MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO



EDITAL Nº 35, DE 14 DE SETEMBRO DE 2022



EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS 
 


A coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeada pela Portaria UNILA nº 35/2022, publicada no Diário Oficial da União nº 29, de 10 de fevereiro de 2022, no uso de suas atribuições, torna público, pelo presente Edital, as inscrições para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira – Inglês oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD).

 

1. DO EXAME OFERECIDO

1.1 O PPGPPD oferece 25 (vinte e cinco) vagas para os(as) alunos(as), regularmente matriculados(as) no Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

1.2 O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - Inglês é um exame que pretende avaliar a capacidade de compreensão e interpretação do(a) aluno(a) na leitura de textos ligados à área de concentração do PPGPPD e suas respectivas linhas de pesquisa.

1.3 O exame será composto por um texto, seguido de até dez questões em português, as quais deverão ser respondidas em língua portuguesa ou espanhola.

1.4 O exame será elaborado e corrigido por três docentes do PPGPPD.

 

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão efetuadas no período de 15 a 19 de setembro de 2022, através do Inscreva - https://inscreva.unila.edu.br/

2.2 As inscrições e o exame são totalmente gratuitos.

 

3. DO LOCAL E DATA DO EXAME

3.1 O Exame de Língua Estrangeira – Inglês será realizado presencialmente, na sala localizada no Bloco 09, Espaço 04, Sala 03 da sede PTI da Unila, no dia 28 de outubro de 2022, quinta-feira, das 16h00 às 19h00.

 

4. DA DURAÇÃO DO EXAME E PROCEDIMENTO

4.1 O exame terá duração máxima de três horas. Não haverá prorrogação do horário do exame.

4.2 Os(as) candidatos(as) devem acessar à sala com, no mínimo, 15 minutos de antecedência e munidos de documento de identificação com foto.

4.3 A sala será fechada às 16h10m, não sendo permitido o ingresso após esse horário.

4.4 Os(as) candidatos(as) deverão realizar o exame utilizando caneta azul ou preta. Será permitido o uso de dicionários impressos.

 

5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1 Os resultados serão divulgados pela secretaria do PPGPPD no portal de Editais do PPD, em forma de edital, até o dia 17 de dezembro de 2022. Será considerado aprovado(a) o(a) candidato(a) que, conforme Resolução PPGPPD 2/2017, obtiver no exame nota igual ou superior a 6,0 (seis).

5.2 O(a) candidato(a) poderá solicitar por e-mail para a coordenação, com cópia à secretaria do PPGPPD, uma cópia da sua prova até 24 horas depois da divulgação do resultado.

 

6. DOS RECURSOS

6.1 A interposição de recurso deve ser realizada em formulário próprio (ANEXO I) e deve ser encaminhada para o e-mail mestrado.ppgppd@unila.edu.br, com cópia ao e-mail da Secretaria, secretaria.ppgppd@unila.edu.br até 48 horas depois de divulgado o resultado do exame. A revisão do exame será feita por uma banca composta por dois docentes indicados pelo Colegiado do PPGPPD.

6.2 Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento não aprovados poderão prestar novo exame até o tempo limite regulamentar do curso de mestrado previsto no regimento.

 

7. DOS CERTIFICADOS

7.1 Os(As) candidatos(as) aprovados(as) receberão um certificado emitido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento ou pela Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.2 Os(As) discentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento que forem aprovados(as) no exame de proficiência, automaticamente terão suas aprovações lançadas no sistema acadêmico da UNILA, através da secretaria acadêmica do Programa, sem que seja necessário solicitar.

 

8. DO CRONOGRAMA

Período de Inscrições

15 até 19 de setembro de 2022

Homologação das Inscrições

21 de setembro de 2022

Aplicação do Exame de Proficiência

28 de outubro de 2022, 16h00

Resultado

Até 17 de dezembro de 2022

 

9. DOS CASOS OMISSOS

9.1 Os casos omissos serão avaliados pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Foz do Iguaçu, 14 de setembro de 2022.

 

 

Profa. Dra. Maria Alejandra Nicolás
Coordenador do PPGPPD/UNILA

ANEXO I

 

FORMULÁRIO DE RECURSO

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS

 

 

Nome do(a) candidato(a):

 

 

Fundamentação do recurso:

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Foz do Iguaçu,____ de _________ de 20___.

 

 

 

 

Assinatura do(a) candidato(a)


MARIA ALEJANDRA NICOLAS


Edital nº 35/2022/PPGPPD, com publicação no Boletim de Serviço nº 169, de 16 de Setembro de 2022.