MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
EDITAL Nº 20, DE 13 DE SETEMBRO DE 2022
SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA A DISCIPLINA "TEORIAS ECOLÓGICAS DA BIODIVERSIDADE: PADRÕES, PROCESSOS E IMPLICAÇÕES
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria nº 326, publicada no Diário Oficial da União, nº 154, de 16 de agosto de 2021, no uso de suas atribuições e pelo presente Edital, considerando também as deliberações do Colegiado do Programa, torna público o processo seletivo de alunos especiais para a disciplina "Teorias ecológicas da biodiversidade: padrões, processos e implicações" do Mestrado em Biodiversidade Neotropical.
1. DAS DEFINIÇÕES, REQUISITOS E CONDIÇÕES
1.1. Conforme Art. 37 da Resolução CONSUN nº. 12, de 24 de maio de 2018 e publicado no Boletim de Serviço da Unila nº 351, de 23 de maio de 2018, entende-se por aluno especial o(a) portador(a) de diploma de nível superior que não realizou e/ou não foi aprovado em processo seletivo conduzido pelo Colegiado, ou comissão designada por esta instância, e que pretende cursar disciplinas eventuais no Programa.
1.2. A condição de estudante especial será concedida apenas aos(às) portadores(as) de diploma de graduação, a critério do Colegiado do Programa (CPPGBN).
1.3. Estudantes especiais poderão ser autorizados a matricular-se em uma ou mais disciplinas de Pós-Graduação, desde que aceitos(as) pelo docente responsável pela disciplina, respeitado o número de vagas previsto.
1.4. A classificação e aprovação no presente processo seletivo não assegura ao(à) candidato(a) o direito de matrícula na disciplina, mas tão somente seu cadastro em lista de espera.
2. DAS DISCIPLINAS
2.1. O presente edital disponibiliza vagas para a disciplina "Teorias ecológicas da biodiversidade: padrões, processos e implicações".
2.2. A ementa e informações detalhadas sobre a disciplina constam no Anexo I do presente Edital.
3. DO NÚMERO DE VAGAS
3.1. Ofertam-se cinco (5) vagas para alunos(as) especiais na disciplina "Teorias ecológicas da biodiversidade: padrões, processos e implicações".
4. DO CRONOGRAMA
4.1. O presente processo seletivo será realizado conforme o seguinte cronograma:
Publicação do Edital: 13/09/2022
Inscrições: 13/09 a 27/09/2022
Divulgação do resultado final e matrícula dos(as) selecionados(as): 29/09/2022
Início das aulas da disciplina: 03/10/2022
Término das aulas da disciplina: 08/10/2022
5. DAS INSCRIÇÕES
5.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>.
5.2. O(A) interessado(a) deverá enviar para o endereço eletrônico acima uma comunicação com o título "PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS: TEORIAS ECOLÓGICAS DA BIODIVERSIDADE".
5.3. A comunicação deverá conter as seguintes informações:
5.3.1. Nome completo.
5.3.2. Número de CPF ou passaporte (no caso de estrangeiros).
5.3.3. Curso de graduação e nome da instituição em que o(a) candidato(a) se graduou.
5.3.3.1. É necessário anexar à mensagem cópia do diploma de graduação.
5.3.4. Telefone de contato.
5.4. As matrículas ocorrerão de maneira remota.
5.5. Poderão ser solicitados posteriormente outros dados ou documentos para a realização da matrícula.
5.6. Não serão aceitas inscrições que não contenham todas as informações solicitadas acima.
6. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
6.1. Ser graduado em Ciências Biológicas ou áreas afins.
7. DO PROCESSO SELETIVO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
7.1. A classificação ocorrerá de maneira decrescente e de acordo com a ordem cronológica das inscrições.
7.2. O resultado final será divulgado na página eletrônica do PPGBN.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A inscrição, classificação ou matrícula do candidato implicará na aceitação das normas para o presente processo seletivo e o vínculo estudantil de "aluno especial" contidas neste edital, no Regimento Interno do PPGBN e nos demais regulamentos da UNILA, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
8.2. A UNILA não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a inscrição ou matrícula do candidato.
8.3. A disciplina será ofertada de forma presencial na sede do curso (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, Jardim Universitário, Foz do Iguaçu - PR).
8.4. A UNILA ou o PPGBN não serão obrigados a fornecer resultados por telefone, carta ou e-mail.
8.5. O presente edital poderá ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do PPGBN ou UNILA, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isto implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
8.6. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBN.
ANEXO I
EMENTA DA DISCIPLINA
Disciplina: Teorias ecológicas da biodiversidade: padrões, processos e implicações (optativa)
Número de créditos/ horas: 4 (quatro)/ 60 h
Carga horária teórica/ prática: 60/0 h
Docentes responsáveis pela disciplina: Profa. Dra. Dalva Maria da Silva Matos (UFSCAR) e Prof. Dr. Michel Varajão Garey (UNILA)
Vagas disponíveis para alunos especiais: 5 (cinco) vagas
Dias e horários das aulas: 03-08/10 (segunda a sábado), nos períodos da manhã (08:30-12:00 h) e tarde (13:30-18:00 h)
Ementa
Apresentação das principais teorias da biodiversidade, explicitando os processos ecológicos envolvidos; Teorias macroecológicas; Teorias sobre a distribuição da biodiversidade em escala regional e local; Implicações para a conservação dos padrões e processos envolvidos na distribuição da biodiversidade em diferentes escalas espaciais.
Bibliografia
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Holyoak, M. et al. Metacommunities: spatial dynamics and ecological communities. University of Chicago Press. 2005.
Legendre, P. Spatial Autocorrelation: Trouble or New Paradigm?. 1993.
Leibold, M. A. et al. Metacommunity concept: a framework for multi-scale community ecology. 2004.
Levin, S.A. et al. (eds.). The Princeton guide to ecology. Princeton University Press. 2012.
Macarthur, R. H. & Wilson, E. O. The theory of island biogeography. Princeton University Press. 2001.
May, R. & McLean, A.. Theoretical Ecology: Principles and applications. Oxford University Press. 2007.
Morin, P.J. Community ecology. 2. ed.. John Wiley & Sons. 2012.
Nekola, J. C. & White, P. S. The Distance Decay of Similarity in Biogeography and Ecology. 1999.
Ricklefs, R. E. & Schluter, D. Species diversity in ecological communities. Historical and geographical perspectives. The University of Chicago Press. 1993.
Rosindell, J., Hubbell, S. P. & Etienne, R. S. The Unified Neutral Theory of Biodiversity and Biogeography at Age Ten. 2011.
Tscharntke, T. et al. Landscape moderation of biodiversity patterns and processes - eight hypotheses. 2012.
Vellend, M. Conceptual Synthesis in Community Ecology. 2010.
LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR
Edital nº 20/2022/PPGBN, com publicação no Boletim de Serviço nº 166, de 13 de Setembro de 2022.