
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
EDITAL Nº 20, DE 15 DE AGOSTO DE 2025
Torna público o processo seletivo de alunos especiais para a disciplina de “Tópicos em Biodiversidade Neotropical I: Ferramentas teóricas e metodológicas para a conservação: sistemas socioecológicos e priorização espacial” do Mestrado em Biodiversidade Neotropical.
EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA A DISCIPLINA DE “TÓPICOS EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL I: FERRAMENTAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSERVAÇÃO: SISTEMAS SOCIOECOLÓGICOS E PRIORIZAÇÃO ESPACIAL”
O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria UNILAnº 394 de 11 de agosto de 2025, publicada no Diário Oficial da União, nº 152, de 13de agosto de 2025,no uso de suas atribuições e pelo presente Edital, torna público o processo seletivo de alunos especiais para a disciplina de “Tópicos em Biodiversidade Neotropical I: Ferramentas teóricas e metodológicas para a conservação: sistemas socioecológicos e priorização espacial” do Mestrado em Biodiversidade Neotropical, em estrita observância à legislação vigente.
1. DAS DEFINIÇÕES, REQUISITOS E CONDIÇÕES
1.1 Conforme Art. 37 da Resolução CONSUN nº. 12, de 24 de maio de 2018 e publicado no Boletim de Serviço da Unila nº 351 de 23 de maio de 2018, entende-se por aluno especial aquele portador de diploma de nível superior que não realizou e/ou não foi aprovado em processo seletivo conduzido pelo Colegiado, ou comissão designada por esta instância, e que pretende cursar disciplinas eventuais no Programa.
1.2 A condição de estudante especial será concedida apenas aos portadores de diploma de graduação, a critério do Colegiado do Programa (CPPGBN).
1.3 Estudantes especiais poderão ser autorizados a matricular-se em uma ou mais disciplinas de Pós-Graduação, desde que aceitos pelo docente responsável pela disciplina respeitando o número de vagas previsto na disciplina.
1.4 A classificação e aprovação no presente processo seletivo não assegura ao candidato o direito de matrícula na disciplina, que será ofertada no semestre 2025-2, mas tão somente seu cadastro em lista de espera.
2. DA DISCIPLINA
2.1 A ementa da disciplina do PPGBN, ofertada pelo presente edital no semestre 2025-2, encontra-se no Anexo I do documento.
3. DO CRONOGRAMA
3.1 O presente processo seletivo será realizado atendendo-se o cronograma a seguir:
Inscrições |
15/08/2025 - 20/08/2025 |
Divulgação do resultado final e matrículas |
21/08/2025 |
Matrículas |
22/08/2025 |
Início das aulas |
25/08/2025 |
Término das aulas |
29/08/2025 |
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>
4.2. O interessado deverá enviar para o endereço eletrônico acima uma comunicação com o título “PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PPGBN 2025-2”
4.3. A comunicação deverá conter as seguintes informações:
4.3.1. Nome completo.
4.3.2. Número de CPF ou passaporte (no caso de estrangeiros).
4.3.3. Curso de origem e nome da instituição.
4.3.4. Telefone de contato.
4.3.5. Nome da disciplina de interesse.
4.4. As matrículas ocorrerão de maneira online.
4.5. Posteriormente poderão ser solicitados outros dados ou documentos para a realização da matrícula.
4.6. Não serão aceitas inscrições que não contenham todas as informações solicitadas acima.
5. DO PROCESSO SELETIVO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS
5.1. A classificação ocorrerá de maneira decrescente e de acordo com a ordem cronológica das inscrições.
5.2. O resultado final será divulgado na página eletrônica do PPGBN ou em tal página será apresentado o link para o acesso ao resultado.
5.3. As matrículas serão feitas de maneira online com a necessidade dos aprovados enviarem as informações/documentos solicitados pela secretaria do PPGBN.
6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 A inscrição, classificação ou matrícula do candidato implicará na aceitação das normas para o presente processo seletivo e o vínculo estudantil contidas neste edital, no Regimento Interno do PPGBN e nos demais regulamentos da UNILA, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
6.2. A UNILA não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a inscrição ou matrícula do candidato.
6.3. A UNILA ou o PPGBN não serão obrigados a fornecer resultados por telefone, carta ou e-mail.
6.4. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBN.
ANEXO I
EMENTA DA DISCIPLINA
Disciplina: Tópicos em Biodiversidade Neotropical I: Ferramentas teóricas e metodológicas para a conservação: sistemas socioecológicos e priorização espacial Eletiva – 2 créditos /30h Docentes responsáveis pela disciplina: Dra. Eugenia Bianca Bonaparte/Dra. María Martha Torres Martínez
26/08/2025 – terça-feira – (08h00min - 12h00min) 27/08/2025 – quarta-feira – (08h00min - 12h00min) 28/08/2025 – quinta-feira – (08h00min - 12h00min) 29/08/2025 – sexta-feira – (08h00min - 12h00min)
EMENTA:
Referências: 1. Angermeier, P. L. (2000). The natural imperative for biological conservation. Conservation Biology, 14(2), 373-381. 2. Collins, S. L., Carpenter, S. R., Swinton, S. M., Orenstein, D. E., Childers, D. L., Gragson, T. L., ... & Whitmer, A. C. (2011). An integrated conceptual framework for long‐term social–ecological research. Frontiers in Ecology and the Environment, 9(6), 351-357. 3. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2017). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications. 4. Díaz, S., Demissew, S., Carabias, J., Joly, C., Lonsdale, M., Ash, N., ... & Zlatanova, D. (2015). The IPBES Conceptual Framework—connecting nature and people. Current opinion in environmental sustainability, 14, 1-16. 5. Echeverri, A., Karp, D. S., Naidoo, R., Zhao, J., & Chan, K. M. (2018). Approaching human-animal relationships from multiple angles: A synthetic perspective. Biological Conservation, 224, 50-62. 6. Hüppop, O., Ciach, M., Diehl, R., Reynolds, D. R., Stepanian, P. M., & Menz, M. H. (2019). Perspectives and challenges for the use of radar in biological conservation. Ecography, 42(5), 912-930. 7. Mace, G. M. (2014). Whose conservation?. Science, 345(6204), 1558-1560. 8. Martinez, J., Prestes, N. P., & Livraria e Editora Werlang LTDA. (2021). Biologia da conservação: Programa nacional para a conservação do Papagaio-de-peito-roxo e outras iniciativas. Editora LEW: Tapera, Brasil. 9. Moilanen, A., Leathwick, J. R., & Quinn, J. M. (2011). Spatial prioritization of conservation management. Conservation letters, 4(5), 383-393. 10. Newing, H., Eagle, C., Puri, R. K., & Watson, C. W. (2011). Conducting research in conservation (Vol. 775). Oxfordshire: Routledge. 11. Pert, P. L., Lieske, S. N., & Hill, R. (2013). Participatory development of a new interactive tool for capturing social and ecological dynamism in conservation prioritization. Landscape and urban planning, 114, 80-91. 12. Prakash, S., & Verma, A. K. (2022). Anthropogenic activities and Biodiversity threats. International Journal of Biological Innovations, IJBI, 4(1), 94-103. 13. Rao, M., Htun, S., Platt, S. G., Tizard, R., Poole, C., Myint, T., & Watson, J. E. (2013). Biodiversity conservation in a changing climate: a review of threats and implications for conservation planning in Myanmar. Ambio, 42(7), 789-804. 14. Sodhi, N. S., & Ehrlich, P. R. (Eds.). (2010). Conservation biology for all. Oxford University Press. |
WAGNER ANTONIO CHIBA DE CASTRO
Edital nº 20/2025/PPGBN, com publicação no Boletim de Serviço nº 148, de 18 de Agosto de 2025.