MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDITAL Nº 64, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2025
Altera o Edital 62/2025/DED, referente ao Processo Seletivo de Professor(a) Formador(a) para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão Escolar, modalidade a distância, junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
A CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, designada pela Portaria nº 65/2025/GR, tendo em vista a delegação de competência conferida pela Portaria nº 291/2020/GR, e pela Resolução nº 22/2022/CONSUN, no uso de suas atribuições, e de acordo com o que consta no processo nº nº 23422.025366/2025-92, resolve:
1. Alterar o EDITAL 62/2025/DED, que torna público o Processo Seletivo para Professor(a) Formador(a) para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão Escolar, modalidade a distância, junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
1.1. Fica alterado o Quadro 1 - Relação de vagas por disciplina e graduação exigida do processo seletivo, constante no referido Edital, que passa a vigorar conforme abaixo:
Quadro 1 - Relação de vagas por disciplina e graduação exigida
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Módulo I |
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Disciplina |
Ementa |
CH* |
Período de Oferta |
Vagas |
Graduação exigida |
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Introdução à EaD |
Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EAD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. Metodologias Digitais. |
30h |
21/03/26 a 25/04/26 |
1 |
Graduação em qualquer licenciatura |
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Política e Sociedade |
Formas de governo e regimes políticos. Estado e desenvolvimento. Federalismo. Estado e sociedade no Brasil: participação social. Representação política e sistemas partidários: processo eleitoral brasileiro. Sistema político e instituições públicas brasileiras: presidencialismo de coalizão; relações entre os poderes; e judicialização da política. |
30h |
26/04/26 a 30/05/26 |
1 |
Graduação em Pedagogia, Ciência Política, Sociologia, Ciências Sociais, Administração, Administração Pública, Direito, Ciências Econômicas, ou Ciências Contábeis |
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Políticas Públicas |
Modelos de decisão e o papel dos atores políticos: parlamentos, partidos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mídia. O ciclo das políticas públicas: formulação, implementação, acompanhamento e avaliação. A participação da sociedade no ciclo das políticas públicas. Globalização e políticas públicas. Tendências e questões atuais neste campo de estudo. |
30h |
31/05/26 a 04/07/26 |
1 |
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Gestão Pública |
Gestão pública como campo interdisciplinar. Teorias e modelos da Administração Pública: a visão clássica da dicotomia entre política e administração; as abordagens políticas da administração pública; a “Nova Gestão Pública”; a abordagem da governança e do setor público não estatal. Transparência, accountability e responsiveness: as relações entre demandas, políticas, ação governamental, controles e resultados. Experiências de inovação e reforma administrativa na união e nos entes federados brasileiros: desburocratização, regulação, descentralização, parcerias, participação social e governo eletrônico. |
30h |
05/07/26 a 08/08/26 |
1 |
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Metodologia da Pesquisa |
Ética em pesquisa, comitê de ética e plágio acadêmico. Delimitação do objeto de pesquisa: tema, problema, justificativa e objetivos; Revisão da literatura: estado da arte do problema. Estratégias metodológicas da pesquisa: (i) a complementariedade das abordagens qualitativa e quantitativa; (ii) tipos de pesquisa com ênfase em estudo de casos e projetos de intervenção; (iii) técnicas e instrumentos de levantamento de dados; (iv) tratamento, análise e apresentação dos resultados. Orientações e Normatizações para Redação Científica (uso da ABNT). |
30h |
09/08/26 a 12/09/26 |
1 |
Graduação em qualquer licenciatura |
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Projeto Pedagógico na Gestão Escolar |
Análise do Projeto Político-Pedagógico: conceitos político administrativos de participação, investigação, identificação e alternativas na solução de problemas administrativos e educacionais. Procedimentos para elaboração e ou revisão de projetos pedagógicos. Debate e discussão de políticas de controle social. Estudos de casos aplicados. |
30h |
13/09/26 a 17/10/26 |
1 |
Licenciatura em Pedagogia |
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Módulo II |
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Disciplina |
Ementa |
CH* |
Período de Oferta |
Vagas |
Graduação exigida |
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Planejamento financeiro e patrimonial em Organizações de Ensino |
Definição de Fundeb e principais fontes de financiamento da educação. Noções de Orçamento e Contabilidade aplicadas a instituições de ensino. Controle de caixa. Controle de materiais. Controle de contas a pagar e a receber. Controle de patrimônio. Execução de recursos associados ao Fundeb (ou outras fontes de financiamento da educação) e prestação de contas. Planejamento Financeiro de Eventos. Noções de projetos de captação de recursos. Estudos de casos aplicados. |
45h |
18/10/26 a 05/12/26 |
1 |
Graduação em qualquer licenciatura |
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Gestão de Pessoas na Escola |
Abordagens e modelos de gestão de pessoas. Liderança e motivação: teorias e críticas. Políticas e gestão estratégica de pessoas na Administração Pública. Gestão de competências e desenvolvimento de pessoas. Gestão de pessoas no contexto da organização moderna. Tendências da área de gestão de pessoas no serviço público. Estudos de casos aplicados. |
30h |
06/12/26 a 19/12/26 e 01/02/27 a 20/02/27 |
1 |
Graduação em qualquer licenciatura ou graduação em Psicologia |
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Elaboração e Avaliação de Projetos na Escola |
Conceitos básicos sobre projetos na escola. Tipologia, políticas públicas e estruturação de projetos. Técnicas de elaboração e avaliação de projetos. Abordagens tradicionais versus princípios ágeis. Técnicas e ferramentas ágeis. Planos auxiliares: comunicação, risco e responsabilidades. Aspectos administrativos e legais. O papel do gestor escolar no delineamento, na execução e na finalização do projeto. |
45h |
21/02/27 a 10/04/27 |
1 |
Licenciatura em Pedagogia |
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Processos Administrativos e Prestação de Contas na Educação |
Abordagens conceituais sobre processos; organizações educacionais e fomento e suas múltiplas configurações; Direito Administrativo e respectivas orientações; critérios de responsabilização; características da responsabilização; parcerias, fomentos e suas configurações; fases de instrução, defesa, julgamento e prescrição; padrões para prestação de contas; necessidade da capacitação e qualificação das pessoas; e necessidade legal e formas de prestação de contas no setor da Educação. |
30h |
11/04/27 a 15/05/27 |
1 |
Graduação em qualquer licenciatura |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
Desenvolvimento de pesquisa e escrita técnico-científica no âmbito das políticas de gestão em saúde e de suas articulações intersetoriais. Orientações gerais para o TCC. |
30h |
16/05/27 a 19/06/27 |
1 |
Graduação em qualquer licenciatura |
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Módulo III |
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Disciplina |
Ementa |
CH* |
Período de Oferta |
Vagas |
Graduação exigida |
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Educação Pública no Brasil: Legislação e Sistemas de Avaliação |
Histórico da Educação no Brasil. Reforma do Estado e políticas educacionais Legislação Educacional. Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Parâmetros Curriculares. Planos Nacionais de Educação. Novas tecnologias e currículo. Globalização, Políticas educacionais e Diagnóstico da educação no Brasil: sistemas nacionais e internacionais de Avaliação da Educação. Dimensões, indicadores e índices de avaliação da qualidade em educação. Qualidade da educação pública como promotora do desenvolvimento e de reduções de iniquidade sociais: experiências internacionais. |
30h |
20/06/27 a 24/07/27 |
1 |
Graduação em Pedagogia |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
Trabalho de Conclusão de Curso, contemplando todos os seus elementos constitutivos. As normas dos trabalhos acadêmicos. A ética na construção de trabalhos científicos, a partir da citação das referências que foram utilizadas. Critérios na construção de trabalhos científicos. Socialização do trabalho. |
30h |
25/07/27 a 28/08/27 |
1 |
Graduação em qualquer licenciatura |
Legenda:
*CH: Carga horária total da disciplina
2. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.
DINEIA GHIZZO NETO FELLINI JESSICA MAIARA DE SOUZA NOGUEIRA
MICHAEL JACKSON DA SILVA LIRA
Edital nº 64/2025/Ded, com publicação no Boletim de Serviço nº 215, de 24 de Novembro de 2025.