MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
EDITAL Nº 30, DE 18 DE OUTUBRO DE 2024
EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA A DISCIPLINA DE“TÓPICOS EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL I - CIÊNCIA CIDADÃ: FUNDAMENTOS E PRÁTICA”
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria UNILAnº 402, publicada no Diário Oficial da União, nº 153, de 10de agosto de 2023,no uso de suas atribuições e pelo presente Edital, torna público o processo seletivo de alunos especiais para a disciplina de “Tópicos em Biodiversidade Neotropical I – Ciência cidadã: fundamentos e prática”, em estrita observância à legislação vigente.
1. DAS DEFINIÇÕES, REQUISITOS E CONDIÇÕES
1.1 Conforme Art. 37 da Resolução CONSUN nº. 12, de 24 de maio de 2018 e publicado no Boletim de Serviço da Unila nº 351 de 23 de maio de 2018, entende-se por aluno especial aquele portador de diploma de nível superior que não realizou e/ou não foi aprovado em processo seletivo conduzido pelo Colegiado, ou comissão designada por esta instância, e que pretende cursar disciplinas eventuais no Programa.
1.2 A condição de estudante especial será concedida apenas aos portadores de diploma de graduação, a critério do Colegiado do Programa (CPPGBN).
1.3 Estudantes especiais poderão ser autorizados a matricular-se em uma ou mais disciplinas de Pós-Graduação, desde que aceitos pelo docente responsável pela disciplina respeitando o número de vagas previsto na disciplina.
1.4 A classificação e aprovação no presente processo seletivo não assegura ao candidato o direito de matrícula na disciplina, que será ofertada no semestre 2024-2, mas tão somente seu cadastro em lista de espera.
2. DAS DISCIPLINAS
2.1 A ementa das disciplinas do PPGBN, ofertadas pelo presente edital no semestre 2024-2, encontra-se no Anexo I do documento.
3. DO CRONOGRAMA
3.1 O presente processo seletivo será realizado atendendo-se o cronograma a seguir:
Inscrições |
18/10/2024 - 31/10/2024 |
Divulgação do resultado final e matrículas |
01/11/2024 |
Início das aulas |
04/11/2024 |
Término das aulas |
02/12/2024 |
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>
4.2. O interessado deverá enviar para o endereço eletrônico acima uma comunicação com o título “PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PPGBN 2024-2”
4.3. A comunicação deverá conter as seguintes informações:
4.3.1. Nome completo.
4.3.2. Número de CPF ou passaporte (no caso de estrangeiros).
4.3.3. Curso de origem e nome da instituição.
4.3.4. Telefone de contato.
4.3.5. Nome da(s) disciplina(s) de interesse.
4.4. As matrículas ocorrerão de maneira online.
4.5. Posteriormente poderão ser solicitados outros dados ou documentos para a realização da matrícula.
4.6. Não serão aceitas inscrições que não contenham todas as informações solicitadas acima.
5. DO PROCESSO SELETIVO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS
5.1. A classificação ocorrerá de maneira decrescente e de acordo com a ordem cronológica das inscrições.
5.2. O resultado final será divulgado na página eletrônica do PPGBN ou em tal página será apresentado o link para o acesso ao resultado.
5.3. As matrículas serão feitas de maneira online com a necessidade dos aprovados enviarem as informações/documentos solicitados pela secretaria do PPGBN.
6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 A inscrição, classificação ou matrícula do candidato implicará na aceitação das normas para o presente processo seletivo e o vínculo estudantil contidas neste edital, no Regimento Interno do PPGBN e nos demais regulamentos da UNILA, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
6.2. A UNILA não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a inscrição ou matrícula do candidato.
6.3. A UNILA ou o PPGBN não serão obrigados a fornecer resultados por telefone, carta ou e-mail.
6.4. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBN.
ANEXO I
EMENTA DA DISCIPLINA
Eletiva – 2 créditos /30h
Docentes responsáveis pela disciplina: Dra. Ana Alice Aguiar Eleutério; Dra. María Martha Torres Martínez
Vagas disponíveis para alunos especiais: 05 (cinco) vagas.
Pré-requisito: Ser graduado.
Dias e horários das aulas:
04/11/2024 – segunda-feira – 13h00min – 18h00min (G-101)
05/11/2024 – terça-feira – 13h00min – 18h00min (G-101)
11/11/2024 – segunda-feira – 13h00min – 18h00min (G-101)
12/11/2024 – terça-feira – 13h00min – 18h00min (G-101)
02/12/2024 – segunda-feira – 13h00min – 18h00min (G-101)
Ementa:
Conceitos sobre ciência cidadã e seus princípios; histórico da ciência cidadã; letramento científico e ciência aberta; governança na ciência; uso de plataformas de ciência cidadã; qualidade dos dados na ciência cidadã; avaliação e validação de dados; estratégias e metodologias de trabalho em ciência cidadã; desenho de projetos participativos; engajamento e participação interdisciplinar; comunicação e divulgação na ciência cidadã; ciência cidadã em diferentes áreas da pesquisa; ciência cidadã no contexto brasileiro (histórico, estudos de caso e iniciativas
destacadas).
Referências:
1. Vohland, K., Land-Zandstra, A., Ceccaroni, L., Lemmens, R., Perelló, J., Ponti, M., ... & Wagenknecht, K. (2021). The science of citizen science (p. 529). Springer Nature.
2. Finger, L., van den Bogaert, V., Schmidt, L., Fleischer, J., Stadtler, M., Sommer, K., & Wirth, J. (2023, August). The science of citizen science: A systematic literature review on educational and scientific outcomes. Frontiers in Education, 8, 1226529. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1226529
3. Bonney, R., Phillips, T., Ballard, H. L., & Enck, J. W. (2016). Can citizen science enhance public understanding of science? Public Understanding of Science, 25(1), 2-16. https://doi.org/10.1177/0963662515607406
4. Bonney, R., Shirk, J. L., Phillips, T., Wiggins, A., Ballard, H. L., Miller-Rushing, A. J., et al. (2014). Next steps for citizen science. Science, 343(6178), 1436-1437. https://doi.org/10.1126/science.1251554
5. Silvertown, J. (2009). A new dawn for citizen science. Trends in Ecology & Evolution, 24(9), 467-471. https://doi.org/10.1016/j.tree.2009.03.017
6. Haklay, M., Dörler, D., Heigl, F., Manzoni, M., Hecker, S., Vohland, K., ... & Wagenknecht, K. (2021). What is citizen science? The challenges of definition. In K. Vohland (Ed.), The science of citizen science (pp. 13-22). Springer Nature.
7. Mueller, M. P., Tippins, D., & Bryan Ph D, L. A. (2011). The future of citizen science. Democracy and Education, 20(1), Article 2.
8. Robinson, L. D., Cawthray, J. L., West, S. E., Bonn, A., & Ansine, J. (2018). Ten principles of citizen science. In A. Bonn & J. Ansine (Eds.), Citizen science: Innovation in open science, society and policy (pp. 27-40). UCL Press.
9. Balázs, B., Mooney, P., Nováková, E., Bastin, L., & Arsanjani, J. J. (2021). Data quality in citizen science. In K. Vohland (Ed.), The science of citizen science (pp. 139-154). Springer Nature.
10. Kloetzer, L., Lorke, J., Roche, J., Golumbic, Y., Winter, S., Jõgeva, A., & Vohland, K. (2021). Learning in citizen science. In K. Vohland (Ed.), The science of citizen science (pp. 283-302). Springer Nature.
11. Roche, J., Bell, L., Galvão, C., Golumbic, Y. N., Kloetzer, L., Knoben, N., ... & Winter, S. (2020). Citizen science, education, and learning: challenges and opportunities. Frontiers in Sociology, 5, Article 613814. https://doi.org/10.3389/fsoc.2020.613814
12. Liu, H. Y., Dörler, D., Heigl, F., & Grossberndt, S. (2021). Citizen science platforms. In K. Vohland (Ed.), The science of citizen science (pp. 439-459). Springer Nature.
13. Dickinson, J. L., Zuckerberg, B., & Bonter, D. N. (2010). Citizen science as an ecological research tool: challenges and benefits. Annual Review of Ecology, Evolution, and Systematics, 41(1), 149-172. https://doi.org/10.1146/annurev-ecolsys-102209-144636
14. Dickinson, J. L., Shirk, J., Bonter, D., Bonney, R., Crain, R. L., Martin, J., ... & Purcell, K. (2012). The current state of citizen science as a tool for ecological research and public engagement. Frontiers in Ecology and the Environment, 10(6), 291-297. https://doi.org/10.1890/110236
15. Miller-Rushing, A. J., Primack, R. B., Bonney, R., & Albee, E. (2020). The history of citizen science in ecology and conservation. In D. M. Dickinson & R. Bonney (Eds.), Handbook of citizen science in ecology and conservation (pp. 17-24). Cornell University Press.
Observações: A disciplina será ofertada presencialmente na UNILA – campus Jardim Universitário (JU) preferencialmente na sala G-101, podendo haver mudanças do local de acordo com a dinâmica das aulas, bem como adaptações em relação aos horários de aulas informados no presente Edital.
PETER LOWENBERG NETO
Edital nº 30/2024/PPGBN, com publicação no Boletim de Serviço nº 188, de 18 de Outubro de 2024.