PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL

EDITAL Nº 31, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2022

RESULTADO PRELIMINAR DO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NO ÂMBITO DO PPGBN (EDITAL PPGBN 25/2022)

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria nº 326, publicada no Diário Oficial da União, nº 154, de 16 de agosto de 2021, no uso de suas atribuições e pelo presente Edital, considerando as deliberações da Comissão instituída para elaboração do exame de proficiência em língua inglesa (Portaria PPGBN 03/2022), torna público o resultado preliminar do exame de proficiência em língua inglesa no âmbito do curso (Edital PPGBN 25/2022).

Identificação (número de matrícula)

Nota obtida no exame (entre parênteses o obtido em cada questão)

Situação

2022101000002176

7,7 (1,15/ 1,85/ 1,25/ 1,8/ 1,6)

2022108000001912

4,2 (1/ 0,35/ 1,6/0,45/ 0,8)

NÃO APROVADO(A)

2022105000001980

6,5 (1,55/ 1,85/ 1,9/ 0,2/ 1)

2022101000001929

9,6 (2/ 1,9/ 1,75/ 2/ 1,9)

1. DOS RECURSOS

1.1. O prazo para apresentação de recurso quanto ao resultado preliminar do exame de proficiência segue o cronograma do Edital PPGBN 25/2022.

1.2. Eventuais recursos deverão ser encaminhados para a secretaria do curso <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>, em mensagem de correio eletrônico institucional do(a) interessado(a), com o título "Edital PPGBN 31/2022: interposição de recurso".

1.3. Considerando o embasamento de eventuais recursos pelos(as) interessados(as), o gabarito das questões é apresentado no Anexo 1 do presente Edital.

1.4. Considerando o acesso ao exame respondido pelo(a) candidato(a) interessado(a), de forma a permitir o embasamento de eventuais recursos, o(a) interessado(a) deverá entrar em contato com a secretaria e coordenação do Programa, via e-mail institucional <secretaria.ppgbn@unila.edu.br> e <coordenacao.ppgbn@unila.edu.br>, solicitando agendamento de horário para comparecimento na secretaria do PPGBN e consulta ao documento.

ANEXO 1

Resolução das questões do exame de proficiência em língua inglesa no âmbito do PPGBN (Edital PPGBN 25/2022)

Questão 1. Ponto crítico: Na proposta de Bond, Perupithecusapareceu filogeneticamente aninhado em um grupo composto de linhagens africanas e esta posição é inconsistente com o que se conhece da evolução dos antropóides antigos; apenas usando os dentes como caracteres na filogenia, o artigo propõe que Perupithecusseja stemde dois clados africanos, e não crowncom Branisellae Platyrrhini, como na proposta anterior. Implicação: Se for correta a proposta de Bond, a linhagem dos macacos do novo mundo teve uma diversificação prévia na África, depois vieram para a América. Cenário polifilético.

Questão 2. Pontos fracos: Registro fragmentado de fósseis, uso de poucos caracteres morfológicos (apenas dentes) e conflito de topologia com dados genéticos (Platyrrhini). Sugestões: incluir caracteres de estrutura pré-cranial e cranial na filogenia (que rejeitaria a topologia de Bond); comparar a topologia de Bond (dentes, 16 gêneros) com a topologia de Platyrrhini (outros estudos). Em suma, utilizar mais dados para inferir a filogenia.

Questão 3. a) O resultado mais importante destacado na notícia é que apenas alguns coelhos britânicos (algumas dúzias) ocasionaram a catastrófica invasão biológica de coelhos na Austrália; b) Por meio de análises genéticas, os cientistas verificaram que os coelhos da Austrália eram similares entre si, compartilhando vários alelos raros com coelhos britânicos e que a maioria possui o DNA mitocondrial originário de aproximadamente cinco fêmeas europeias.

Questão 4. A expansão de terras para pastoreio na Austrália e supressão de potenciais predadores, assim como o transporte de coelhos por pessoas ao longo do continente auxiliaram no processo de invasão dos coelhos ao longo do país.

Questão 5. a) A resposta deve mencionar, necessariamente: concordância do(a) respondente quanto à afirmação; referência aos resultados recentes que indicam que os herbicidas podem ter efeitos pronunciados em organismos que não são alvo da aplicação, considerando as alterações nas comunidades microbianas e das funções de tais organismos no solo, plantas e animais; b) A resposta deverá trazer, necessariamente: discordância do(a) respondente quanto à afirmação; referência ao efeito dos outros ingredientes presentes nos formulados (co-formulants, o termo usado no texto) que podem ser até mesmo mais tóxicos para os organismos que os próprios compostos ativos.

LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR

Edital nº 31/2022/PPGBN, com publicação no Boletim de Serviço nº 217, de 01 de Dezembro de 2022.