Razões para o deferimento ou indeferimento do recurso administrativo: com relação ao recurso administrativo submetido pelo(a)candidato(a) Edna Paola Pérez Rendón, inscrição nº. 9856, solicitando a reavaliação e revisão de suas notas na avaliação escrita de conhecimentos em Biociências, divulgadaspelo Edital PPG-BCnº. 2023/13, que trata do resultado preliminar dos candidatos inscritos ao PSR (Processo Seletivo Regular), para ingresso de alunos regulares no curso de mestrado em Biociências, no segundo semestre letivo do ano de 2023, a banca examinadora e a Coordenaçãodo PPG-BC argumentamque, para haver uma reavaliação e revisão das notas recebidas e das respostas apresentadas porcandidato(a),os argumentos apresentados no recurso administrativo devem estar baseados nas normas editalícias, para questionar as avaliações ou as notas recebidas em função das respostas dadas pelo(a)candidato(a), o que não parece estar atendido no presente caso.
Observa-se que as perguntas das provas do presente processo seletivo foram formuladas e corrigidas por docentes pertencentes ao quadro do PPG-BC, cabendo revisão das notas recebidas e das respostas apresentadas pelo(a) candidato(a), por presença de detalhamento, referenciais teóricos ou questionamentos técnico e/ou científicos no presente recurso administrativo, o que não parece estar atendido no presente caso.
Ainda assim, solicitou-se aos examinadores da referida banca a análise do presente recurso administrativo; e eventual revisão das notas atribuídas ao(à) candidato(a).
Após a consulta, os examinadores da banca e a Coordenação do PPG-BC novamente chegaram a consenso e não alteraram as notas atribuídas ao(à) candidato(a), pois constatou-se que o(a)mesmo(a)não conseguiu demonstrar ter respondido a contento ou mesmo terdomínio sobre os temas abordados nas questões na prova.
Aquestão nº. 01 da prova foi composta por três perguntas, com nota máxima de 8,3 cada. Na pergunta a) aresposta deveria explicar as diferenças entre o Catabolismo e Anabolismo, mas o(a)candidato(a) não discorreu sobre o assunto em nenhum ponto da resposta. Aparentemente houve confusão com os termos aerobiose e anaerobiose, tendo recebido nota parcial 0,0 de 8,3 pontos possíveis pela resposta a esta pergunta. Na pergunta b) aresposta esperada era a discussão da glicólise e da via da pentose fosfato, duas vias principais de degradação do carboidrato. Muito simplificadamente o(a)candidato(a) falou sobre a decomposição, sem explicar as vias, citar os nomes e as diferenças, tendo recebido nota parcial3,8 de 8,3 pontos possíveis pela resposta a esta pergunta. Na pergunta c) afigura resumia todo o processo de catabolismo de uma respiração aeróbia. Na resposta as produções de ATP de cada etapa deveriam ser discutidas, bem como o ciclo de ácido cítrico, sua função, importância dos carregadores de elétronse como o ATP é formado na cadeia transportadora de elétrons. Sem explicar os detalhes o(a)candidato(a) fez um resumo dos passos da figura, fazendo apenas uma releitura da imagem, sem explicar os detalhes de cada etapa, tendo recebido nota parcial 5,0 de 8,3 pontos possíveis pela resposta a esta pergunta, nota que poderia ser menor reavaliara resposta dada. Assim, o(a)candidato(a) recebeu nota 8,8 de 25,0 pontos possíveis (33%) pelasrespostasasestasperguntas da questão nº. 01.
Naquestão nº. 02 da prova aresposta deveria explicar os termos e citar uma aplicação diferenciada para genômica estrutural e outra da genômica funcional, separadamente, sendo 50% do peso cada explicação. O termo genômica estrutural foi erroneamente explicado, relacionando com organelas, sem clareza no texto e conexão com o solicitado, não atendendo ao solicitado, tendo recebido nota parcial 0,0 de 12,5 pontos pela resposta a esta pergunta. O termo genômica funcional, apesar do texto confuso, foi explicado de forma mais correta e o(a)candidato(a) conseguiu relacionar com a aplicação, tendo recebido nota parcial 12,5 de 12,5 pontos possíveis pela resposta a esta pergunta. Assim, o(a)candidato(a) recebeu nota 12,5 de 25,0 pontos possíveis (50%) pelasrespostas àquestão nº. 02.
Naquestão nº. 07 da prova o(a)candidato(a) escolheu a alternativa"c) transcrição, tradução e replicação". Estes processos permitem o fluxo de informação genética do núcleo ao citoplasma, pela transcrição da informação no DNA para o mRNA, que leva a informação ao citoplasma, onde acontece a transcrição para gerar uma proteína. O(a)candidato(a) obteve nota parcial 12,5 pontos de 25,0 possíveis para esta questão. Esperava-se que na resposta se desenvolvesse a descrição aprofundada de cada um dos processos (replicação, transcrição e tradução), mas o(a)candidato(a) assim o fez de forma geral superficialmente;e ainda com alguns erros conceituais a relatados a seguir: em replicação o(a)candidato(a) indica que existe quebra dos pontes de hidrogênio que mantém as duas fitas de DNA serpenteadas, paradepois estas se unirem,formando duas novas cadeia de RNA. Porém replicação éo processo de cópia do DNA genômico, sendo este um processo composto de diversos passos nos quais intervém uma serie de proteínas e enzimas. Então esperava-se que fosse mencionado a presença dasorigens de replicação, a necessidade de uma sequência iniciadora, a presença da DNA primase e, principalmente, a necessidade da DNA polimerase para realizar a replicação. Também deixar claro, que a diferença da transcrição na replicação é polimerizada uma fita complementar de DNA, sendo o processo finalizado com duas fitas de DNA. Em transcrição o(a)candidato(a) indica que este é o processo em que o DNA envia nucleotídeos e o mRNA os lê. Porém o processo de transcrição é a polimerização de uma molécula de RNA utilizando como molde uma sequência de DNA. Esperava-se que ao menos fosse mencionada a importância da RNA polimerase para o processo ser possível, a maturação do RNA, especialmente do RNA mensageiro. Em tradução o(a)candidato(a) descreve o processo de forma superficial sem assinalar a função das moléculas que descreve. Ainda indica que os ribossomos traduzem as sequências de informação. Porém, oprocesso de transcrição, como tal, consiste de uma sequência de eventos em que participam as moléculas citadas pelo(a)candidato(a) e que geram peptídeos. Tal resposta foi dada com pouca profundidade, de modo que nesta pergunta o(a)candidato(a) não apresenta a abrangência de conceitos relacionados àmorfologia, decidindo-se por mantera nota.
Naquestão nº. 08 da prova o(a)candidato(a) descreve de forma geral alguns processos relacionados à pergunta e obteve nota 11,3de 25 pontos possíveis (44%) pelasrespostas dadas. Esperava-se que o(a)candidato(a) descrevesse os tipos de canais, os principais íons que intervém no desequilíbrio, podendo exemplificar com a bomba de sódio e potássio. Assim como descrever as funções celulares associadas, como o transporte acoplado a íons, a formação do potencial de membrana, a atividade de co-transportadores, entre outros. Tal resposta foi dada com pouca profundidade, de modo que nesta pergunta o(a)candidato(a) não apresentou a abrangência de conceitos relacionados àmorfologia, decidindo-se por mantera nota.
Observa-se que as respostas dos candidatos ementrevistas ouprovas escritas foram e sãoconsideradasna avaliação das candidaturas pelos examinadores, que são doutores com longa trajetória acadêmica, acostumados em avaliar trabalhos e alunos, como a atuação docente exige, cientes da bibliografia usada por lecionarem e pesquisarem tais temas na UNILA.
Ao contrário do alegado pelo(a)candidato(a), os examinadores e a Coordenação do PPG-BC julgaram que o(a)candidato(a)não apresentou respostas que demonstrassem ter conhecimentos suficientes sobre as questões de bioquímica e morfologia, nãoatendendo aos critérios de avaliação e ingresso no curso de mestrado, previstos nosregulamentos, independente do mérito do tema da pesquisa proposta; da colaboração com o docente indicado como orientador; das eventuais contribuições para o seu enriquecimento no PPG-BC e UNILA; ou da necessidade de aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Com a prova escritarealizada, o(a)candidato(a) não conseguiu demonstrar possuir no momento os conhecimentos necessários para cursaro mestrado no PPG-BC.
Ressalta-se que os tanto os temas previstos e quanto a bibliografia indicada no regulamento foramusados desde o ano de 2017 pelo PPG-BC em todos os seus 08 (oito) PSR's(Processos Seletivos Regulares) já realizados.
Ressalta-se que o(a)candidato(a) incorreu no mesmo erro de candidatos de PSR's já realizados, que não foram aprovados em alguma etapa eliminatória e impetraram recurso administrativo sem argumentos baseados nas normas editalícias, sem presença de detalhamento, referenciaisteóricos ou questionamentos técnico e/ou científicos para questionar as avaliações ou as notas recebidas em função das respostas dadas nas avaliações.
Ressalta-se que todos os candidatos tiveram ciência prévia dosregulamentosdo presente PSRe com ele concordaram ao se inscrever e não apresentar tempestivamente impugnação ou questionamento quanto às suas normas.
Assim, os examinadores da banca e a Coordenaçãodeliberaramsobre o presente recurso administrativo, entendendo pelo seu INDEFERIMENTO, decidindo pela não revisão de suas notas ou mesmo realização de nova prova ao(à)candidato(a), para reavaliá-la por nova banca, sendo esta a ser considerada o resultado final do seu desempenho, considerando a inexistência de fundamentos baseados nas normas editalícias e argumentos que demonstrem falha de avaliação dos examinadores.
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