DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

EDITAL Nº 25, DE 17 DE OUTUBRO DE 2023

Altera o Edital nº 08/2023/DED - Processo seletivo de Professor/a Formador/a do Curso de Especialização em Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica na modalidade educação a distância (EaD), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal da América Latina (UNILA).

O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (DED/UNILA), no uso de suas atribuições, Resolução Consun/Unila nº 22, de 19 de outubro de 2022, em parceria com a Coordenadoria de Programas da UAB/Unila (COOPUAB) e o Curso de Especialização em Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica, resolve:

1 Alterar o Edital nº 08/2023/DED, publicado no Boletim de Serviço nº 91, de 23 de maio de 2023, que torna público o processo seletivo de Professor/a Formador/a do Curso de Especialização em Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica na modalidade educação a distância (EaD), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal da América Latina (UNILA).

1.1 Fica alterado os períodos de ofertas das disciplinas:  Estudos para Paz, Relações Internacionais Brasileiras e Organizações Internacionais, do Quadro 1 -  Relação de vagas por disciplina e formação exigida, constante no item 3.1 do referido Edital, conforme abaixo:

Quadro 1 - Relação de vagas por disciplina e formação exigida

Disciplina

Ementa

CH*

Período de oferta

Formação mínima exigida

Introdução à EAD

Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EAD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Ensino - Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. Metodologias Digitais.

14/08/23 a 09/09/23

1

Mestrado na área de Relações Internacionais e Ciência Política, ou Mestrado em áreas afins (Antropologia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Direito, Economia, Pedagogia, Letras, Economia, Administração e Direito).

Estudos para Paz

Mapeamento e aprofundamento das diferentes construções teóricas e reflexões acerca da paz ao longo da história. Problematização das diferentes materializações da Paz no cenário internacional ao longo do tempo. Paz e Teorias das Relações Internacionais.

Comunicação não-violenta

20/09/23 a 15/10/23

Relações Internacionais Brasileiras

O processo de inserção internacional do Brasil e a formulação da Política Externa Brasileira no século XX e XXI. Parcerias Estratégicas do Brasil.Modelos de  inserção internacional brasileiro. Multilateralismo e Integração Regional.

16/10/23 a 20/11/23

Organizações Internacionais

A natureza e o papel das Organizações Internacionais. Concepção, consolidação e transformações. Organizações intergovernamentais e supranacionais.

Organizações globais e regionais.

21/11/23 a 06/01/24

Método, Ciência e Conhecimento Científico

O método científico. Investigação Científica: lógica, linguagem e método.

Paradigmas Científicos. Verdade Científica. Introdução aos conceitos básicos da

metodologia. Investigação Científica como prática social.

19/02/24 a

16/03/24

Economia Política e Desenvolvimento

Aspectos teóricos e conceituais. Teorias econômicas sobre hegemonia, ordem mundial e mudança histórica. Interpretações sobre a evolução e dinâmica do sistema capitalista. Política Internacional e Desenvolvimento desigual. A inserção internacional da América Latina na economia global. Dependência e desenvolvimento na América Latina.

18/03/24 a 12/04/24

Integração Regional Latino-Americana

Teorias da Integração. Padrões de relações de integração regional.

Regionalismos. Blocos Regionais. As perspectivas latino-americanas da Integração Regional.

15/04/24 a 11/05/24

Interseccionalidade nas Relações Internacionais

A ampliação dos debates contemporâneos nas Relações Internacionais. As

relações internacionais e a política global. Os atores não-estatais e suas agendas de

luta. A intercessão entre pautas, agendas e estruturas de opressão. Desigualdade,

gênero, raça, etnia, e as especificidades do contexto latino-americano. A relação entre atores coletivos, Estado e organizações internacionais.

13/05/24 a 08/06/24

1

*Carga horária total da disciplina

JESSICA MAIARA DE SOUZA NOGUEIRA

KAREN DOS SANTOS HONORIO

LUCAS RIBEIRO MESQUITA

Edital nº 25/2023/Ded, com publicação no Boletim de Serviço nº 190, de 19 de Outubro de 2023.