MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
EDITAL Nº 34, DE 09 DE OUTUBRO DE 2023
EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA A DISCIPLINA DE“DEBATES ATUAIS NA ECOLOGIA: COLONIALISMO, PLURALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA”
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria UNILAnº 402, publicada no Diário Oficial da União, nº 153, de 10de agosto de 2023,no uso de suas atribuições e pelo presente Edital, torna público o processo seletivo de alunos especiais para a disciplina de“Debates Atuais na Ecologia: Colonialismo, Pluralidade e a Construção de Pesquisas” do Mestrado em Biodiversidade Neotropical, em estrita observância àlegislação vigente.
1 DAS DEFINIÇÕES, REQUISITOS E CONDIÇÕES
1.1 Conforme Art. 37 da Resolução CONSUN nº. 12, de 24 de maio de 2018 e publicado no Boletim de Serviço da Unila nº 351 de 23 de maio de 2018, entende-se por aluno especial aquele portador de diploma de nível superior que não realizou e/ou não foi aprovado em processo seletivo conduzido pelo Colegiado, ou comissão designada por esta instância, e que pretende cursar disciplinas eventuais no Programa.
1.2 A condição de estudante especial será concedida apenas aos portadores de diploma de graduação, a critério do Colegiado do Programa (CPPGBN).
1.3 Estudantes especiais poderão ser autorizados a matricular-se em uma ou mais disciplinas de Pós-Graduação, desde que aceitos pelo docente responsável pela disciplina respeitando o número de vagas previsto na disciplina.
1.4 A classificação e aprovação no presente processo seletivo não assegura ao candidato o direito de matrícula na disciplina, que será ofertada no semestre 2023-2, mas tão somente seu cadastro em lista de espera.
2. DAS DISCIPLINAS
2.1 A ementa da disciplina do PPGBN, ofertada pelo presente edital no semestre 2023-2, encontra-se no Anexo I do documento.
3. DO CRONOGRAMA
3.1 O presente processo seletivo será realizado atendendo-se o cronograma a seguir:
Inscrições |
09/10/2023 a 23/10/2023 |
Divulgação do resultado final e matrícula |
24/10/2023 |
Início das aulas |
25/10/2023 |
Término das aulas |
01/11/2023 |
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>
4.2. O interessado deverá enviar para o endereço eletrônico acima uma comunicação com o título “PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PPGBN 2023-2”
4.3. A comunicação deverá conter as seguintes informações:
4.3.1. Nome completo.
4.3.2. Número de CPF ou passaporte (no caso de estrangeiros).
4.3.3. Curso de origem e nome da instituição.
4.3.4. Telefone de contato.
4.4. As matrículas ocorrerão de maneira online.
4.5. Posteriormente poderão ser solicitados outros dados ou documentos para a realização da matrícula.
4.6. Não serão aceitas inscrições que não contenham todas as informações solicitadas acima.
5. DO PROCESSO SELETIVO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS
5.1. A classificação ocorrerá de maneira decrescente e de acordo com a ordem cronológica das inscrições.
5.2. O resultado final será divulgado na página eletrônica do PPGBN ou em tal página será apresentado o linkpara o acesso ao resultado.
5.3. As matrículas serão feitas de maneira onlinecom a necessidade dos aprovados enviarem as informações/documentos solicitados pela secretaria do PPGBN.
6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 A inscrição, classificação ou matrícula do candidato implicará na aceitação das normas para o presente processo seletivo e o vínculo estudantil contidas neste edital, no Regimento Interno do PPGBN e nos demais regulamentos da UNILA, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
6.2. A UNILA não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a inscrição ou matrícula do candidato.
6.3. A UNILA ou o PPGBN não serão obrigados a fornecer resultados por telefone, carta ou e-mail.6.4. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBN.
ANEXO I
EMENTA DA DISCIPLINA
Disciplina: Debates atuais na Ecologia: colonialismo, pluralidade e a construção de pesquisas.
Eletiva – 3 créditos /45h
Docentes responsáveis pela disciplina: Prof. Luiz Roberto Ribeiro Faria Junior e Profa. María Noel Clerici Hirschfeld
Vagas disponíveis para alunos especiais: 05 (cinco) vagas.
Pré-requisito: Ser graduado (a).
Dias e horários das aulas:
25/10/2023 - quarta-feira - (8h00min - 12h00min)
26/10/2023 – quinta-feira - (8h00min - 12h00min)
27/10/2023 – sexta-feira - (8h00min - 12h00min)
30/10/2023 - segunda-feira - (8h00min - 12h00min)
31/10/2023 – terça-feira - (8h00min - 12h00min)
01/11/2023 - quarta-feira - (8h00min - 12h00min)
Observações: A disciplina será ofertada presencialmente na UNILA – campus Jardim Universitário (JU) e o ensalamento será disponibilizado posteriormente aos aprovados.
EMENTA:
A disciplina se enquadra dentro dos debates atuais acerca do colonialismo na Ciência em geral, e na Ecologia em particular, tendo como base as perspectivas teóricas desenvolvidas no Sul Global. A disciplina visa explorar criticamente como o conhecimento e a prática da Ecologia são construídos, como têm sido influenciados por dinâmicas históricas, políticas e culturais, e como essas influências impactam na forma como a pesquisa é conduzida. Serão discutidos temas como a coleta de dados, o processo de seleção de conceitos, modelos e teorias, a escrita científica, e a interpretação de resultados.
Para isso, abordaremos elementos introdutórios da Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência relacionados à pluralidade do conhecimento como paradigma emergente (e suas diferenças com outras abordagens como o relativismo) e à colonialidade como marco teórico histórico e analítico. Exploraremos questões como a apropriação de territórios e conhecimentos tradicionais, desigualdades socioeconômicas, sistêmicas de gênero e raciais, bem como as implicações dessas dinâmicas no desenvolvimento de pesquisas e na interpretação dos resultados.
Também, serão analisados os desafios e as oportunidades de promover a inclusão de diferentes vozes e abordagens no campo da Ecologia, bem como as potenciais contribuições para a compreensão dos sistemas naturais.
Por fim, a través do debate entorno de tópicos relevantes e contemporâneos no campo da Ecologia e da Ciência no geral, busca-se promover uma reflexão critica que sirva como ferramenta para a elaboração de modelos conceituais adequados com relação ao estado atual do conhecimento e dos projetos de pesquisa individuais, de forma a contribuir com a formação dos(as) discentes. Será enfatizado para tanto, a importância de uma abordagem reflexiva
e sensível às questões sociais, culturais e ambientais, visando uma prática científica mais inclusiva, justa e contextualizada.
Referências:
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DOS REIS, C. R. M. Valores na ciência: devemos dar adeus à imparcialidade?. Principia: an international journal of epistemology, v. 25, n. 2, p. 199-218, 2021.
FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. Ubu Editora, 2022.
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HIRSCHFELD, M. N. C.; FARIA, L. R. R.; FONSECA, C. R. Avoid the reproduction of coloniality in decolonial studies in ecology. Nature Ecology & Evolution, v. 7, n. 3, p. 306-309, 2023
LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
LEWINSOHN, Thomas M. Primórdios da ciência ecológica no Brasil colonial e imperial. Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 2, p. 347-381, 2016.
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ODENBAUGH, J. Idealized, inaccurate but successful: A pragmatic approach to evaluating models in theoretical ecology. – Biology and Philosophy 20(2-3): 231–255, 2005.
PICKETT, S. T. A.; CADENASSO, M. L.; RADEMACHER, A. M. Toward pluralizing ecology: Finding common ground across sociocultural and scientific perspectives. Ecosphere, v. 13, n. 9, p. e4231, 2022.
PICKETT, S. T. A.; KOLASA, J.; JONES, C. G. Ecological understanding: the nature of theory and the theory of nature. Elsevier, 2010.
POLISELI, L. et al. Philosophy of science in practice in ecological model building. Biology & Philosophy, v. 37, n. 4, p. 21, 2022.
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RIVERA CUSICANQUI, S. Ch'ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Tinta limón, 2010.
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Patterns of species and lineage diversity in the Atlantic rainforest of Brazil. In Neotropical Diversification: Patterns and Processes(pp. 415-447). Springer, Cham. Van Dyke F 2008 Genetic Diversity–Understanding Conservation at Genetic Levels. Capítulo 6 del libro Conservationbiology: foundations, concepts, applications, p. 153-184.
PETER LOWENBERG NETO
Edital nº 34/2023/PPGBN, com publicação no Boletim de Serviço nº 184, de 09 de Outubro de 2023.