MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL



EDITAL Nº 34, DE 09 DE OUTUBRO DE 2023



EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA A DISCIPLINA DE“DEBATES ATUAIS NA ECOLOGIA: COLONIALISMO, PLURALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA”


O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria UNILAnº 402, publicada no Diário Oficial da União, nº 153, de 10de agosto de 2023,no uso de suas atribuições e pelo presente Edital, torna público o processo seletivo de alunos especiais para a disciplina de“Debates Atuais na Ecologia: Colonialismo, Pluralidade e a Construção de Pesquisas” do Mestrado em Biodiversidade Neotropical, em estrita observância àlegislação vigente.

1 DAS DEFINIÇÕES, REQUISITOS E CONDIÇÕES

1.1 Conforme Art. 37 da Resolução CONSUN nº. 12, de 24 de maio de 2018 e publicado no Boletim de Serviço da Unila nº 351 de 23 de maio de 2018, entende-se por aluno especial aquele portador de diploma de nível superior que não realizou e/ou não foi aprovado em processo seletivo conduzido pelo Colegiado, ou comissão designada por esta instância, e que pretende cursar disciplinas eventuais no Programa.

1.2 A condição de estudante especial será concedida apenas aos portadores de diploma de graduação, a critério do Colegiado do Programa (CPPGBN).

1.3 Estudantes especiais poderão ser autorizados a matricular-se em uma ou mais disciplinas de Pós-Graduação, desde que aceitos pelo docente responsável pela disciplina respeitando o número de vagas previsto na disciplina.

1.4 A classificação e aprovação no presente processo seletivo não assegura ao candidato o direito de matrícula na disciplina, que será ofertada no semestre 2023-2, mas tão somente seu cadastro em lista de espera.

2. DAS DISCIPLINAS

 

2.1 A ementa da disciplina do PPGBN, ofertada pelo presente edital no semestre 2023-2, encontra-se no Anexo I do documento.

 

3. DO CRONOGRAMA

3.1 O presente processo seletivo será realizado atendendo-se o cronograma a seguir:

Inscrições

09/10/2023 a 23/10/2023

Divulgação do resultado final e matrícula

24/10/2023

Início das aulas

25/10/2023

Término das aulas

01/11/2023

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>

4.2. O interessado deverá enviar para o endereço eletrônico acima uma comunicação com o título “PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PPGBN 2023-2”

4.3. A comunicação deverá conter as seguintes informações:

4.3.1. Nome completo.

4.3.2. Número de CPF ou passaporte (no caso de estrangeiros).

4.3.3. Curso de origem e nome da instituição.

4.3.4. Telefone de contato.

4.4. As matrículas ocorrerão de maneira online.

4.5. Posteriormente poderão ser solicitados outros dados ou documentos para a realização da matrícula.

4.6. Não serão aceitas inscrições que não contenham todas as informações solicitadas acima.

5. DO PROCESSO SELETIVO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS

5.1. A classificação ocorrerá de maneira decrescente e de acordo com a ordem cronológica das inscrições.

5.2. O resultado final será divulgado na página eletrônica do PPGBN ou em tal página será apresentado o linkpara o acesso ao resultado.

5.3. As matrículas serão feitas de maneira onlinecom a necessidade dos aprovados enviarem as informações/documentos solicitados pela secretaria do PPGBN.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 A inscrição, classificação ou matrícula do candidato implicará na aceitação das normas para o presente processo seletivo e o vínculo estudantil contidas neste edital, no Regimento Interno do PPGBN e nos demais regulamentos da UNILA, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
6.2. A UNILA não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a inscrição ou matrícula do candidato.
6.3. A UNILA ou o PPGBN não serão obrigados a fornecer resultados por telefone, carta ou e-mail.6.4. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBN.

 

ANEXO I

EMENTA DA DISCIPLINA

Disciplina: Debates atuais na Ecologia: colonialismo, pluralidade e a construção de pesquisas.

Eletiva – 3 créditos /45h

Docentes responsáveis pela disciplina: Prof. Luiz Roberto Ribeiro Faria Junior e Profa. María Noel Clerici Hirschfeld

Vagas disponíveis para alunos especiais: 05 (cinco) vagas.

Pré-requisito: Ser graduado (a).

Dias e horários das aulas:

25/10/2023 - quarta-feira - (8h00min - 12h00min)

26/10/2023 – quinta-feira - (8h00min - 12h00min)

27/10/2023 – sexta-feira - (8h00min - 12h00min)

30/10/2023 - segunda-feira - (8h00min - 12h00min)

31/10/2023 – terça-feira - (8h00min - 12h00min)

01/11/2023 - quarta-feira - (8h00min - 12h00min)

Observações: A disciplina será ofertada presencialmente na UNILA – campus Jardim Universitário (JU) e o ensalamento será disponibilizado posteriormente aos aprovados.

EMENTA:

A disciplina se enquadra dentro dos debates atuais acerca do colonialismo na Ciência em geral, e na Ecologia em particular, tendo como base as perspectivas teóricas desenvolvidas no Sul Global. A disciplina visa explorar criticamente como o conhecimento e a prática da Ecologia são construídos, como têm sido influenciados por dinâmicas históricas, políticas e culturais, e como essas influências impactam na forma como a pesquisa é conduzida. Serão discutidos temas como a coleta de dados, o processo de seleção de conceitos, modelos e teorias, a escrita científica, e a interpretação de resultados.

Para isso, abordaremos elementos introdutórios da Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência relacionados à pluralidade do conhecimento como paradigma emergente (e suas diferenças com outras abordagens como o relativismo) e à colonialidade como marco teórico histórico e analítico. Exploraremos questões como a apropriação de territórios e conhecimentos tradicionais, desigualdades socioeconômicas, sistêmicas de gênero e raciais, bem como as implicações dessas dinâmicas no desenvolvimento de pesquisas e na interpretação dos resultados.

Também, serão analisados os desafios e as oportunidades de promover a inclusão de diferentes vozes e abordagens no campo da Ecologia, bem como as potenciais contribuições para a compreensão dos sistemas naturais.

Por fim, a través do debate entorno de tópicos relevantes e contemporâneos no campo da Ecologia e da Ciência no geral, busca-se promover uma reflexão critica que sirva como ferramenta para a elaboração de modelos conceituais adequados com relação ao estado atual do conhecimento e dos projetos de pesquisa individuais, de forma a contribuir com a formação dos(as) discentes. Será enfatizado para tanto, a importância de uma abordagem reflexiva

e sensível às questões sociais, culturais e ambientais, visando uma prática científica mais inclusiva, justa e contextualizada.

 

Referências:

BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Edições 70, Lisboa, 2004.

CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. El Giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colombia: Siglo del Hombre Editores, 2007.

DOS REIS, C. R. M. Valores na ciência: devemos dar adeus à imparcialidade?. Principia: an international journal of epistemology, v. 25, n. 2, p. 199-218, 2021.

FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. Ubu Editora, 2022.

HARAWAY, D. Situated knowledges: The science question in feminism and the privilege of partial perspective. In: Feminist theory reader. Routledge, 2020. p. 303-310.

HIRSCHFELD, M. N. C.; FARIA, L. R. R.; FONSECA, C. R. Avoid the reproduction of coloniality in decolonial studies in ecology. Nature Ecology & Evolution, v. 7, n. 3, p. 306-309, 2023

LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora UNESP, 2017.

LEWINSOHN, Thomas M. Primórdios da ciência ecológica no Brasil colonial e imperial. Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 2, p. 347-381, 2016.

LUDWIG, D. and RUPHY, S. "Scientific Pluralism", The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Edward N. Zalta (ed.), 2021.

MBEMBE, A. Decolonizing the university: New directions. Arts and Humanities in Higher Education, v. 15, n. 1, p. 29-45, 2016.

ODENBAUGH, J. Idealized, inaccurate but successful: A pragmatic approach to evaluating models in theoretical ecology. – Biology and Philosophy 20(2-3): 231–255, 2005.

PICKETT, S. T. A.; CADENASSO, M. L.; RADEMACHER, A. M. Toward pluralizing ecology: Finding common ground across sociocultural and scientific perspectives. Ecosphere, v. 13, n. 9, p. e4231, 2022.

PICKETT, S. T. A.; KOLASA, J.; JONES, C. G. Ecological understanding: the nature of theory and the theory of nature. Elsevier, 2010.

POLISELI, L. et al. Philosophy of science in practice in ecological model building. Biology & Philosophy, v. 37, n. 4, p. 21, 2022.

RABY, Megan. The Study of Ecology in Latin America and the Caribbean. In: Oxford Research Encyclopedia of Latin American History. 2021.

RIVERA CUSICANQUI, S. Ch'ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Tinta limón, 2010.

TRAVASSOS BRITTO, B. et al. Towards a pragmatic view of theories in ecology. Oikos, v. 130, n. 6, p. 821-830, ‐ 2021

Carnaval, A.C. 2020. Conservation in the Neotropics: A Final Reflection. In Neotropical Diversification: Patterns and Processes (pp. 813-820). Springer, Cham.

Frankham, Ballou, Briscoe. 2014. A primer of conservation genetics. Cambridge University Press, New York. 220 pp.

Eguiarte LE; Souza V; Aguirre X. 2007.

Ecología Molecular. Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales, Instituto Nacional de Ecología, Universidad Nacional Autónoma de México, Comisión Nacional para el Conocimiento y Uso de la Biodiversidad.

Escobar MD, Andrade-López J, Farias IP, Hrbek T. 2015. Delimiting Evolutionarily Significant Units of the Fish, Piaractus brachypomus (Characiformes: Serrasalmidae), from the Orinoco and Amazon River Basins with Insight on Routes of Historical Connectivity. J Hered. 106 Suppl 1:428-38. doi: 10.1093/jhered/esv047. PMID: 26245778.

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Höglund J. 2009. Evolutionary Conservation Genetics. Oxford Scholarship Online. DOI:10.1093/ac-prof:oso/9780199214211.001.0001

Mounce R, Smith P, & Brokington S. 2017. Ex situ conservation of plant diversity in the world’s botanicgardens. Nature Plants 3: 795–802.

Rodríguez-Clark, K. M., Oliveira-Miranda, M. A., Aguilera Meneses, M., Martino, Á., Méndez, M. A., Miyaki, C. & Solé-Cava, A. 2015. Finding the “Conservation” in conservation genetics—progress in Latin America. Journal of Heredity, 106(S1), 423-427.

Supple, M. A., & Shapiro, B. 2018. Conservation of biodiversity in the genomics era. Genome biology, 19(1), 1-12.

SOLE-CAVA, A. M. 2001. Biodiversidade Molecular e genética da conservação. In: Matioli, S.R.. (Org.). Biologia Molecular eEvolução. São Paulo: Holos Peres, E. A., Pinto-da-Rocha, R., Lohmann, L. G., Michelangeli, F. A., Miyaki, C. Y., & Carnaval, A. C. 2020.

Patterns of species and lineage diversity in the Atlantic rainforest of Brazil. In Neotropical Diversification: Patterns and Processes(pp. 415-447). Springer, Cham. Van Dyke F 2008 Genetic Diversity–Understanding Conservation at Genetic Levels. Capítulo 6 del libro Conservationbiology: foundations, concepts, applications, p. 153-184.

 

 

 


PETER LOWENBERG NETO


Edital nº 34/2023/PPGBN, com publicação no Boletim de Serviço nº 184, de 09 de Outubro de 2023.