mapa de Salas encaminhado e publica a referida oferta no site da UNILA. |
DACICLO |
13/03/2025 |
Encaminha para o DEACA os ajustes na oferta de turmas do CCE |
Situação |
Documentação - Solicitações Extemporâneas: |
ABERTURA DE TURMA |
- A justificativa para abertura extemporânea; - Indicação do horário das aulas, espaço físico e nome do(s) docente(s); |
AJUSTE DE HORÁRIO |
- A justificativa para abertura extemporânea; - Indicação do horário das aulas e espaço físico; - Enquete na turma virtual, contendo o aceite de todos os discentes, devendo permanecer por pelo menos 03 (três) dias para consulta. |
JUNÇÃO DE TURMAS |
- Deverá ser encaminhada a indicação do componente e das turmas que serão juntadas; |
FEO - Formulário Eletrônico de Oferta
CCE - Ciclo Comum de Estudos
I - O ajuste de turmas se refere às alterações de horários, junção de turmas, distribuição de carga horária docente, antes do período de matrícula online dos discentes (regular) e após o início das aulas (extemporâneo) e estarão atreladas a alteração do ensalamento das turmas.
II - As turmas regulares deverão ser ofertadas, no SIGAA, para o período letivo de: 01/04/2025 a 06/07/2025 e 20/07/2025 a 09/08/2025.
III - Será permitida a abertura de turmas condensadas exclusivamente para aquele período descrito no Calendário Acadêmico como “Recesso Acadêmico” (07 a 19 de julho de 2025), devendo ser seguidos os fluxos estabelecidos no quadro acima e realizado cadastro no Calendário 2025.3 (P. Suplementar).
IV - As turmas de Pré-Internato e Internato do curso de Medicina, deverão ser cadastradas no Calendário 2025.5 (P. Suplementar)
V - Para a abertura de turmas, a Secretaria Acadêmica de Apoio deverá informar, no campo observação do SIGAA, quando se tratar de componente OPTATIVO ou REOFERTA.
VI - Nas turmas que forem abertas sem docente, deverá constar no campo “observação ao aluno” a indicação do motivo, para que o discente tenha ciência da situação. Caso não haja a informação, o DEACA fechará, compulsoriamente, a turma, antes do período de matrícula.
VII - As solicitações extemporâneas deverão ser encaminhadas ao DEACA, via Ofício, pelo DACICLO, quando se tratar de componente do CCE, e pela Coordenação de Curso, para os demais componentes do curso.
VIII - Para realizar o ensalamento das turmas, a Secretaria Acadêmica de Apoio deverá observar as seguintes orientações:
a) Quando se tratar de turma integralmente teórica ou integralmente prática e que será ensalada em apenas um espaço físico, a reserva deve ser realizada apenas via SIGAA no momento da abertura de turma (gerar ensalamento), inclusive no ajuste de turmas;
b) Quando se tratar de turma que seja teórica e prática, ou que necessite de dois ou mais espaços físicos, a reserva deverá ser realizada exclusivamente via SIPAC.
II - DAS SOLICITAÇÕES DISCENTES
Art. 3º As solicitações discentes deverão obedecer ao disposto nas normativas referentes a cada tipo de solicitação, conforme quadro abaixo:
Solicitação |
Normativa |
Local da solicitação |
- Matrícula (disciplina e em TCC-Atividade) |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 138 a 149 |
Portal do Discente -> Aba Ensino |
- Matrícula em Turmas com Vagas Residuais (ou Remanescentes) |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 148 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Trancamento Parcial (em componentes) |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 150 e 151 |
Portal do Discente -> Aba Ensino |
- Trancamento Total de Programa |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 152 a 158 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Cancelamento de Programa |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 159 a 164 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Revisão de Notas |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 234 a 241 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Revisão de Assiduidade |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 248 a 252 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Regime de Exercícios Domiciliares |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 269 a 285 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Licenças e Afastamentos |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 286 a 326 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Aproveitamento de Componente (Equivalência Interna, Equivalência Externa e Dispensa por Extraordinário Saber) |
Res. COSUEN nº 01/2023 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Redução de Carga Horária de Estágio |
Res. COSUEN nº 15/2015 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Entrega de Atividades Complementares |
Res. CONSUN nº 08/2013 |
Portal do Discente -> Aba Estágio e Atividades |
- Declaração de Provável Formando |
Res. COSUEN nº 12/2022 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Certificado de Láurea Acadêmica |
Res. COSUEN nº 12/2022 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Certificado de Conclusão de Curso |
Res. COSUEN nº 12/2022
|
Emitidos automaticamente no SIGAA, após a Colação de Grau |
- Outorga de Grau por Portaria |
Res. COSUEN nº 05/2024 |
Portal do Discente -> Aba Solicitações |
- Colação de Grau Coletiva |
Res. COSUEN nº 12/2022 |
Solicitação de acordo com comunicação enviada pelo setor responsável. |
I - Os(As) discentes que forem, por qualquer motivo, matriculados compulsoriamente, a pedido da Coordenação de Curso, “entrarão” na turma sem o registro de frequências durante o período em que não esteve matriculado, cabendo ao docente a regularização dos registros no momento da Consolidação da turma, podendo a referida matrícula ocorrer a qualquer tempo.
II - Os(As) discentes deverão se matricular nas turmas, de acordo com o Calendário estabelecido na oferta de componentes curriculares, descrito no Art. 2º, sendo: turmas regulares: 2025.1 e turmas condensadas: 2025.3.
Link RES. COSUEN nº 07/2018: https://atos.unila.edu.br/atos/resolucao-n-ordm-7-2018-cosuen-1206
Link RES. COSUEN nº 05/2024: https://atos.unila.edu.br/atos/resolucao-n-ordm-5-2024-cosuen-14516
Link RES. COSUEN nº 01/2023: https://atos.unila.edu.br/atos/resolucao-n-ordm-1-2023-cosuen-10474
Link RES. COSUEN nº 15/2015: https://atos.unila.edu.br/atos/resolucao-n-ordm-15-2015-cosuen-2362
Link RES. CONSUN nº 08/2013:
https://portal.unila.edu.br/prograd/deac/atividades-complementares/resolucao_no_008_2013_atividades_complementares.pdf
III - DOS REGISTROS ACADÊMICOS
Art. 4º. Os registros acadêmicos deverão obedecer ao disposto na Res. COSUEN nº 07/2018, respectivamente, conforme quadro abaixo:
Atividade |
Normativa |
Local de Realização |
Plano de Ensino |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 116 a 120 |
Portal do Docente (Turma Virtual), sendo homologado pela Coordenação |
Consolidação de Turmas e Atividades |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 202 a 210 |
Portal do Docente (Turma Virtual) |
Avaliação e Assiduidade |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 211 a 257 |
Portal do Docente (Turma Virtual) |
Retificação de Registros |
Res. COSUEN nº 07/2018 Art. 258 a 260 |
Portal do Docente (Turma Virtual) |
I - Não é permitida abertura após o período final de consolidação de turmas, devendo o docente proceder com a Retificação dos Registros, via formulário disponibilizado no SIPAC e encaminhado para a respectiva Secretaria Acadêmica de Apoio aos Cursos do Instituto
II - Durante o período letivo é possível reabrir turmas consolidadas, devendo o docente encaminhar e-mail ao DEACA (prograd.deaca@unila.edu.br)
III - Nos Planos de Ensino deverão constar as datas de todas as avaliações propostas para a respectiva turma, além das demais atividades.
IV - O docente deverá consolidar as turmas até a data limite estabelecida em Calendário Acadêmico. A não realização implicará na consolidação compulsória pelo DEACA, sendo atribuído nota 0,0 aos discentes no caso da ausência dos registros.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 5º. O horário de funcionamento das aulas, para os cursos de Graduação da UNILA, deverá ocorrer conforme quadro abaixo:
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
|||
M1 |
08:00 às 09:00 |
T1 |
13:00 às 14:00 |
N1 |
19:00 às 20:00 |
M2 |
09:00 às 10:00 |
T2 |
14:00 às 15:00 |
N2 |
20:00 às 21:00 |
M3 |
10:00 às 11:00 |
T3 |
15:00 às 16:00 |
N3 |
21:00 às 22:00 |
M4 |
11:00 às 12:00 |
T4 |
16:00 às 17:00 |
N4 |
22:00 às 23:00 |
|
T5 |
17:00 às 18:00 |
|
Art. 6º. Para melhor compreensão e auxílio nas atividades, o DEACA disponibiliza os links abaixo:
I - Orientação aos Discentes:
https://portal.unila.edu.br/prograd/deaca/orientacoes-a-discentes/capa
II - Orientação aos Docentes:
https://portal.unila.edu.br/prograd/deaca/orientacoes-a-docentes/capa
III - Orientação às Coordenações de Curso e Secretarias Acadêmicas:
https://portal.unila.edu.br/prograd/deaca/orientacoes-aos-cursos/capa
IV - Calendário Acadêmico:
https://portal.unila.edu.br/estudantes/calendario-academico-graduacao
V - Calendário Administrativo:
https://docs.google.com/document/d/17wgb0IfvbfJE5KU4Xt3gAWWLmUflVBWM/edit
Art. 7º. O DEACA encaminhará, ao longo do semestre letivo, relatórios quanto ao Controle Acadêmico das turmas para as Coordenações de Curso e/ou Direção do Instituto.
Art. 8º. Os casos omissos serão resolvidos pela PROGRAD em diálogo com a respectiva Coordenação de Curso.
Art. 9º. Essa Instrução Normativa entra em vigor a partir de 30 de janeiro de 2025.
ANTONIO MACHADO FELISBERTO JUNIOR
Instrução Normativa nº 1/2025/Prograd, com publicação no Boletim de Serviço nº 19, de 31 de Janeiro de 2025.