MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS



PORTARIA Nº 2, DE 16 DE MAIO DE 2023



Regulamenta o Programa de Vivência do Alojamento Estudantil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA - ComViva UNILA.


Introdução

A Unila foi criada no ano de 2010, com a "missão institucional específica de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina". Naquele ano, recebeu a primeira turma de estudantes, provindos do Brasil e de outros países da América-Latina. Desde então, faz-se necessária na Universidade, que recebe atualmente estudantes de mais de 32 países, além do Brasil, a estrutura de alojamento estudantil. O alojamento estudantil da UNILA é um espaço de convivência e desenvolvimento acadêmico que abriga por tempo determinado estudantes de diversas nacionalidades que estão matriculados em cursos de diversas áreas do conhecimento.

Com tantas culturas que compõem a diversidade presente na Unila desde sua fundação, surgem desafios na convivência e no compartilhamento de espaços, que se intensificam no espaço do alojamento, pois este é o local em que os estudantes contemplados com o auxílio estudantil nesta modalidade iniciam a sua jornada na Universidade, além de realizarem as atividades de seu cotidiano, como alimentação, descanso, lazer e estudos. Percebe-se no cotidiano do alojamento a necessidade de um acompanhamento permanente aos estudantes que ali residem, além de ações mais pontuais e discussões relacionadas a temas sensíveis como raça/etnia, gênero, diversidade, saúde física e mental, diferenças culturais, bem como, orientações e ações para o respeito às regras do alojamento.

Diante dessas especificidades, identificou-se a necessidade de fomentar práticas de bem-estar, o engajamento e a integração entre os residentes durante o tempo em que estão no alojamento e que os prepare para sua estada na Universidade e na cidade de Foz do Iguaçu. Com isso, a PRAE - Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - planejou e organizou o programa ComViva UNILA, com o objetivo maior de otimizar e incentivar a convivência, e o respeito à diversidade étnica, racial, sexual e de gênero presente em uma população tão diversa e multicultural como a da Unila.

O programa surge a partir de observações realizadas à convivência estudantil cotidiana no alojamento durante seus dois primeiros anos de existência, assim como das dificuldades corriqueiramente enfrentadas nesse contexto. Nesse sentido, as relações interpessoais e interculturais que envolvem o contexto do alojamento, bem como a ambientação inicial à vida acadêmica são aspectos que interferem diretamente na adaptação do estudante no curso e consequentemente sua permanência e conclusão. Portanto, este programa visa fomentar o bem estar, a integração entre os residentes e a iniciação à vida acadêmica, criar um ambiente acolhedor e integrado, onde os discentes alojados possam desenvolver habilidades sociais e acadêmicas, além de promover a troca de experiências culturais.

Este programa foi proposto e será coordenado e articulado pela CAEM - Coordenadoria de Atenção aos Estudantes e às Moradias/PRAE/UNILA. O Departamento de Gestão de Moradias (DEGEM) será um dos executores implicados nas ações e atividades propostas. Os demais setores da UNILA participam como colaboradores nas diferentes ações propostas que toquem suas áreas de atuação.

Vale destacar que o programa de vivência do alojamento estudantil da UNILA está alinhado com a diretriz do Plano de Desenvolvimento das Unidades1 (PDU-UNILA) 2021-2023 que propõe estimular e fomentar projetos e programas estudantis de esportes, cultura e lazer, ampliar e fortalecer iniciativas dedicadas à promoção do bem-estar, da permanência, da saúde mental e da qualidade de vida de discentes.

O programa ComViva Unila tem uma proposta de quatro eixos de ações: (I) Acolhimento e convivência, (II) Oficinas, (III) Mostra da vida estudantil e (IV) Projetos. Conforme explicitados abaixo.

(I) Acolhimento e convivência

O eixo acolhimento e convivência do Alojamento Estudantil da UNILA consiste em propostas de atividades e ações contínuas de recepção, acolhimento e integração dos discentes ao longo da estada no alojamento. Tem formato dinâmico e pedagógico com o objetivo de receber e integrar os estudantes na UNILA e em Foz do Iguaçu, além de transmitir de maneira efetiva as regras e orientações necessárias para uma convivência harmoniosa.

Para esta etapa fundamental de acolhimento e integração ao ambiente, propomos:

    Realização de um tour guiado pelos espaços do alojamento, apresentando as regras e normas de convivência de forma dinâmica e participativa;

    Realização de anamnese no ato do ingresso no alojamento;

    Criação de um guia de boas-vindas, contendo informações úteis sobre o alojamento e a universidade;

    Visitação às unidades da UNILA para conhecer os principais espaços acadêmicos;

    Visitação aos patrimônios histórico-culturais da região de fronteira;

    Organização de ações para integração, como jogos, dinâmicas e atividades culturais e esportivas;

    Oficinas sobre temáticas da vida acadêmica e do alojamento;

    Realização de rodas de conversas, cujo objetivo seja estreitar laços, esclarecer suas dúvidas, tratar dos conflitos e apresentar sugestões de forma mais participativa e harmoniosa;

    Articulação do "Apadrinhamento veterano-calouro" para a iniciação à vida acadêmica.


(II) Oficinas

O eixo das oficinas aborda temas importantes para a vida acadêmica, como organização dos estudos, gestão do tempo, procedimentos administrativos-acadêmicos, regras gerais, saúde física e mental. Essas atividades visam instrumentalizar os estudantes para lidar com os desafios da vida universitária, contribuindo para a sua permanência e bem-estar na instituição. Além disso, buscam fomentar o desenvolvimento de habilidades que os auxiliem em seu desempenho acadêmico e pessoal. Este eixo será articulado pela equipe da PRAE, podendo ser ofertado por outras unidades acadêmicas da UNILA. Algumas propostas são:

    Organização e estratégias de estudos, gestão do tempo, utilização dos sistemas da UNILA (sigaa; zimbra; biunila; central de serviços); gestão da vida acadêmica (matriz curricular, oportunidades de estágio, monitoria, pesquisa, extensão, afastamentos); ABNT, buscas em plataformas de periódicos, etc;

    Saúde integral do estudante e bem-estar. Prioritariamente abordando temas como alimentação saudável, exercícios físicos, prevenção de doenças e cuidados com a saúde mental (manejo da ansiedade, depressão, questões psíquicas em geral).

    Respeito às diferenças culturais e comunicação assertiva.


(III) Mostra da vida estudantil

A mostra da vida estudantil consiste em uma mostra realizada no segundo semestre do ano letivo. O objetivo é promover um espaço para conhecimento e compartilhamento de estratégias, atividades e iniciativas que proporcionem bem-estar, saúde física e mental e desenvolvimento acadêmico entre os estudantes. Principalmente por meio da realização de atividades culturais que incentivem o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre os estudantes para a valorização da diversidade cultural latinoamericana e caribenha, tais como exposições de arte, apresentações musicais, entre outras.

Algumas propostas são:

    Apresentações culturais, como música, dança e teatro, exposições de arte, exibições de filmes;

    Feira de comidas típicas ligadas à diversidade cultural da UNILA e alimentos em geral, priorizando a participação da comunidade acadêmica e de produtores locais;

    Espaço para apresentação de projetos e pesquisas voltados à vida estudantil.

(IV) Projetos

Por fim, o eixo de projetos constitui-se como um conjunto organizado e sistemático de ações propostas pela comunidade acadêmica (discentes, docentes e/ou TAES) com o objetivo de contribuir continuamente ao longo de todo o ano acadêmico para a integração e a união dos discentes residentes no alojamento com a comunidade acadêmica da UNILA.

As ações serão selecionadas e regulamentadas por editais próprios da PRAE. Os projetos serão propostos por discentes e poderão contar com incentivo financeiro, a depender de disponibilidade orçamentária. As áreas prioritárias para atendimento serão: Inclusão e diversidade, cultura, lazer e esporte, línguas e vida acadêmica. Dessa forma, a proposta deste eixo também atende às metas estabelecidas pelo PDU-UNILA 2021-2023, no que se refere às propostas de publicação de editais de projetos que promovam ações de esporte e cultura. Acredita-se que a realização deste eixo de ação contribuirá significativamente para a promoção do bem-estar, da permanência, da saúde mental e da qualidade de vida dos discentes da UNILA.

Objetivos do programa

    Desenvolver ações que contribuam para a integração dos estudantes do alojamento Estudantil da UNILA;

    Proporcionar ações que auxiliem na vida acadêmica dos estudantes;

    Estimular a proposição de projetos pelos estudantes, de acordo com as áreas supracitadas;

    Oportunizar atividades que promovam a cultura latino-americana e caribenha;

    Promover a convivência saudável e o respeito às diferenças culturais e individuais;

    Incentivar hábitos de bom zelo do espaço público e condutas em conformidade com as regras e regimentos da UNILA;

    Engajar os estudantes residentes no alojamento a participarem de ações contínuas que proporcionem vivências pessoais e acadêmicas na UNILA e na cidade de Foz do Iguaçu, bem como que estimulem a boa convivência entre eles.

 

Metodologia do programa

Para atingir os objetivos desse programa, descreveremos a seguir em linhas gerais a metodologia adotada para a execução das ações e eixos desta proposta. Sabe-se que a diversidade humana da UNILA é fator crucial e que a integração não se faz sozinha. Por esse motivo a integração entre discentes oriundos de diferentes culturas em uma universidade é essencial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao estimular a interação entre pessoas com diferentes origens, crenças e culturas, os discentes podem ter uma visão mais ampla do mundo e aprender a apreciar e respeitar a diversidade cultural. No entanto, a integração não ocorre naturalmente e é necessário tomar medidas ativas para promovê-la. Por isso, a organização dessas atividades e eventos de forma permanente e periódica incentiva os estudantes a se conhecerem melhor e a interagirem entre si.

Ao ingressar no alojamento estudantil, de acordo com os editais, os estudantes deverão apresentar seus documentos oficiais, realizar a leitura dos termos de entrada e assiná-los. Neste momento terá início o eixo de ação (I) Acolhimento e convivência. As ações deste eixo contarão, preferencialmente, com o apoio de servidores e discentes veteranos (monitores) que realizarão a mediação das dúvidas na língua materna do residente ingressante. Além disso, será emitida e entregue uma versão escrita dos termos assinados na língua materna do discente. Em seguida, será realizada uma anamnese (que permeia questões educacionais, como a escolha do curso, de saúde e rede de apoio no Brasil) com o objetivo de coletar informações além daquelas disponibilizadas no cadastro do SIGAA. Isto contribuirá para ações futuras de acompanhamento pedagógico assim como dos projetos e ações desenvolvidas em todo o programa.

Durante o momento inicial da chegada, também será entregue um guia de boas vindas composto de forma sintetizada, com as regras e dicas de convivência no alojamento e informações importantes da universidade e da vida acadêmica. Em seguida, será o momento de conhecer os espaços do alojamento estudantil, através de um tour guiado, individual ou em pequenos grupos, por um servidor que apresentará os espaços coletivos, o apartamento duplo e as orientações das regras, que também estão disponíveis no guia de boas vindas entregue.

Ainda referente à ação de acolhimento, a visitação nas diferentes unidades da UNILA será realizada na primeira semana de ingresso no alojamento e organizada em grupos, por ordem de chegada dos discentes e conforme o agendamento do ônibus institucional.

As oficinas realizadas dentro do eixo de acolhimento serão executadas também em pequenos grupos por ordem de chegada, preferencialmente, nas primeiras semanas após a entrada do discente no alojamento. Os eventos de integração, como jogos, dinâmicas e atividades culturais serão desenvolvidos durante todo o período de permanência dos estudantes no alojamento. Estas atividades serão coordenadas pela CAEM em parceria com outros setores e servidores da UNILA ou mesmo de outras instituições na cidade, enfatizando ações coletivas de interação, tais como a prática de atividades esportivas e práticas culturais, como festival de cinema e danças, especialmente, ritmos latinos.

A convivência e o compartilhamento dos espaços comuns entre os discentes de diversos lugares, com hábitos, formas de se organizar, comer, estudar, socializar, etc... tão diferentes podem influenciar na convivência, portanto também será prevista a ação de rodas de conversa para que os alojados possam esclarecer suas dúvidas, tratar dos conflitos e apresentar sugestões de forma participativa, para proporcionar o diálogo e a resolução de conflitos de forma célere e eficaz.

O eixo de ação (II) Oficinas relacionadas aos aspectos de gestão da vida acadêmica, saúde física e mental, será realizado no decorrer da permanência dos discentes, organizadas em cronograma próprio, levando em consideração a agenda dos setores envolvidos e dos estudantes, podendo ser replicadas, quando necessário.

O eixo de ação (III) Mostra da vida estudantil também será organizado pela PRAE, e acontecerá em momento pontual. As iniciativas e atividades a serem realizadas na data da mostra deverão ser selecionadas a partir de chamada pública, com inscrição no sistema de eventos da universidade, a fim de fornecer certificados aos participantes.

Por fim, quanto ao eixo de ação (IV) Projetos, haverá edital para submissão desta ação anualmente, cuja unidade responsável pela publicação destes editais é a PRAE. Tais projetos serão desenvolvidos no alojamento e deverão estar em consonância com o presente programa, tendo como diretrizes a diversidade cultural e participação ativa dos estudantes. As áreas temáticas do edital serão desenvolvidas no decorrer dos dois semestres de permanência dos discentes.

Disposições gerais

O presente programa será avaliado pela equipe executora, bem como, pelos estudantes através de questionário a ser entregue no momento da saída do alojamento estudantil. A avaliação visa melhorar as ações do programa continuamente.

Novas ações poderão ser acrescentadas e/ou modificadas de acordo com a disponibilidade de servidores e de recursos financeiros ou ainda, visando outras necessidades prioritárias que se manifestem no decorrer da execução do programa.

1 O PDU está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ambos os documentos estão disponíveis na página da UNILA.

 


JORGELINA IVANA TALLEI


Portaria nº 2/2023/Prae, com publicação no Boletim de Serviço nº 86, de 16 de Maio de 2023.