MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO
RESOLUÇÃO Nº 5, DE 07 DE ABRIL DE 2014
Aprova as adequações em disciplinas da matriz curricular do Curso de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
O Presidente da Comissão Superior de Ensino da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas, de acordo com o que consta no processo nº 23422.000208/2014-77, e conforme deliberado nas reuniões ordinárias, de 27 de fevereiro e de 04 de abril de 2014, e considerando:
A proposta da coordenação do curso de Engenharia de Energias Renováveis, amparada pelo parecer técnico 001/2014 do Departamento de Normas e Desenvolvimento Curricular DENDC/PROGRAD de 23 de janeiro de 2014;
A aprovação das alterações pelo Centro Interdisciplinar de Tecnologia e Infraestrutura (CITI), expressa no Memorando Eletrônico 10.01.06.04.04.04 de 28 de março de 2014;
O parecer conclusivo favorável à adequação realizado pelo professor Noé Villegas, relator da proposta.
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar a recomendação de que as disciplinas ofertadas da “área de matemática” deverão ser as mesmas ofertadas para o Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura, sendo assim, as disciplinas “Pré-Cálculo”; “Geometria Analítica”; “Álgebra Linear” “Cálculo I”; “Cálculo II”; “Cálculo III” e “Cálculo Numérico”, deverão possuir as mesmas ementas, pré-requisitos e carga horária nos dois cursos de engenharia ofertados atualmente na Unila.
Art. 2º Aprovar as alterações de créditos é pré-requisitos de disciplinas constantes no Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Energias Renováveis de acordo com o exposto na tabela abaixo:
Semestre |
Disciplina |
Observações sobre situação atual |
Correções Propostas |
2º |
“Física I” |
|
Retirar o pré-requisito “Geometria Analítica” |
2º |
“Física I Experimental” |
|
Retirar os pré-requisitos “Pré-cálculo” e “Geometria Analítica” e incluir “Física I” como co-requisito. |
3º |
“Física II Experimental” |
|
Retirar o pré-requisito “Física I” e incluir o co-requisito “Física II” |
3º |
“Ciência dos Materiais” |
|
Retirar o pré-requisto “Cálculo I” e incluir o pré-requisito “Física I”.
|
4º |
“Mecânica dos Fluídos I” |
Disciplina com 6 créditos, sendo que 4 teóricos e 2 práticos |
Retirar o pré-requisito “Física II”. A disciplina deverá ser dividida em “Mecânica dos Fluídos I” com 4 créditos teóricos e “Laboratório de Mecânica dos Fluídos I” com 2 créditos práticos |
4º |
“Termodinâmica” |
|
Retirar o pré-requisito “Física II”.
|
4º |
“Física III Experimental” |
|
Retirar o pré-requisito “Física II” e incluir o co-requisito “Física III” |
4º |
“Química Industrial” |
|
Retirar o pré-requisito “Cálculo II” e incluir os pré-requisitos “Pré-cálculo” e “Química Geral'. |
5º |
“Transferência de Calor” |
Disciplina com 6 créditos, sendo que 4 teóricos e 2 práticos |
Retirar o pré-requisito Física II e incluir o pré-requisito “Termodinâmica”; A disciplina deverá ser subdividida em 4 créditos teóricos e outra disciplina “Laboratório de Transferência de Calor” com 2 créditos práticos, esta terá como co-requisito “Transferência de Calor”.
|
5º |
Engenharia Econômica |
|
Retirar o pré-requisito “Cálculo III” e incluir o pré-requisito “Cálculo II”.
|
6º |
Circuítos Elétricos II |
Disciplina com 4 créditos teóricos e Pré-requisito “Circuítos Elétricos I”. |
A disciplina deverá ser subdividida em duas outras: “Eletrônica Básica” com 2 créditos e pré-requisito “Circuítos Elétricos I”; e “Acionamentos” com 2 créditos (que será ofertada no 7º semestre) com o pré-requisito “Eletrônica Básica”. |
6º |
“Processos Termoquímicos de Conversão de Energia” |
Disciplina com 4 créditos teóricos com pré-requisito “Termodinâmica” |
Será transformada em uma disciplina de 6 créditos teóricos com o pré-requisito “Fundamentos de Cinética Química” e incluirá parte do conteúdo da disciplina “Combustão”, a qual sairá da matriz do 7º semestre, tendo seus conteúdos contemplados parcialmente na disciplina “Laboratório de Processos Termoquímicos” do 6º semestre. |
7º |
“Máquinas Térmicas” |
|
Retirar o pré-requisito “Termodinâmica” e incluir o pré-requisito “Transferência de Calor”. |
|
“Combustão” |
Disciplina com 4 créditos |
Transforma-se na disciplina “Laboratório de Processos Termoquímicos” no 6º semestre, com 2 créditos, e com co-requisito “Processos Termoquímicos de Conversão de Energia”. Parte do conteúdo desta disciplina foi para os 2 créditos adicionais de “Processos Termoquímicos de Conversão de Energia” |
7º |
“Sistema de Controle” |
|
Retirar o pré-requisito “Circuítos Elétricos II” e incluir o pré-requisito “Cálculo III”.
|
7º |
“Sistema de Energia Solar” |
|
Incluir o co-requisito “Sistema de Controle”. |
8º |
“Transmissão e Distribuição de Energia” |
|
Retirar o pré-requisito “Conversão de Eletromecânica de Energia II” e incluir o pré-requisito “Circuítos Elétricos I”. |
8º |
“Sistemas Hidroelétricos” |
|
Incluir o pré-requisito “Conversão Eletromecânica de Energia I”. |
8° |
“Centrais Termoelétricas e de Co-geração” |
|
Retirar o pré-requisito “Termodinâmica” e incluir o pré-requisito “Máquinas Térmicas”. |
8º |
Sistema de Energia Eólica |
|
Retirar o pré-requisito “Conversão de Energia Eletromecânica I” e incluir o co-requisito “Sistemas de Controle”. |
8º |
Engenharia de Segurança do Trabalho |
|
Incluir o pré-requisito “Pré-cálculo”. |
8º |
Energia e Meio Ambiente |
|
Retirar o pré-requisito “Engenharia Econômica” e incluir o pré-requisito “Termodinâmica”. |
9º |
“Modelagem e Simulação de Sistemas Energéticos” |
|
Retirar os pré-requisitos “Transmissão e Distribuição de Energia” e “Centrais Termoelétricas e de Co-geração” e incluir o co-requisito “Sistemas de Controle”. |
9º |
“Planejamento de Sistemas Energéticos” |
|
Retirar o pré-requisito “Transmissão e Distribuição de Energia” e incluir o co-requisito “Energia e Meio Ambiente”.
|
Art. 3º . Alterar a tabela de Atividades Complementares constante no Projeto Pedagógico do Curso para o exposto abaixo:
QUADRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
||
Grupo 1: - Atividades de complementação da formação social, humana e cultural |
||
Carga Horária Máxima do Grupo 1 – 60h |
||
ATIVIDADES |
Carga Horária Máxima |
COMPROVAÇÃO |
Cursos de língua estrangeira – Participação com aproveitamento em cursos de língua estrangeira não contida na matriz curricular. |
60h |
Certificado de conclusão contendo carga horária |
Participação como expositor em exposição artística ou cultural |
10h (computar 10h para cada exposição) |
Certificado ou Certificado/ Declaração de apresentação do trabalho |
Atividades esportivas - participação em eventos esportivos (competições, campeonatos, etc) |
10h (computar 10h para cada evento) |
Certificado de participação |
Grupo 2 - Atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo |
||
Carga Horária Máxima do Grupo 2 – 60h |
||
ATIVIDADES |
Carga Horária Máxima |
COMPROVAÇÃO |
Participação efetiva em Diretórios e Centros Acadêmicos, Entidades de Classe, Conselhos e Colegiados internos à Instituição; |
10h (computar 10h para cada gestão) |
Declaração de participação |
Atuação como instrutor em palestras técnicas, seminários, cursos da área específica, desde que não remunerados e de interesse da sociedade |
10h |
Certificado de participação contendo carga horária |
Engajamento como docente não remunerado em cursos preparatórios e de reforço escolar; |
30h |
Certificado de participação contendo carga horária |
Participação em projetos de extensão e de interesse social |
30h/ano |
|
Organização de eventos relacionados com os objetivos do curso |
10h/evento |
Certificado de participação contendo carga horária |
Grupo 3: Atividades de iniciação científica e de formação profissional |
||
Carga Horária Máxima do Grupo 3 – 180h |
||
ATIVIDADES |
Carga Horária Máxima |
COMPROVAÇÃO |
Participação em cursos extracurriculares da sua área de formação, de fundamento científico ou de gestão (cursos; minicursos; cursos de extensão) |
60h/ano |
Certificado de participação contendo carga horária |
Participação em palestras e seminários técnico-científicos |
10h |
Certificado de participação contendo carga horária |
Participação como ouvinte em eventos científicos (congressos, workshops, encontros, simpósios) |
20h (computar 10h para cada participação em evento) |
Certificado de participação |
Participação como apresentador de trabalhos em eventos científicos (resumos, pôster, apresentação oral) |
30h (computar 15h para cada trabalho apresentado) |
Certificado de apresentação do trabalho |
Apresentação de resumo-expandido em eventos científicos |
30h (computar 15h para cada trabalho apresentado) |
Certificado de apresentação do trabalho e resumo impresso |
Apresentação de palestras de cunho técnico-científicas |
10h |
Certificado de participação, contendo carga horária ou programa do evento |
Participação em projetos de iniciação científica e tecnológica, relacionados com o objetivo do curso |
60h/ano |
Certificado de participação contendo carga horária |
Participação na organização de eventos científicos |
10h (computar 10h para cada evento) |
Certificado de participação |
Publicações em revistas técnicas e científicas indexadas ou capítulo de livros relacionado ao curso de formação |
60h (computar 60h para cada publicação/capítulo de livro) |
Certificado de aceite ou cópia do trabalho publicado ou parecer favorável do periódico |
Estágio não obrigatório ou diferente dos aqui relatados na área do curso |
60h |
Certificação de participação contendo carga horária |
Participação em monitorias |
30h/ano |
Certificação de participação contendo carga horária |
Participação e aprovação em disciplinas da UNILA não previstas na grade curricular do curso |
15h |
Histórico acadêmico da graduação |
Nota: O Estágio Supervisionado Obrigatório não poderá ser pontuado como Atividades Complementares, já os estágios não obrigatórios, poderão ser contabilizados como atividades complementares.
Art. 4º . Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Marcos Antonio de Moraes Xavier
Presidente da Comissão Superior de Ensino