MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS



EDITAL Nº 2, DE 09 DE JANEIRO DE 2024



PLANOS DE ATIVIDADES DO 1º TRIMESTRE DE 2024


A PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), nomeada pela Portaria Nº 1491/2023 /GR, publicada no DOU nº 239, de 18 de dezembro de 2023, s. 2, p. 27, a partir da competência delegada pela Portaria Nº 285/2020/GR, de 21 de agosto de 2020 e nos termos da legislação vigente,

Torna público os planos de atividades disponíveis para inscrição no primeiro trimestre do Edital 39/2023/PRAE/UNILA - Edital de Concessão de Bolsa Integração.

 

PLANO DE ATIVIDADES 1

 

Supervisão de edição e organização de fluxos de trabalho

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Curso de Cinema e Audiovisual

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Jardim Universitário Sala C202-01

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Virginia Osorio Flores

virginia.flores@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Conhecer o funcionamento das ilhas de montagem e edição de som, ou seja, que necessidades atende (aulas, monitorias, finalização de projetos de laboratórios criativos e atendimento a TCCs, principalmente do curso de Cinema e Audiovisual); conhecer os computadores PCs e Macs; ter domínio nos programas: Protools, DaVinci Resolve (tanto para a abertura de projetos quanto para dar saída dos produtos) e suas versões utilizadas pela UNILA; fazer sugestões de melhorias; ser pontual e responsável pelos equipamentos e suas utilizações; passar informações sobre as ilhas aos técnicos que trabalham no Laboratório Audiovisual; se reportar ao professor responsável; fazer relatórios de atividades; dar atenção aos discentes usuários dos laboratórios audiovisuais atendendo aos interesses formativos com a qualificação pedagógica.

Conforme a retificação do item 1.5 O Programa Bolsa Integração poderá estar vinculado

às seguintes áreas de atuação: CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: submissão de propostas de planos de atividades nos quais as ações desenvolvidas pelo(a) bolsista vinculam-se a projetos já cadastrados junto às Pró-Reitorias de Graduação, Extensão, Pesquisa, entre outras, que participam das atividades como voluntários(as). Este é o caso de projetos de monitoria cadastrados ao longo dos anos, pois este plano de trabalho se assemelha aos projetos de monitoria, mas não os substitui.

Também possuo alunos voluntários em extensão capazes de desenvolverem as atribuições acima descritas.

Para atender a atual situação do curso serão necessárias 2 bolsas para cobrir os horários vagos: de 8h às 14h e de 14h às 19h, um destes horários era coberto por um TAE, concursado para tal, mas que pediu transferência. Ficamos sem ninguém. O Curso de Cinema e Audiovisual gostaria de poder indicar alunos com habilidades na área, responsáveis, que poderão trabalhar tão bem quanto um técnico profissional. Esta iniciativa de podermos indicar discentes capazes, o curso vem pedindo para a SACT e DELABEN já a algum tempo, seria muito importante para garantir a permanência dos discentes além de qualificá-los para um posto de supervisão de edição cinematográfica, com a orientação de um docente.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Curso de Cinema e Audiovisual

2. Mediação Cultural

3. Música

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Conhecer o funcionamento das ilhas de montagem e edição de som (aulas, monitorias, finalização de projetos de laboratórios criativos e atendimento a TCCs), dar atendimento com relação às demandas dos discentes do Instituto ILAACH na área de produtos audiovisuais, desde que previamente agendados por algum professor, resolver agendamentos e fazer conferência com as demandas do ensino, pesquisa e extensão. Ter domínio do português e do espanhol (eventualmente o francês e o guarani, um pouco de inglês).

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 2

 

Estabilidade estrutural de sistemas lineares de equações diferenciais ordinárias.

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILACVN

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: PTI/ILACVN

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: VICTOR ARTURO MARTINEZ LEON

victor.leon@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

O discente bolsista deverá desenvolver as seguintes atividades:

Novembro – dezembro: Breve revisão de álgebra linear e introdução às equações diferenciais ordinárias.

Janeiro – Fevereiro: Estudar sistemas lineares com coeficientes constantes (homogêneos e não homogêneos).

Março – maio: Introduzir o conceito de exponencial de uma matriz e os métodos de como calculá-la por meio da Forma Canônica de Jordan.

Junho – julho: Introduziremos a noção de matriz hiperbólica e o importante conceito de estabilidade estrutural.

Agosto – Setembro: Apresentar exemplos e daremos uma demonstração em detalhes da equivalência de sistemas lineares hiperbólicos.

Outubro – novembro: Compilação dos resultados obtidos.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Licenciatura-Matemática

2. Engenharia Física

3. Engenharia Química

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Para realizar este estudo o discente precisa ter pré-requisitos do Cálculo em várias variáveis reais, Álgebra Linear, Análise Real em várias variáveis e um curso de introdução às equações diferenciais ordinárias.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 3

 

Irracionalidade e Transcendência do Número Pi

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILACVN

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: PTI/ILACVN

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: VICTOR ARTURO MARTINEZ LEON

victor.leon@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses: discente bolsista deverá desenvolver as seguintes atividades:

Novembro – dezembro: Estudar derivação e integração de funções de uma variável real em valores reais.

Janeiro – fevereiro: Estudar números complexos e funções analíticas.

Março – julho: Estudar algumas outras demonstrações “básicas” da Irracionalidade e

Transcendência do número PI.

Agosto – setembro: Apresentar a demonstração em detalhes da Irracionalidade e

Transcendência do número Pi.

Outubro – novembro: Compilação dos resultados obtidos.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Licenciatura-Matemática

2. Engenharia Física

3. Engenharia Química

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Para realizar este estudo, o discente precisa ter pré-requisitos do Cálculo em várias variáveis reais e uma breve introdução ao Cálculo de funções complexas.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 4

 

Irracionalidade e Transcendência do Número de Euler

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILACVN

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: PTI/ILACVN

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: VICTOR ARTURO MARTINEZ LEON

victor.leon@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses: O discente bolsista deverá desenvolver as seguintes atividades:

Novembro – dezembro: Estudar derivação e integração de funções de uma variável real

em valores reais.

Janeiro – fevereiro: Estudar números complexos e funções analíticas.

Março – julho: Estudar algumas outras demonstrações “básicas” da Irracionalidade e

Transcendência do número de Euler.

Agosto – setembro: Apresentar a demonstração em detalhes da Irracionalidade e

Transcendência do número de Euler.

Outubro – novembro: Compilação dos resultados obtidos.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

(sugerir pelo menos três cursos de graduação)

1. Licenciatura-Matemática

2. Engenharia Física

3. Engenharia Química

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Para realizar este estudo, o discente precisa ter pré-requisitos do cálculo em várias variáveis reais e uma breve introdução ao cálculo de funções complexas.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 5

 

Realização de comunicação direta com os discentes do curso por meio das redes sociais e divulgar as atividades realizadas no âmbito da coordenação do curso de MCAL

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILAACH – Coordenação do Curso de Mediação Cultural Artes e Letras.

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Desde a coordenação do curso de MCAL que fica no JU serão feitas as comunicações junto com o coordenador e vice.

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Mário Ramão Villalva Filho (coord.) / Anibal Orue Pozzo (vice-coord.)

<coordenacao.lamc@unila.edu.br> Secretaria Acadêmica ILAACH: 3522-9932

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Criar o perfil da coordenação do curso de Mediação Cultural Artes e Letras nas Redes Sociais que serão administrados pela coordenação junto com o bolsista e também manter a comunicação direta (rápida e informal) com todos os discentes e docentes por esses canais. IMPORTANTE: isso NÃO substituirá os canais oficiais como e-mail do Zimbra ou o WhatsAPP direto com o coordenador ou o vice. A/O bolsista também deverá “garimpar” a internet em busca de oportunidades para discentes e docentes de eventos, estágios e outras oportunidades da área de Mediação Cultural.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Mediação Cultural, Artes e Letras

2. Antropologia

3. História

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Ter domínio do uso das redes sociais e da internet. Com conhecimento e participante das redes sociais, deverá ter conhecimento de diversos aplicativos relacionados. Habilidade em fotografar, gravar vídeos e elaborar textos para a publicação.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 6

 

Construção e Desenvolvimento dos Mecanismos de Auto-avaliação e Monitoramento de Dados do PPGRI-UNILA.

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: ILAESP – Campus Integração - Remoto

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Ramon Blanco de Freitas

ramon.blanco@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Auxílio à Coordenação na construção dos mecanismos de Auto-Avaliação e do PPGRI-UNILA;

- Auxílio à Coordenação no desenvolvimento e operacionalização dos mecanismos de auto-Avaliação e do PPGRI- UNILA;

- Auxílio à Coordenação na construção dos mecanismos de Monitoramento dos Dados do PPGRI- UNILA;

- Auxílio à Coordenação na sistematização e análise dos Dados do PPGRI- UNILA;

- Auxílio à Coordenação na publicação frequente de dados vinculados ao PPGRI-UNILA nas diferentes plataformas e redes sociais;

- Auxílio à Coordenação nas atividades relacionadas aos eventos e palestras do PPGRI- UNILA.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Relações Internacionais e Integração

2. Ciência Política e Sociologia

3. Ciências Econômicas

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- Vontade de Aprender;

- Familiaridade com o pacote office;

- (Desejável) Familiaridade com Aplicativos e Programas de Elementos Visuais (Canvas, etc).

Lembrete: anexar também a Declaração de Anuência do(a) gestor(a) da unidade, conforme modelo (Anexo II).

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 7

 

Os laboratórios do príncipe: os equipamentos de Karl Albrecht de Habsburgo apreendidos em Foz do Iguaçu (1937)

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: PRPPG

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: ILAESP

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Micael Alvino da Silva

Micael.silva@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Etapa 1 – Revisão Bibliográfica

Etapa 2 – Estudo de caso e dos laboratórios

Etapa 3 – Análise dos resultados

Etapa 4 – Reuniões de orientação

Etapa 5 – Participação em evento

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Relações Internacionais e Integração

2. História

3. Medicina

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Habilidades de leitura, interpretação, uso instrumental de inglês e informática.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 8

 

Desmistificando a Disciplina de Mecânica dos Fluidos

 

1. Unidade Acadêmica / Administrativa à qual a proposta está vinculada: Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território | ILATIT

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: PTI, JU e/ou Campus Integração

 

2. Dados do(a) responsável

Nome Completo: Claudia Leites Luchese

claudia.luchese@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Identificar as necessidades e as dificuldades relacionadas com o desenvolvimento do processo de aprendizado em sala de aula.

- Planejar, em parceria com os professores, instrumentos de avaliação diagnóstica.

- Discutir os resultados dessas avaliações diagnósticas a fim de realizar o planejamento estratégico das atividades de apoio pedagógico.

- Organizar e coordenar os encontros presenciais para discussão de conteúdos e resolução de exercícios.

- Realizar estudos e propor metodologias de ensino-aprendizagem considerando o modelo organizacional dos conteúdos.

- Propor e organizar atividades que favoreçam o desenvolvimento das aptidões e habilidades dos discentes.

- Planejar e coordenar o processo de identificação de interesses, objetivando despertar no educando a valorização do trabalho.

- Criar uma coletânea de vídeos e arquivos visuais que facilitem a visualização dos fenômenos envolvidos em escoamentos (exemplos: cavitação, golpe de aríete, pressão x coluna de fluido, camada limite, redução gradual de seção em tubos medidores de vazão do tipo Venturi, entre outros).

- Elaborar uma apostila com conteúdo teórico essencial para a resolução de exercícios propostos.

- Organizar o registro e comprovação de todas as ações que foram propostas e desenvolvidas.

- Elaborar relatórios trimestrais das atividades desenvolvidas, destacando as principais dificuldades encontradas e as melhorias observadas (pontos gerais e específicos) no processo de aprendizado e consolidação do conhecimento.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Engenharia de Energia

2. Engenharia de Materiais

3. Engenharia Química

4. Engenharia Civil de Infraestrutura

5. Engenharia Física

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Tendo em vista que aproximadamente metade dos alunos matriculados na Disciplina de Mecânica dos Fluidos possui nacionalidade estrangeira (hispano-hablantes, especialmente), proatividade, capacidade de trabalhar em grupo, habilidades lingüísticas, adaptabilidade, uso de linguagem assertiva e facilidade de comunicação (ouvir, falar, ler e escrever) em português e em espanhol são características desejadas, além do conhecimento técnico-científico e da elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem de forma criativa e dinâmica.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 9

 

Apoio técnico e logístico às atividades formativas do PPGIELA

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILAESP

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Campus Jardim Universitário

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Marcos de Jesus Oliveira

marcos.jesus@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Auxílio técnico e logístico na organização dos eventos do PPGIELA.

- Elaboração de apresentações, pôsteres e outros conteúdos visuais do PPGIELA.

- Auxílio no gerenciamento das redes sociais do PPGIELA.

- Suporte nas atividades e eventos realizados pelo PPGIELA.

- Participação de reuniões do colegiado do PPGIELA.

- Divulgação da atividade do PPGIELA em espaços diversos.

- Gerenciamento de inscrições e emissão de certificados de eventos do PPGIELA.

- Auxílio na construção de bancos de dados e informações do PPGIELA.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Cinema e Audiovisual

2. Antropologia

3. Saúde Coletiva

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- Conhecimento de informática (Word, Excel, PDF, GoogleDocs)

- Conhecimento da plataforma Canvas e/ou outras plataformas de design gráfico para a criação de gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e outros conteúdos visuais.

- Domínio de redes sociais, especialmente Instagram.

- Boa comunicação e capacidade de negociação.

- Pró-Proatividade e flexibilidade.

- Bom conhecimento de português e espanhol

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 10

 

Conhecimento histórico e mídias digitais no PPGHIS

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Programa de Pós-Graduação em História

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Jardim Universitário

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Evander Ruthieri Saturno da Silva

evander.silva@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas um período de 12 (doze) meses:

O objetivo principal do plano de trabalho consiste em três atividades principais, a serem desenvolvidas em período de doze meses:

1) produzir conteúdos (textos e imagens) para serem veiculados nas redes sociais do Programa de Pós-Graduação em História, com o objetivo de divulgar as atividades realizadas no âmbito do PPGHIS, pesquisas e publicações de discentes e docentes, eventos acadêmicos e defesas;

2) assessorar na criação de canal do YouTube do PPGHIS, e auxiliar em transmissões de lives ou eventos remotos por meio do canal;

3) realizar um mapeamento/tabelamento das dissertações defendidas no PPGHIS desde sua criação, para auxiliar em atividades de divulgação científica e relatoria quadrienal.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a). (sugerir pelo menos três cursos de graduação)

1. História – América Latina;

2. História – Licenciatura;

3. Antropologia;

4. Mediação Cultural - Artes e Letras

5. Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

1) Habilidades em programas ou plataformas de edição de imagens (ex. Canva, ou similar) ou edição de vídeos;

2) Conhecimentos técnicos e familiaridade com plataformas para transmissão de vídeos e lives (YouTube e StreamYard);

3) Habilidades com editores de texto (LibreOffice, Word, ou similar);

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 11

 

Elenco Folclórico de Danças Latino-americanas

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILAACH

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades:

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Gabriel Ferrão Moreira

Gabriel.moreira@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Participação dos ensaios;

- Auxílio técnico no projeto;

- Participação nas apresentações;

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1.Ciências da Vida

2.Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar

3.Arquitetura e Urbanismo

4. Música

5. Cinema e Audiovisual

6. Relações Internacionais

7. Antropologia

8. Saúde Coletiva

9. Geografia

10. Mediação Cultural

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- Habilidade em danças folclóricas

- Competência em Língua Espanhola

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 12

 

Conectividade Digital e Tecnológica: Explorando os Meios de Comunicação Modernos

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UNILA) e Divisão de Inovação Tecnológica e Fundação de Apoio (DITEFA)/PRPPG

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: DITEFA e NIT-UNILA (obs. a Ditefa é a parte administrativa do Nit-Unila)

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Edina Dorilda de Oliveira

edina.oliveira@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Criar estratégia e conteúdos que melhorem a presença digital do NIT-UNILA, por meio de produção e criação de conteúdo para as mídias da Universidade;

- Auxiliar no fortalecimento e reconhecimento do NIT-UNILA e de seus benefícios para o desenvolvimento de políticas de inovação e empreendedorismo na Universidade, imprimindo nos conteúdos gerados uma proposta de valor, amparado na missão, visão e valores do NIT-UNILA;

- Manutenção dos canais de comunicação e alimentação/atualização dos mesmos;

- Diagramação dos textos e imagens que serão publicados nos canais de comunicação da UNILA que sejam vinculados ao NIT-UNILA;

- Planejamento e desenvolvimento de cartazes e demais produções técnicas e visuais;

- Cobertura fotográfica e produção de peças visuais para divulgação;

- Redação de matérias e conteúdo, atuando na criação/execução de estratégias para a divulgação do NIT-UNILA;

- Acompanhamento de métricas e indicadores de performance – geração de relatórios de performance;

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Cinema e Audiovisual

2. Mediação Cultural – Artes e Letras

3. Administração Pública e Políticas Públicas

4. Relações Internacionais e Integração

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- Conhecimento em Marketing Digital;

- Conhecimento em Photoshop e Illustrator;

- Conhecimento em fotografia e produção audiovisual;

- Conhecimento em Google Analytics;

- Habilidade com redação de textos;

- Desejável habilidade de escrita em português e espanhol

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 13

 

Identificação de Peptídeos Anticâncer utilizando Algoritmos de Aprendizado de Máquina

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Área de Computação/ILATIT

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: NILA - PTI

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Willian Zalewski

willian.zalewski@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

O plano de atividades compreenderá 12 horas semanais em um período de 12 meses para a execução das seguintes atividades:

1. Revisão bibliográfica e embasamento teórico: Compreenderá o estudo teórico baseado em livros, artigos e projetos correlatos a linha de pesquisa. Em termos teóricos abrangerá conceitos sobre: peptídeos anticâncer e fundamentos de inteligência artificial.

2. Estudo de tecnologias aplicáveis à solução computacional: Nessa atividade contempla-se o levantamento e estudo das tecnologias que podem ser aplicáveis à solução, como a linguagem de programação python e técnicas de aprendizado de máquina.

3. Definição do modelo da solução: Após o estudo teórico e levantamento de alternativas tecnológicas, será projetado o modelo computacional para a solução do problema.

Algumas dessas tarefas incluem a definição dos conjuntos de dados que serão utilizados; e a definição dos algoritmos de predição.

4. Implementação do modelo computacional: Essa atividade compreenderá a codificação do modelo computacional, que permitirá validar conceitualmente a solução proposta.

5. Realização de experimentos: Nesta etapa serão realizados experimentos para mensurar o desempenho da solução, compreendendo a aplicação da solução proposta sobre conjuntos de dados já avaliados na literatura. Dependendo da quantidade de dados a ser analisada, poderão ser utilizados como apoio sistemas computacionais de alto desempenho, como o HPC-Lattes/UNILA.

6. Análise e discussão dos resultados: Os resultados experimentais serão analisados e discutidos com o orientador e avaliados estatisticamente em comparação com resultados reportados na literatura, considerando-se um nível de significância;

7. Publicação dos resultados: Divulgação dos resultados em eventos científicos.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Engenharia Química

2. Biotecnologia

3. Engenharia Física

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas: Conhecimentos em linguagens de programação, em especial Python 3.0.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 14

 

Utilização de técnicas de aprendizado de máquina para a predição da qualidade de grãos na agricultura

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Área de Computação / ILATIT

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: UNILA - PTI

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Willian Zalewski

willian.zalewski@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

O plano de atividades compreenderá 12 horas semanais em um período de 12 meses para a execução das seguintes atividades:

1 Levantamento bibliográfico: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre técnicas de aprendizado de máquina aplicadas à agricultura e qualidade de grãos, utilizando bases de dados científicas e artigos relevantes no tema.

2 Coleta e processamento de dados: Coletar dados históricos e variáveis relacionadas à qualidade dos grãos, como temperatura, umidade, precipitação, tipo de solo, práticas de manejo, entre outros. Os dados serão organizados em um banco de dados, e as variáveis serão selecionadas e processadas de acordo com sua relevância para a qualidade dos grãos.

3 Seleção e implementação de algoritmos de aprendizado de máquina: Com base na revisão bibliográfica, selecionar algoritmos de aprendizado de máquina apropriados para a predição da qualidade dos grãos, como regressão linear, árvores de decisão, redes neurais, entre outros. Os algoritmos serão implementados e ajustados de acordo com as características dos dados.

4 Avaliação da eficácia e precisão do modelo: Utilizar técnicas de validação cruzada e métricas de avaliação, como coeficiente de determinação (R²), erro quadrático médio (MSE) e erro absoluto médio (MAE), para verificar a eficácia e precisão do modelo de aprendizado de máquina desenvolvido.

5 Melhorias e ajustes no modelo: Com base nos resultados obtidos, propor melhorias e ajustes no modelo, buscando otimizar a predição da qualidade dos grãos e reduzir custos na análise da qualidade. Os ajustes podem incluir a seleção de outras variáveis, a utilização de técnicas de pré-processamento de dados, ou a aplicação de outros algoritmos de aprendizado de máquina.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Engenharia de Energia

2. Biotecnologia

3. Engenharia Física

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Conhecimentos em linguagens de programação, em especial Python 3.0.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 15

 

Projetos de divulgação científica Microlândia e a Coleção Microbiológica da Unila (CCMIBA)

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILACVN

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Laboratório de Bioquímica e Microbiologia, G009 – Campus JU

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Rafaella Costa Bonugli Santos

rafaella.santos@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Bolsista 1 - Responsável pelas redes sociais do Instagram @ccmiba e @microlandia_unila (20 horas):

- Pesquisar temas importantes relacionados com a microbiologia;

- Elaborar um cronograma de temas/atividades;

- Definir a equipe de elaboração das ações;

- Elaborar documentos em formato de post para publicação;

- Elaborar vídeos sobre micro-organismos, procedimentos laboratoriais e etc.;

- Elaborar de publicações rápidas visando compartilhamento de matérias e post de outras redes sociais relacionadas;

- Revisar as ações elaboradas pelos outros membros do projeto;

- Avaliar a interação, interesse e qualidade dos materiais e ações publicadas;

- Elaborar o relatório das ações no período.

 

Bolsista 2 – Responsável pelo Site CCMIBA “https://divulga.unila.edu.br/ccmiba/” (20

horas):

- Pesquisar temas e assuntos relacionados para publicação no site;

- Elaborar um cronograma de atividade;

- Elaborar notícias e atividades que divulgam a coleção de cultura de micro-organismos

da Unila e o site;

- Publicar mensalmente, pelo menos, uma notícia nova;

- Atualizar a aba publicações com os artigos do grupo de pesquisa relacionados à coleção CCMIBA;

- Elaborar uma galeria de fotos dos micro-organismos da coleção;

- Avaliar a interação, interesse e qualidade dos materiais e ações publicadas;

- Elaborar o relatório das ações no período.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Ciências Biológicas

2. Biotecnologia

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

• Participação em projetos de extensão voltados para a divulgação científica na área biológica.

• Conquista de aprovação em disciplinas de microbiologia e áreas correlatas.

• Demonstração de interesse e habilidade no uso efetivo das redes sociais.

• Disponibilidade para dedicar 20 horas semanais.

• Capacidade comprovada para organizar equipes e liderar grupos.

• Experiência e destreza no emprego de plataformas de criação de conteúdo digital.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 16

 

Curso de Especialização em Integração Paraguay-Brasil: Relações Bilaterais, Desenvolvimento e Fronteiras

 

Título: Apoio acadêmico e divulgação do curso em “Integração Paraguay-Brasil: Relações Bilaterais, Desenvolvimento e Fronteiras” no país e no exterior.

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILAACH

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: JU

 

Linha de atuação: A proposta é que o discente selecionada tenha as seguintes linhas de atuação:

1.Apoio aos docentes semestre 2024.1. e 2024.2 da pós-graduação (o curso inicia uma terceira turma em marco 2024). Apoio com: materiais didáticos indicados pelo docente (envio para os discentes do curso), pesquisa de novos materiais acompanhando critério do docente e envio para os discentes. (Apoio pedagógico) 2. Apoio na divulgação de diversas atividades em torno as Relações Paraguay-Brasil: painéis, discussões, congressos, eventos acadêmicos e culturais, etc. (Cultura e Integração Latino-Americana) 3. Apoio na divulgação do curso e das produções do curso (Trabalhos Finais ou trabalhos diversos produzidos pelos discentes e docentes do curso) para um público amplo: nacional e estrangeiro. (Inclusão Digital e Comunicação)

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: ANIBAL ORUÉ POZZO

anibal.pozzo@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

1.Apoio Pedagógico: i) pesquisar bibliografia no campo Paraguay-Brasil de acordo aos critérios que cada docente indique ii) Envio de materiais aos discentes via email

2. No item de Cultua e Integração Latino-americana: como o curso é em Integração Paraguay-Brasil: i) pesquisar eventos, atividades, congressos, e outros a serem realizados no Paraguay e/ou no Brasil e que sejam na área das Relações Paraguay-Brasil (eventos em Universidades, convocados pelas instituições públicas, etc.) ii) Enviar estas informações aos discentes do curso e mantê-los atualizados.

3. Item Inclusão Digital e Comunicação. Como o curso é em Integração Paraguay-Brasil, o discente selecionado deverá: i) Criar desenhos (Banners, etc.) sobre o curso para sua divulgação em redes nacionais e internacionais, em universidades e instituições públicas em ambos os países ii) Divulgar trabalhos finais dos discentes e organizar uma lista de revistas onde estes trabalhos possam ser publicados iii) Divulgar trabalhos de docentes do curso Paraguay-Brasil em redes e procurar revistas para sua publicação e comunicar aos docentes.

A/o bolsista trabalhará diretamente sob supervisão do Coordenador do Curso, em estreito contato com os docentes dele.

As aulas do curso:

i) Quinta e sexta-feira das 18.00 às 22.00h

ii) Sábados das 8.30 às 13.00h

O/A discente selecionada deverá, de ser possível – não obrigatoriamente – estar disponível nestes horários e mais um dia da semana que deverá ser consensuado com a Coordenação do Curso.

As atividades, dependendo das intensidades das semanas de aulas, dariam uma carga horária de 16h até 20 horas/semanais.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1.Mediação Cultural – Artes e Letras

2. Cinema e Audiovisual

3. Relações Internacionais

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Fundamental um bom domínio:

i) Uso e manejo de redes sociais

ii) língua espanhola

iii) cultura paraguaia

iv) Conhecimento do Paraguay e do sistema universitário do Paraguai e do Brasil

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 17

 

Redes sociais para o apoio da publicidade sobre os projetos de pesquisa e extensão executados no Laboratório de Mecânica de solos da UNILA

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILATIT

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Laboratório de Mecânica de Solos

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Julio César Bizarreta Ortega

julio.ortega@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Mapeamento das atividades de extensão e pesquisa no laboratório de Mecânica de solos para documentar e publicitar. (1 mês)

Acompanhar os ensaios no laboratório de Mecânica de Solos para sua recopilação de procedimentos para documentar e publicar ( 3 meses).

1. Ensaios de caracterização do solo

2. Ensaios de limite de liquidez

3. Ensaios de plasticidade

4. Ensaios de granulometria

5. Ensaios de compactação

6. Ensaios de expansão

7. Entre outros.

Estabelecer layouts, a temática e o método de intenção para chegar no público-alvo. Como é visto ao longo dos semestres os métodos para a aprendizagem da área de solos precisa de meios mais criativos para assim complementar as aulas e laboratórios de um método mais didático para os estudantes em geral.(1 mês)

O Community manager buscara transmitir o conhecimento, mediante os recursos de social média das publicações no meio determinado (Instagram). (1 mês)

Classificar as temáticas e pontos claves a publicar para o público-alvo no período de tempo determinado. (1 mês)

Realizar as publicações no período de tempo determinado para obter um trafego ótimo, acercando o público-alvo as resoluções de questões que poderiam ocorrer por meio das caixinhas de preguntas semanais. (5 meses)

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Engenharia civil de Infraestrutura

2. Engenharia de Materiais

3. Engenharia de energias renovables

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Marketing de conteúdo

Community manager

Social Media Design com Adobe Photoshop

Espanhol fluente ou nativo

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 18

 

COTE’COI – Coletivo Teatral V Edição

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Pró-Reitoria de Extensão

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Jardim Universitário – Laboratório C114

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: André de Souza Macedo

andre.macedo@unila.edu.br;

andremacedo.arte@gmail.com;

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Este plano de trabalho se refere ao quantitativo de 10 bolsas integração para participantes com a justificativa e objetivo de compor um grupo de teatro universitário.

Por isso, a necessidade desse número de bolsas, já que para garantir a participação em todas as atividades formativas do projeto, os bolsistas atores/atrizes necessitam possuir 20h semanais que possam dedicar às atividades que desenvolvemos no treinamento, na montagem e apresentações.

Atividades a serem desenvolvidas pelas(os) bolsistas. 9h semanais para acompanhar presencialmente as atividades de treinamento atorial ou ensaios, que acontecerão 3 vezes por semana, com duração de 3h cada encontro;

3h semanais para manter atualizado diário de campo do treinamento;

3h semanais para memorização de textos ou desenvolvimento de oficinas;

5h semanais para leitura e discussão de textos teóricos sobre o trabalho técnico da atuação

ou criação de oficina a ser realizada em instituições parceiras.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

 

1. Mediação Cultural, Letras e Artes

2. Cinema e Audiovisual

3. Música

4. Antropologia

5. História

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Possuir disponibilidade para realizar os encontros semanais nas seguintes datas: Segundas, Quartas e Sextas das 14h às 17h; ou horários a serem definidos coletivamente para melhor possibilitar a presença de todos(as) os(as) bolsistas. Ser assíduo, ter compromisso com o projeto, vontade de estudar e aprofundar a experiência atorial.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 19

 

Saúde e Serviço Social em Tempos de Pandemia Trata -se de um Plano de Atividades que propõe conhecer e resgatar nos documentos oficiais expedidos nos países e municípios da tríplice fronteira de Foz do Iguaçu (BR), Cuidad del Este (PY) e Puerto Iguazù (AR) as orientações que balizaram e regulamentaram o exercício profissional dos assistentes sociais nos distintos níveis de atenção à saúde durante a epidemia da COVID-19.

 

1. Unidade Acadêmica / Administrativa à qual a proposta está vinculada: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Unila Campus; Campus da Integração e PTI

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Maria Geusina da Silva

Maria.silva@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Realizar uma investigação para conhecer e caracterizar o exercício profissional do assistente social nos distintos níveis de complexidades da atenção à saúde nos municípios de tríplice fronteira, quais sejam, Foz do Iguaçu (BR), Cuidad del Este (PY) e Puerto Iguazù (AR), durante a pandemia da COVID-19.

Desenvolver pesquisa documental e bibliográfica para identificar, classificar nos documentos e legislações sanitárias expedidas pelos órgãos oficiais dos países e municípios em questão os principais documentos que balizam e/ou regulamentaram o exercício profissional dos assistentes sociais/trabalhadoras sociais na área da saúde em tempos de pandemia e;

Elaborar textos dissertativos sobre os achados no decorrer da investigação.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1.Serviço Social

2.Administração e Políticas Públicas

3.Ciências Políticas e Sociologia

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- Conhecimento sobre políticas de saúde;

- Ter conhecimento de políticas sociais e/ou públicas;

- Ler e escrever razoavelmente espanhol;

- Estar cursando no mínimo o quinto semestre do curso;

- Saber utilizar excel e produzir gráficos e tabelas.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 20

 

Laboratório de práticas de comunicação / produção audiovisual

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: SECOM-Secretaria de Comunicação Social da UNILA

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Campus Jardim universitário

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Rodrigo Birck Moreira

rodrigo.moreira@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

O presente plano contempla 04 bolsas para produção audiovisual nas seguintes funções:

- PRODUÇÃO EXECUTIVA (01 bolsa): esta função empenha tarefas de logística, agendamento de gravações, recrutamento de elenco, articulação de parcerias, programação, divulgação e promoção dos produtos audiovisuais da SECOM. A bolsa será destinada para a produção executiva de VTs para matérias multimídia, vídeo institucional, o webprograma QPasa, o minidocumentário Curtas da UNILA e podcasts de difusão científico-cultural da UNILA.

- CÂMERA/FILMAGEM (02 bolsas): operação de câmera e fotografia de imagens em movimento para a gravação dos produtos audiovisuais da SECOM. A bolsa será destinada para a gravação de VTs para matérias multimídia, vídeo institucional, o webprograma QPasa, o minidocumentário Curtas da UNILA e podcasts de difusão científico-cultural da UNILA.

- FOTOGRAFIA (1 bolsa): bolsista para cobertura fotográfica de eventos da comunidade universitária. A função implica em fotografar e armazenar e difundir os arquivos de cobertura. As atividades incluem fotografia artística, para campanhas e peças de divulgação institucional.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1.cinema e audiovisual (produção executiva; fotografia; câmera)

2.letras artes e mediação cultural (produção executiva; fotografia; câmera)

3.administração pública (produção executiva)

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

-PRODUÇÃO EXECUTIVA (01 bolsa):

capacidade organizativa, agilidade, proatividade, criatividade, disciplina e entusiasmo. E trabalhar tecnicamente com planilhas do excel, redação de comunicados

- CÂMERA/FILMAGEM (02 bolsas):

proatividade, criatividade, disciplina e entusiasmo. E trabalhar tecnicamente com filmagem com uso de câmeras profissionais.

- FOTOGRAFIA (1 bolsa):

proatividade, criatividade, disciplina e entusiasmo. E trabalhar tecnicamente com fotografia com uso de câmeras profissionais

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 21

 

Mapeamento de pesquisadores na UNILA

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Assessoria Reitoria I

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Online e no PTI

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Deise Baumgratz

Deise.baumbratz@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 meses:

Mapeamento dos projetos de pesquisa na Unila;

Mapeamento do interesse e área de pesquisa dos docentes e TAEs da Unila:

Organização das informações em um banco de projetos e/ou portfólio de pesquisadores;

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Administração Pública

2.Ciência política

3. Relações Internacionais

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas: Uso de excel e demais ferramentas office/libre.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 22

 

Labcom: laboratório de práticas de comunicação / comunicação museológica

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: SECOM-Secretaria de Comunicação Social da UNILA

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Campus Jardim universitário

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Ana Rita Uhle

ana.uhle@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

O presente plano contempla 01 bolsa para desempenhar as seguintes atividades de comunicação museológica no Museu Digital UNILA:

-COMUNICAÇÃO MUSEOLÓGICA (01 bolsa): esta função desempenha tarefas de redação para difusão museológica por meio do Museu Digital UNILA. O conteúdo terá viés educativo e será direcionado a organização de informações sobre museologia universitária; à pesquisa e difusão de referências bibliográficas de acervos e conteúdos museológicos; à mediação de exposições de arte de interesse latino-americano e a divulgação das ações do MUD-UNILA em geral. Os materiais a serem produzidos

englobam peças publicitárias, comunicados, matérias jornalísticas, redação para mídias sociais e produtos audiovisuais.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).(sugerir pelo menos três cursos de graduação)

1. letras artes e mediação cultural

2. relações internacionais

3. cinema e audiovisual

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Agilidade, proatividade, criatividade, disciplina e entusiasmo. E trabalhar tecnicamente redação e revisão gramatical em espanhol

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 23

 

EDUNILA ESPAÇO FORMATIVO

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: EDUNILA

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: EDUNILA/REMOTO

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Andréia Moassab

coordenação.editora@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Auxiliar o cotidiano da editora, conforme orientações;

- Tradução de editais, resoluções etc para o espanhol;

- Pesquisar trabalhos no repositório da UNILA e organizar dados em planilhas, conforme orientações;

- Elaborar pesquisas no formulário google;

- Auxiliar na doação de livros para bibliotecas, escolas e comunidades;

- Auxiliar na elaboração de planilhas de controle;

- Participação como monitor/a em feiras do livro e afins;

- Auxiliar na organização de oficinas, capacitações e reuniões da editora;

- Auxiliar na divulgação de matérias da editora.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Letras Espanhol e Português

2. Mediação Cultural

3. Administração Pública

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- Ler e escrever espanhol.

- Ter conhecimento em informática, planilha Excel, google forms word, entre outros.

- Ser comunicativo/a e trabalhar bem em equipe.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 24

 

EDUNILA ESPAÇO CRIATIVO

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: EDUNILA

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: EDUNILA/REMOTO

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Andréia Moassab

coordenação.editora@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Ilustrar livros da editora.

- Auxiliar na elaboração de cards para mídia digital, cartazes e outros materiais gráficos de divulgação das atividades da editora.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Arquitetura e Urbanismo

2. Mediação Cultural

3. Cinema e Audiovisual

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas: Não precisa habilidades em outras línguas. É preciso saber desenhar e fazer ilustrações. Também dominar programas gráficos. No processo seletivo, é importante avaliar portfólio, o que gostaríamos de fazer em conjunto com a PRAE.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 25

 

Curadoria e gestão de acervos artísticos ou históricos recebidos por doação

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: BIUNILA

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Biblioteca Central (PTI). Seção de Desenvolvimento de Acervo

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Suzana Mingorance

suzana.mingorance@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Organização do espaço referente à Seção de Desenvolvimento de Acervo;

- Curadoria do material (verificação de obras raras, especiais, colecionáveis);

- Higienização dos materiais com utilização da capela (mesa de higienização

profissional);

- Identificação de documentos raros ou históricos;

- Aplicação de técnicas de acondicionamento e arquivo para preservação dos bens;

- Aplicação de técnicas de restauração quando for necessário (essas técnicas serão ensinadas durante o decorrer do programa);

- Organizar as estantes do espaço de acordo com as doações e isolar em bolsa plásticas os materiais que estão danificados para posterior restauração;

- Desenvolver planilhas de doações recebidas, encaminhadas para projetos ou para o acervo da BIUNILA;

- Cadastrar os materiais recebidos por doação através do TERMO DE DOAÇÃO e fazer o arquivamento dos mesmos (seja em formato físico ou digital);

- Realizar o controle de entradas e saídas mantendo registro destas ações em planilhas para consulta posterior;

- Separar materiais bibliográficos (junto ao grupo de trabalho dos bibliotecários) que podem ser inseridos no acervo;

- Direcionar os materiais para eventuais exposições internas ou externas à UNILA, realizando um controle de saída e entrada dos itens para evitar sua perda ou extravio;

- Desenvolver artes gráficas (utilizando CANVA ou outro meio digital similar) para realizar divulgações periódicas das doações recebidas à comunidade acadêmica através das redes sociais institucionais da BIUNILA.

- Outras atividades afins que venham a surgir no período referente.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a). (sugerir pelo menos três cursos de graduação)

1. Mediação Cultural

2. História

3. Letras

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Habilidade para identificar obras literárias de cunho histórico ou raro. (O bolsista terá um computador com internet à disposição para fazer pesquisas sobre os itens);

É importante que o (a) bolsista tenha um bom conhecimento sobre literatura, história da América Latina e saiba reconhecer autorias com alto valor literário para identificar autores renomados que possam enriquecer o acervo.

Espera-se que o (a) bolsista tenha um perfil proativo e comprometido com as as questões referentes à biblioteca e desempenhe as atividades com seriedade e responsabilidade.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 26

 

Informatização de instrumento de coleta de dados para cadastramento de usuários da Atenção Primária à Saúde do município de Foz do Iguaçu

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILACVN

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades:Unidades Básicas de Saúde do Município de Foz do Iguaçu - PR

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Monica Augusta Mombelli

monica.mombelli@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Realizar REVISÃO DA LITERATURA sobre tecnologias existentes para informatização de instrumentos de coleta de dados em saúde.

- Realizar ENTREVISTAS E REUNIÕES COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE E GESTORES MUNICIPAIS para entender as necessidades de qualificar o instrumento informatizado desenvolvido previamente em um módulo do Curso de Medicina (sob orientação da docente proponente), levando em consideração as particularidades do contexto local.

- QUALIFICAR o instrumento informatizado e desenvolvido a priori, decorrente da análise de literatura e entrevistas.

- DESENVOLVER MATERIAIS DE TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS da saúde envolvidos no cadastramento de usuários.

- Realizar a COLETA DE DADOS no território referente ao cadastramento individual dos usuários da Unidade Básica de Saúde.

- COLETAR FEEDBACK DE USUÁRIOS e realizar ajustes no instrumento com base nas observações.

- GERAR E ANALISAR relatórios decorrentes do cadastramento.

- AVALIAR O IMPACTO da informatização na eficiência e qualidade do cadastramento de usuários na Atenção Primária à Saúde.

- ELABORAR um Manual Descritivo para uso do Instrumento de Coleta de Dados.

- PARTICIPAR de eventos científicos da área para apresentação dos resultados.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Medicina

2.Saúde Coletiva

3. Administração Pública e Políticas Públicas

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Conhecimento em Saúde Pública. Habilidades em Pesquisa. Capacidade de realizar entrevistas e interações com usuários do serviço e equipes de saúde. Comunicação. Trabalho em equipe. Conhecimento sobre Excel básico.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 27

 

Laboratório de Práticas de Comunicação / Produção de Conteúdo

 

1. Unidade acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: SECOM-Secretaria de Comunicação Social da UNILA

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Campus Jardim universitário

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Nelson Figueira Sobrinho

nelson.sobrinho@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

O presente plano contempla 2 (duas) bolsas: 1 (uma) para produção de conteúdo e 1 (uma) para auxiliar de jornalismo, desempenhando as seguintes funções:

-PRODUTOR DE CONTEÚDO (1 bolsa): produção de conteúdo para divulgação científico-cultural da UNILA, nos diferentes canais da SECOM. A produção de conteúdo engloba pesquisa de pautas e dados para matérias jornalísticas, redação mídias sociais, informativos, revista institucional e produção de conteúdo multimídia (podcasts e webséries).

- AUXILIAR DE JORNALISMO (1 bolsa): atualização de mailing para distribuição de releases e de sugestões de pauta; manutenção e atualização do Guia de Fontes; clipagem; apoio no atendimento à imprensa; atualização do mailing do Unile-se; apoio na seleção de materiais a serem inseridos no Unile-se; sondagem nas redes sociais para verificar possíveis pautas; sondagem nos órgãos oficiais do governo para verificação de pautas; pesquisa nos órgãos de imprensa para apuração de temas em destaque que podem vir a ser abordados em matérias institucionais.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Relações Internacionais e Integração

2. Mediação Cultural – Artes e Letras

3. História - Licenciatura

4. História - América Latina

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Agilidade, proatividade, criatividade, disciplina e entusiasmo. Capacidade de trabalhar tecnicamente redação e revisão gramatical em espanhol. Capacidade de redigir textos com a correta observação dos aspectos formais: acentuação, pontuação, clareza, coesão, coerência e concisão.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 28

 

Ensino de Estruturas no século XXI: Integração Digital

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Instituto Latino-Americano de Tecnologia,

Infraestrutura e Território

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Campus PTI, Bloco 01 Espaço 4 Sala 3

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Paulo Junges

paulo.junges@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

a) Criação, diagramação e identidade de canal no YouTube para disseminação de conteúdos relacionados à sub-área de Esturutras da Engenharia Civil;

b) Gravação e edição de vídeos com resolução de exercícios sobre as disciplinas de Mecânica Aplicada, Teoria das Estruturas e Resistência dos Materiais;

c) Cobertura de eventos relacionados à Engenharia Civil realizados em Foz do Iguaçu.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

Engenharia Civil de Infraestrutura

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

a) Domínio de ferramentas de gravação e edição de vídeos e imagens;

b) Conhecimento básico sobre os assuntos gravados;

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 29

 

MUSEOLOGIA SOCIAL NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU - ANO III: Levantamento, Inventário e Conservação dos Bens Culturais

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada:

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Parque Nacional do Iguaçu

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Pedro Louvain de Campos Oliveira

Pedro.oliveira@unila.edu.br

 

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Curadoria de Bens Arqueológicos do Parque Nacional do Iguaçu

- Acondicionamento dos fragmentos de cerâmica arqueológica;

- Catalogação dos restos arqueológicos encontrados dentro da unidade de conservação

- Documentação fotográfica dos mesmos

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Antropologia

2. Bacharel em História

3. Licenciatura em História

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Tendo em vista que se trata de bens arqueológicos do Povo Guarani, deseja-se que o estudante seja indígena guarani falante dessa língua e com conhecimento culturais guaranis.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 30

 

Parlamento Juvenil Mercosul

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: PROINT

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Gabinete da Pró-Reitoria bloco 4, espaço 4 sala 8

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Leila Yatim

relacoes.internacionais@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Atividades (12 horas semanais):

Participar das reuniões de orientação mensais, levantar e estudar os documentos Reunião Ordinária Especializada de Juventude (REJ), dar suporte a participação dos estudantes da UNILA no parlamento Juvenil do Mercosul, participar das oficinas de simulação do parlamento juvenil, elaborar questionário de demandas da juventude unileira nos seguintes eixos: trabalho decente, educação, transporte público, produção e acesso à cultura, diversidade, meio ambiente sustentável, saúde e voluntariado.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).(sugerir pelo menos três cursos de graduação)

1.Relações Internacionais e Integração

2. Mediação Cultural – Artes e Letras

3. Serviço Social

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Habilidade de conceituar assuntos internacionais bilaterais e multilaterais, comunicar pensamentos e ideias escrevendo de forma clara e concisa, domínio básico de design e comunicação nas redes sociais, auto-organização e priorização. Fluência em espanhol e português.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 31

 

Programa estudante embaixador do Mercosul

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: PROINT

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Gabinete da Pro-Reitoria bloco 4, espaço 4 sala 8

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Suellen Mayara Péres de Oliveira

pr.proint@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes

bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Atividades referentes aos próximos 12 meses com carga horária de 12 horas Participar das reuniões de orientação mensais, levantar e estudar os documentos do setor educacional e cultural do Mercosul, elaborar uma newsletters de notícias da integração regional bilíngue, dar suporte às atividades de receptivo das missões e visitas de cooperação técnica do Mercosul na UNILA, redigir atas das reuniões do Mercosul que a UNILA for parte, participar das formações em integração regional ministradas pela PROINT, receber e acompanhar estudantes e pesquisadores em visitas de cooperação técnica do Mercosul à UNILA.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1.Relações Internacionais e Integração

2. Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política na América Latina

3. Antropologia – Diversidade Cultural Latino Americana

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Habilidade de conceituar assuntos internacionais bilaterais e multilaterais, habilidade de ver conexões entre disciplinas, ideias e culturas, comunicar pensamentos e ideias escrevendo de forma clara e concisa, auto-organização e priorização. Fluência em espanhol e inglês.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 32

 

Panorama da Pós-Graduação da UNILA: desafios e perspectivas

 

1. Unidade acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: PRPPG

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Unila - Jardim Universitário Prédio Central Sala C214

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Regiane Cristina Tonatto

regiane.tonatto@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

Mapeamento de ingressos e egressos da Pós-Graduação da UNILA.

Mapeamento da trajetória de formação dos(as) estudantes de pós-graduação da UNILA.

Etapa 1. Mapeamento inicial de indicadores

a. Participação do(a) bolsista nas reuniões com secretários(as) e coordenadores(as) dos Programas de Pós-Graduação para conhecimento de indicadores específicos implementados e a implementar em cada programa.

b. Participação do(a) bolsista nas reuniões com a Associação de Pós Graduandos da UNILA.

Etapa 2. Obtenção de dados e estatísticas

a. O(A) bolsista deverá contribuir na obtenção de dados e estatísticas por meio da análise dos currículos lattes (Plataforma Lattes) de ingressos e egressos da Pós-Graduação da UNILA e dos(as) discentes em formação (pós-graduandos).

Observação: outras plataformas para a coleta de dados e estatísticas também poderão ser utilizadas nesta etapa, como a Plataforma Sucupira ou Plataformas das IES, além da Survey (pesquisa de opinião) que poderão ser implementadas pela PRPPG durante esse projeto.

Etapa 3. Atividades de apoio técnico-pedagógico aos(às) pós-graduandos(as)

Após o mapeamento inicial, conforme as demandas e necessidades observadas por cada programa, atividades de apoio técnico-pedagógico aos(às) pós-graduandos serão pensadas e ofertadas pela equipe técnica da PRPPG.

a. O(A) bolsista deverá prestar apoio na organização e na realização das atividades de apoio técnico-pedagógico que serão ofertadas aos(às) estudantes de Pós-Graduação.

Etapa 4. Mesa Redonda com o tema “Panorama da Pós-Graduação”

A mesa redonda sobre o tema tem como objetivo pensar os desafios e as perspectivas de

avaliação

a. O(A) bolsista deverá prestar apoio na organização e na realização da Mesa Redonda com o tema “Panorama da Pós-Graduação”. Previsão: segundo semestre de 2024.

Etapa 5. Proposta de um Guia de Avaliação da Pós-Graduação

Como forma de contribuir na discussão sobre o “balanço” tanto quantitativo quanto qualitativo da pós-graduação na UNILA e as formas de avaliar como instrumentos de aprendizado, no final deste projeto será apresentado uma Proposta de um Guia de Avaliação da Pós-Graduação.

 

a. O(A) bolsista deverá prestar apoio na construção do Guia.

b. O(A) bolsista deverá prestar apoio na organização da apresentação dos resultados deste projeto à Unidade PRPPG e à gestão da UNILA, junto a proposta de Guia de Avaliação da Pós-Graduação.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).(sugerir pelo menos três cursos de graduação)

1. Licenciatura ou Bacharelado em Geografia

2. Licenciatura em Matemática

3. Ciências Econômicas

4. Administração Pública e Políticas Públicas

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- pensamento crítico;

- autonomia;

- criatividade;

- maturidade;

- responsabilidade.

Competência em:

Espanhol, português ou outras línguas da região latino-americana, como Guarani, Quéchua, Aimará, Crioulo haitiano, entre outras.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 33

 

Laboratório de Práticas de Comunicação / Tradução Português-Espanhol

 

1. Unidade acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: SECOM - Secretaria de Comunicação Social da UNILA

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Campus Jardim Universitário

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Jacqueline Bohn Couto

jacqueline.couto@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

O presente plano contempla 01 (uma) bolsa para Tradução Português-Espanhol para desempenhar as seguintes funções:

- Tradução Português-Espanhol (01 bolsa): esta função desempenha tarefas de tradução de texto do português para o espanhol para materiais de divulgação científico-cultural da UNILA, nos diferentes canais da SECOM. Os materiais englobam peças publicitárias, comunicados, matérias jornalísticas, redação para mídias sociais e produtos audiovisuais.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a). (sugerir pelo menos três cursos de graduação)

1. Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras

2. Relações Internacionais e Integração

3. Mediação Cultural – Artes e Letras

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Agilidade, proatividade, criatividade, disciplina e entusiasmo, além de habilidades técnicas direcionadas à redação e revisão gramatical em língua espanhola.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 34

 

Labcom: laboratório de práticas de comunicação / criação e produção multimédia

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: SECOM - Secretaria de Comunicação Social da UNILA

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Jardim universitário

 

2. Dados do(a) responsável: Nome Completo: Marco Polo Gomes de Azevedo

marco.azevedo@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

O presente plano contempla 02 bolsas para produção em comunicação visual nas seguintes funções:

- Produção em Design Gráfico (01 bolsa): Criação e apoio na produção de peças de comunicação visual impressas e digitais (postagens para mídias sociais, layouts para site, peças para campanhas de comunicação).

- Produção Multimídia (01 bolsa): Criação e apoio na produção de conteúdos visuais e audiovisuais em múltiplas linguagens para as redes sociais da UNILA.

Apoio na difusão, programação e publicação de conteúdos científico-culturais da UNILA nas diferentes plataformas digitais da SECOM, incluindo a articulação com outros setores.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Cinema e audiovisual (Produção de Artes Gráficas e Produção de Audiovisual)

2. Mediação Cultural - Artes e Letras (Produção de Artes Gráficas e Produção de

Audiovisual)

3. Arquitetura e Urbanismo (Produção de Artes Gráficas e Produção de Audiovisual)

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- Produção de Design Gráfico:

Pessoa organizada e comunicativa com habilidade para gerenciar demandas urgentes, proatividade, criatividade, disciplina e entusiasmo pela área de comunicação social e artes.

Conhecimentos de softwares de artes gráficas (ex: Photoshop, Illustrator, Canva).

Apresentar portfólio de trabalhos em artes gráficas.

- Produção Multimídia:

Pessoa organizada e comunicativa com habilidade para gerenciar demandas urgentes, proatividade, criatividade, disciplina e entusiasmo pela área de comunicação social e artes. Domínio de técnicas de produção de textos. Conhecimentos de softwares de edição de imagens (ex: premiere, capcut, canva, etc). Apresentar portfólio de trabalhos realizados.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 35

 

Saúde e Autocuidado do Servidor

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está inculada: PROGEPE/DPVS

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Atividades Online e Presenciais campus JU (esporadicamente pode haver atividades nos demais campus da instituição)

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: LUIZ FELIPE BRUSCHI

felipebruschi@yahoo.com.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Diagnóstico institucional relacionado à percepção de saúde e hábitos de vida dos servidores;

- Estudo e análise epidemiológica das principais condições e agravos de saúde dos servidores;

- Diagnóstico institucional a fim de identificar as lacunas e necessidades institucionais relacionadas a ações de promoção à saúde do servidor;

- Concepção, planejamento e execução de campanhas voltadas ao autocuidado, prevenção e promoção da saúde do servidor;

- Avaliação de impacto das atividades promovidas;

- Confecção de relatórios e documentos institucionais que embasem ações futuras;

- Atendimentos supervisionados;

- Acolhimento supervisionado de servidores.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Medicina

2. Saúde Coletiva

3. Serviço social

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Habilidades desejadas:

- Capacidade de trabalhar em ambiente virtual;

- Capacidade de trabalhar em equipe;

- Comunicação verbal e não verbal;

- Pró-atividade, curiosidade, criatividade e flexibilidade;

- Autogerenciamento e gerenciamento do tempo;

- Domínio de ferramentas básicas para edição de texto, planilhas e apresentações;

- Construção e condução de palestras e apresentações;

- Busca de artigos científicos em bases de dados nacionais e internacionais.

Competência em outras línguas: Leitura e compreensão de textos acadêmicos e artigos científicos na língua Inglesa.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 36

 

Ações Culturais da Biblioteca Latino-Americana - BIUNILA

 

1. Unidade acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: BIUNILA Biblioteca Latino-Americana

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Biblioteca Latino-Americana em qualquer unidade, Exposições e Feiras que a Biunila participe

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Eloise Francine de Oliveira Guimarães

referencia.biunila@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Auxiliar a equipe da biblioteca na montagem e na manutenção das exposições nas bibliotecas:

- Pesquisar sobre as datas comemorativas e cultura dos países latino-americanos e caribenhos, propondo temas para as exposições literárias de forma mensal;

- Pesquisar e separar os materiais sobre o tema no acervo;

- Criar identificações e cartazes para a exposição, expondo o tema do mês;

- Participar dos eventos nos quais a biblioteca terá exposição. Por exemplo, feiras e eventos culturais.

- Outras atividades relacionadas com a parte cultural da biblioteca.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Mediação Cultural

2. Letras Espanhol e Português

3. Cinema e Audiovisual

4. História Licenciatura

5. História América Latina

6. Antropologia

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

- Proatividade para pesquisar sobre os assuntos específicos das exposições e acervos especiais;

- Conhecimentos em informática, inclusive no Canva para auxiliar nas artes para as mídias sociais da biblioteca;

- Organização, pontualidade, responsabilidade, comprometimento;

- Preferencialmente saiba espanhol.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 37

 

Levantamento etnobotânico de ervas litúrgicas em terreiros de religiões de Matriz Africana e Afrodígena-brasileira.

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e na Natureza (ILACVN) - Unila

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Unila, templos de Umbanda, terreiros/Ilês/barracões de Candomblé, bem como, quilombos e/ou aldeias indígenas.

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Samuel Henrique Kamphorst

samuelkampho@hotmail.com

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Revisão bibliográfica sobre ervas litúrgicas em religiões de matriz africana e Afro Indígenas-brasileiras

- Realizar entrevistas e/ou questionários com responsáveis pelos terreiros das religiões, para obter informações sobre cultivo, conservação e utilização das ervas em suas liturgias.

- Realizar uma comparação entre as funções e características científicas descobertas e as funções e características religiosas atribuídas a cada planta.

- Realizar a criação de um catálogo de ervas para compartilhar informações entre praticantes e simpatizantes das religiões.

- Realizar uma exposição para a comunidade acadêmica a fim de compartilhar os dados e conhecimentos obtidos nesse projeto.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a). (sugerir pelo menos três cursos de graduação)

1. Biotecnologia

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 38

 

Inserção da UNlLA no banco de dados da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Título: Divulgação Digital e inserção da UNILA no Base Nacional de Dados Espaciais

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILATIT

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: ILATIT – LABIPLAN – Sala do GEPLAN

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira

sergio.teixeira@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

As atividades dos bolsistas consistirão em organizar a inserção da UNILA no banco de dados da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) https://inde.gov.br/. Trata-se de uma iniciativa que já vem sendo promovida por meio da Pró-Reitoria de Extensão e que no atual momento pretende-se aprofundar e dar continuidade a transferência das bases espaciais produzidas nos diversos cursos da UNILA para a base nacional.

Por meio de articulação com o Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental da UNILA (GEPLAN) e utilizando da Infraestrutura do Futuro Laboratório Interdisciplinar de Planejamento (LABIPLAN), pretende-se fomentar e transferir os banco de dados georreferenciados da instituição para a base nacional, assim como aumentar o acesso e o status da UNILA no banco de Dados.

Além de promover as ações e dar publicidade para a produção de mapeamentos feito na UNILA à comunidade acadêmica brasileira, a ação visa promover a formação dos alunos na operação de softweres de Geoprocessamentos e operacionalização de sites que se relacionam com a comunidade de Foz do Iguaçu e do Brasil, tais como o UMAPAS https://divulga.unila.edu.br/umapas/ e o site do GEPLAN https://geplan.site/ .

Para o desenvolvimento da ação, pretende-se, inicialmente, contar com 4 bolsistas ou

mais. Tendo como meta:

1. Levantar os Bancos de dados da UNILA.

2. Organizar as possibilidades de transferência para a INDE.

3. Produção e tratamento de Dados.

4.Treinamento e organização de operacionalização de Sistemas de Informações

Geográficas (SIGs)

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE foi instituída pelo Decreto Nº 6.666 de 27/11/2008 com a seguinte definição:

Conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) é uma iniciativa que foi criada para integrar os dados geoespaciais existentes nas diversas instituições do governo brasileiro, harmonizando-os e proporcionando a sua disseminação e uso efetivo.

As informações geoespaciais existentes no Brasil encontram-se distribuídas entre várias instituições públicas e privadas. Anteriormente, os conjuntos de dados e informações eram encontrados de forma isolada, em diferentes formatos e padrões, nem sempre organizados, em sistemas que não interagiam entre si, servindo apenas aos objetivos daquele órgão que os adquiriu.

Essa situação dificultava sua utilização, gerando a redundância de esforços e investimentos na obtenção e na produção de informações. Para integrar e facilitar o acesso às informações geoespaciais, a INDE foi instituída pelo Decreto no 6.666, de 27/11/2008, tendo como principais objetivos:

• Promover o ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais; • Promover a utilização, na produção dos dados e informações geoespaciais pelos órgãos públicos de todos os níveis de governo, dos padrões e normas homologados pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR);

• Evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na obtenção de dados geoespaciais pelos órgãos da administração pública, por meio da divulgação de metadados relativos a esses dados disponíveis nas entidades e órgãos da administração pública; e

• Tornar o compartilhamento e a disseminação dos dados geoespaciais e seus metadados obrigatórios para todos os órgãos federais, e voluntários para os demais níveis de governo.

A disponibilização dessas informações se dá por meio do portal www.inde.gov.br. Por intermédio dele, o usuário acessa a informação de forma mais simples, ágil e integrada. No portal, são oferecidos serviços de acesso aos metadados não só do IBGE, mas também de outros produtores de informações cartográficas, além de visualizador de mapas. No processo de disponibilização dos dados através da INDE, os usuários podem acessar e conhecer as características das informações geoespaciais, originadas nos diversos órgãos produtores desse tipo de informação. A INDE fornece a base geoespacial para o cruzamento e a análise de informações, subsidiando a elaboração de políticas públicas tendo por base o território, ajudando a direcionar intervenções e gerando, assim, benefícios para os cidadãos, governo e empresas.

Definição

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE foi instituída pelo Decreto Nº 6.666

de 27/11/2008 com a seguinte definição:

Conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

Propósito

A INDE foi concebida com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais produzidos ou mantidos e geridos nas instituições de governo brasileiras, de modo que possam ser facilmente localizados, explorados em suas características e acessados para os mais variados fins por qualquer usuário com acesso à Internet.

A catalogação dos dados geoespaciais é feita mediante seus respectivos metadados pelos próprios produtores e/ou gestores dos dados.Objetivos

Conforme o Decreto 6.666/08, a INDE tem como principais objetivos:

Promover o adequado ordenamento na geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais; Promover a utilização, na produção dos dados geoespaciais pelos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal, dos padrões e normas homologados pela Comissão Nacional de Cartografia – CONCAR; e Evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na obtenção de dados geoespaciais, por meio da divulgação da documentação (metadados) dos dados disponíveis nas entidades e nos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal.

Plano de Ação

Para o planejamento das ações da INDE foi elaborado um instrumento norteador do projeto da implantação – o Plano de Ação da INDE – sob a coordenação de um comitê especializado da CONCAR, o Comitê de Planejamento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – CINDE, que reuniu 110 membros representantes de 26 organizações brasileiras, sendo 22 ligadas ao governo federal, três secretarias estaduais e uma universidade. O plano resultante foi homologado pela CONCAR e publicado em janeiro de 2010.

Quantidade de Alunos Pretendidos: 4 ou mais bolsistas

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Geografia (Bacharelado e Licenciatura)

2. Arquitetura e Urbanismo

3. Saúde Coletiva

4. Administração Pública e Políticas Públicas

5. Engenharia Civil de Infraestrutura

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

A)Manejamento de planilhas de Excel.

B)Interesse em aprender e/ou experiência em Softwares de Sistemas de Informações Geográficas – SIGs (Qgis – ArcGis).

C)Interesse em aprender e/ou experiência em organização de sites e redes sociais.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 39

 

Favelas.br no Cidade Nova: Centro de Memória e Arquivo Digital

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILAACH

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: Jardim Universitário e Associação de Moradores Cidade Nova

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Rodrigo Faustinoni Bonciani

rodrigo.bonciani@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

A(O) estudante vai compor uma equipe de trabalho que já desenvolve o projeto em Bubas, sob a orientação e participação dos professores Rodrigo Bonciani (História) e Cecilia Angileli (Arquitetura e Urbanismo). A liderança parceira na comunidade é a Maria Elza Mendes. As(os) estudantes envolvidas(os) no Favelas.br têm mostrado grande motivação de trabalho, que tem melhorado o aproveitamento acadêmico e a relação com a universidade.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. História

2. Mediação Cultural

3. Antropologia

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

A(O) estudante vai trabalhar em equipe na interface entre o projeto e a comunidade, com a orientação e participação dos professores Rodrigo Bonciani (História) e Cecilia Angileli (Arquitetura e Urbanismo). A participação no projeto inclui formação em curadoria social digital, formação de educadoras(es) e de técnicas de pesquisa. De tal forma, que a(o) estudante não precisa de conhecimentos prévios, mas de engajamento e interesse na realização das atividades, bem como habilidades relacionada ao trabalho em equipe.

 

 

PLANO DE ATIVIDADES 40

 

Tutoria às atividades do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Lingua(gem) e Interculturalidade

 

1. Unidade Acadêmica/Administrativa à qual a proposta está vinculada: ILAACH

Local(is) de Desenvolvimento das Atividades: UNILA – JU Sala 123-05 (NIELI)

 

2. Dados do(a) responsável:

Nome Completo: Natalia dos Santos Figueiredo

natalia.figueiredo@unila.edu.br

 

3. Atividades previstas: atividades a serem desenvolvidas pelos(as) estudantes bolsistas num período de 12 (doze) meses:

- Dar suporte à coordenação do NIELI em atividades como:

1) Colaborar na divulgação de ações do núcleo: cursos de extensão, exames de proficiência, eventos diversos; auxiliando os interessados no processo de inscrições e demais dúvidas pertinentes.

2) Oferecer tutoria presencial para sanar dúvidas quanto a inscrições em cursos e exames de proficiência: Celpe-bras e CELU. Prestar suporte durante a aplicação dos exames na instituição.

3) Auxiliar na organização de banco de dados de materiais do Programa Idiomas sem Fronteiras (e demais atividades de pesquisa e extensão que demande essa tarefa) para ampliar a divulgação das ações dentro da instituição e para a comunidade externa.

 

4. Cursos de graduação em que o(a) bolsista deverá estar matriculado(a).

1. Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE)

2. Mediação Cultural, Artes e Letras

3. demais cursos do ILAACH

 

5. Habilidades desejadas e/ou competência em outras línguas:

Desejável que o/a estudante tenha, além da competência linguística em português e espanhol, algum conhecimento de Francês (ou creoule), inglês e guaraní (opcional).


ANA PAULA OLIVEIRA SILVA DE FERNANDEZ


Edital nº 2/2024/Prae, com publicação no Boletim de Serviço nº 9, de 12 de Janeiro de 2024.