MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS



EDITAL Nº 3, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2024



PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS ESPECIAIS – SEMESTRE 2024-1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS


O coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria UNILA nº 535/2023/GR, publicada no boletim de serviço nº 179 de 02 de outubro de 2023 e no Diário Oficial da União nº 188 - seção 2 – página 38 - de 02 de outubro de 2023, no uso de suas atribuições, torna público, pelo presente edital, o processo de seleção de alunos especiais para o primeiro semestre de 2024 do Mestrado Interdisciplinar em Estudos LatinoAmericanos (PPGIELA), em estrita observância às normas estabelecidas neste edital e na legislação vigente.

 

1 DAS INSCRIÇÕES

 

1.1 O período para inscrições será de 28 de fevereiro de 2024 a 07 de março de 2024 (até as 23h59, horário de Brasília). As inscrições serão realizadas unicamente via eletrônica através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA que pode ser acessado através do link (https://sig.unila.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p- stricto). Candidatos(as) brasileiros(as) deverão realizar o acesso ao sistema com login e senha do sistema gov.br, estrangeiros(as) deverão seguir as instruções em tela para registro e, posteriormente, realização da inscrição.

 

1.2 Sob hipótese alguma serão aceitas inscrições realizadas por quaisquer outros meios que não sejam via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 

1.3 Ao término das inscrições, o(a) candidato(a) receberá um comprovante, que valerá como confirmação de inscrição no processo seletivo.

 

1.4 Será homologada, no dia 08 de março de 2024, a inscrição de candidatos(as) a aluno(a) especial os(as) portadores(as) de diploma em curso de graduação devidamente reconhecido no país de obtenção, os(as) candidatos que atendam ao disposto no item 1.6 e que tenham apresentado a documentação constante no item 1.9 deste edital.

 

1.5 O(a) candidato(a) poderá inscrever-se em somente 01 (uma) disciplina.

 

1.6 A participação dos(as) alunos(as) especiais fica limitada até 2 (duas) disciplinas optativas no PPGIELA, consecutivas ou não. Caso o(a) candidato(a) já tenha cursado 02 (duas) disciplinas no programa na qualidade de aluno(a) especial, terá sua inscrição indeferida.

 

1.7 Uma vez que a inscrição seja realizada, a mesma não poderá ser corrigida ou refeita, inclusive não sendo permitida a troca da disciplina pretendida. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) certificar-se, antes de finalizar sua inscrição, de que a mesma atende integralmente o edital.

 

1.8 O PPGIELA não se responsabiliza pelas inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como em função de outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados da inscrição para o SIGAA da UNILA.

 

1.9 Para a inscrição, são necessários os documentos abaixo que deverão ser anexados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) em seus respectivos campos indicados no sistema, em formato PDF com tamanho máximo de 15 Mb:

 

a) Cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior constando a data da colação de grau (frente e verso em PDF único).

b) Cópia do histórico escolar integral (sem pendências curriculares) da graduação (todas as folhas em PDF único).

c) Cópia do RG, CRNM, DNI ou Passaporte (frente e verso em PDF único).

d) Curriculum Vitae atualizado (candidatos(as) brasileiros(as) devem, obrigatoriamente, apresentar o Currículo Lattes) (todas as folhas em PDF único).

 

1.9.1 Além da documentação acima a ser apresentada, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição constante no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA.

 

1.9.2 O(A) candidato(a) deverá produzir, em campo específico no formulário online de inscrições no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA, uma justificativa circunstanciada para cursar a disciplina escolhida com limite máximo de 9999 caracteres.

 

1.9.3 No sistema de inscrições também deverá ser marcada a disciplina escolhida pelo(a) candidato(a).

 

1.9.4 Cada campo de upload no sistema de inscrição comporta apenas 1 (um) arquivo PDF. Havendo necessidade de incluir mais de um arquivo PDF no campo, o(a) candidato(a) deverá juntar todos os PDFs em apenas um PDF único.

 

2 DAS VAGAS OFERECIDAS

 

2.1 Abaixo encontram-se as disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2024 com suas respectivas informações:

 

Disciplina: FRONTEIRAS - SABERES SOCIOCULTURAIS

Docentes: Dra. Laura Janaina Dias Amato

Local: UNILA - Jardim Universitário (presencial)

Dia e horário: Quinta-feira – 08h30 as 12h30

Número de vagas: 04

 

Disciplina: GEOPOLÍTICA DA IMAGEM

Docentes: Dra. Francieli Rebelatto

Local: UNILA - Jardim Universitário (presencial)

Dia e horário: Segunda-feira – 18h00 as 22h00

Número de vagas: 04

 

Disciplina: LINGUAGENS EM CONVERGÊNCIA

Docentes: Dr. Fabio Allan Mendes Ramalho, Dr. Mario Rene Rodriguez Torres e Dra. Cristiane Checchia

Local: UNILA - Jardim Universitário (presencial)

Dia e horário: Sexta-feira – 14h00 as 18h00

Número de vagas: 04

 

Disciplina: TEORIAS E PRÁTICAS DA CULTURA

Docentes: Dra. Ludmila Mourao Xavier Gomes Andrade e Dr. Juan Ignacio Brizuela

Local: UNILA - Jardim Universitário (presencial)

Dia e horário: Quarta-feira – 14h00 as 18h00

Número de vagas: 04

 

Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS I - TEORIA CONSTITUCIONAL COMPARADA NA AMÉRICA LATINA

Docentes: Dr. Julio da Silveira Moreira

Local: UNILA - Jardim Universitário (presencial)

Dia e horário: Quinta-feira – 14h00 as 18h00

Número de vagas: 04

 

2.2 As ementas e bibliografias das disciplinas acima encontram-se disponíveis no website do PPGIELA (https://portal.unila.edu.br/mestrado/iela/disciplinas-1/disciplinas).

 

2.3 O PPGIELA reserva-se no direito de alterar dia, horário e local das disciplinas elencadas por motivos de força maior do próprio programa ou por solicitação da instituição.

 

3 DA SELEÇÃO

 

3.1 O(s) professor(es) responsável(eis) pela disciplina escolhida pelo(a) candidato(a), avaliará(ão) a justificativa circunstanciada apresentada (nota de 0 a 10), assim como o currículo e o histórico escolar do candidato, sobretudo no que se refere às competências do postulante e à adequação entre a disciplina e o currículo avaliado (nota de 0 a 10).

 

3.2 A média final do(a) candidato(a) será a média simples das duas notas pontuadas.

 

3.3 O preenchimento de todas as vagas disponíveis em cada disciplina não é obrigatório.

 

3.4 A inscrição, a matrícula administrativa e o curso são totalmente gratuitos.

 

 

4. DOS RECURSOS

 

4.1 Os recursos poderão ser encaminhados após a divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

 

4.2 O(a) candidato(a) deverá encaminhar a interpelação por escrito (em formulário próprio disponibilizado no ANEXO I deste edital) e enviá-lo para o e-mail secretaria.ppgiela@unila.edu.br nos períodos constantes no cronograma deste edital.

 

5. DO RESULTADO DOS RECURSOS E DO RESULTADO FINAL

 

5.1 O resultado dos recursos e o resultado final do processo seletivo serão divulgados de acordo com o cronograma presente neste edital no Portal de Editais da UNILA. No caso de indeferimento do recurso, o(a) candidato(a) receberá a resposta fundamentada via e-mail.

 

6 DA MATRÍCULA DOS(AS) SELECIONADOS(AS)

 

6.1 A matrícula administrativa dos(as) candidatos(as) selecionados(as) em primeira chamada será realizada automaticamente pela secretaria do programa nos prazos constantes no cronograma do edital.

 

6.2 Após a matrícula, o candidato(a) receberá por e-mail os acessos ao sistema acadêmico institucional, e-mail institucional e demais informações administrativas para o início do curso.

 

7 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

7.1 A inscrição no processo de seleção implica a aceitação plena de todos os termos e regras deste edital.

 

7.2 O(a) aluno(a) especial deverá submeter-se a processo seletivo específico caso decida ingressar posteriormente como aluno(a) regular do PPGIELA.

 

7.3 O(a) aluno(a) especial não recebe título de mestre(a), bem como não tem direito a auxílio financeiro da instituição ou de qualquer outro financiador vinculado ao programa.

 

7.4 Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do PPGIELA.

 

7.5 Caso o(a) aluno(a) especial torne-se regular futuramente, as disciplinas cursadas poderão ser aproveitadas.

 

7.6 Todas as disciplinas são ministradas em formato presencial, não havendo a possibilidade de cursá-las a distância.

 

8 DO CRONOGRAMA

 

Publicação do edital

28 de fevereiro de 2024

Inscrições

28 de fevereiro de 2024 a 07 de março de 2024 (até as 23h59, horário de Brasília) via Sistema SIGAA/UNILA

Homologação das inscrições

08 de março de 2024

Seleção

08 de março de 2024 a 12 de março de 2024

Resultado preliminar

13 de março de 2024

Interposição de recursos frente ao resultado preliminar

13 de março de 2024 a 14 de março de 2024 (até 23h59, horário de Brasília) via e-mail para secretaria.ppgiela@unila.edu.br enviando o ANEXO I preenchido e assinado

Resultado dos recursos impetrados frente ao resultado preliminar

15 de março de 2024

Resultado final

15 de março de 2024

Matrícula dos selecionados por parte da secretaria

15 de março de 2024 a 18 de março de 2024

Início das aulas

Semana do dia 18 de março de 2024 (conforme dia da disciplina)

 

 

 

ANEXO I

FORMULÁRIO PARA RECURSO

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS ESPECIAIS 2024-1

 

 

Eu,_______________________________________________________________, candidato(a) do processo seletivo de alunos especiais 2024-1 do Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) portador do documento nº __________ solicito que seja avaliado o seguinte recurso:

 

Motivo do recurso (transcreva o item do Edital que você considera que foi descumprido)

 

 

 

 

Justificativa fundamentada (explique as razões pelas quais você considera que o item foi descumprido)

 

 

 

 

 

Solicitação (com base na justificativa acima, apresente o que você solicita que seja reconsiderado)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

data, local e assinatura do(a) candidato(a)

 

Observação: caso sinta necessidade, o(a) candidato(a) pode dissertar além do número de linhas previstas neste formulário, bem como anexar demais documentos que julgar pertinentes.

 


MARCOS DE JESUS OLIVEIRA


Edital nº 3/2024/PPGIela, com publicação no Boletim de Serviço nº 39, de 28 de Fevereiro de 2024.