Boletim de Serviço nº 41, de 06 de Março de 2025
Publicado em: 06/03/2025
País |
É signatário da Convenção da Apostila de Haia?** |
Antígua e Barbuda |
Sim |
Argentina |
Sim |
Bahamas |
Sim |
Barbados |
Sim |
Belize |
Sim |
Bolívia |
Sim |
Chile |
Sim |
Colômbia |
Sim |
Costa Rica |
Sim |
Cuba |
Não |
Dominica |
Sim |
El Salvador |
Sim |
Equador |
Sim |
Granada |
Sim |
Guatemala |
Sim |
Guiana |
Sim |
Haiti |
Não |
Honduras |
Sim |
Jamaica |
Sim |
México |
Sim |
Nicarágua |
Sim |
Panamá |
Sim |
Paraguai |
Sim |
Peru |
Sim |
República Dominicana |
Sim |
Santa Lúcia |
Sim |
São Cristóvão e Nevis |
Sim |
São Vicente e Granadinas |
Sim |
Suriname |
Sim |
Trinidad e Tobago |
Sim |
Uruguai |
Sim |
Venezuela |
Sim |
* Candidatos nacionais dos países assinalados como sim, poderão apresentar o documento apostilado, conforme Convenção da Apostila de Haia.
ANEXO IV
DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
Lista prévia de documentos comprobatórios de vulnerabilidade socioeconômica a serem aceitos para a seleção dos candidatos para a modalidade de vagas de demanda social.
País |
Descrição de documentos |
Antígua e Barbuda |
1. People’s Benefit Programme; 2. Protecção Social no sector das Pescas e Aquicultura; 3. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Argentina |
Receber ou estar cadastrado: 1. Plan Potenciar Trabajo; 2. Programa Argentina Hace; 3. Programa Hogar; 4. Programa Jefas y Jefes de Hogar Desocupados; 5.Programa Federal Incluir Salud; 6. Programa Jóvenes Más y Mejor Trabajo; 7. Programa Monotributo Social; 8. Programa Plan Nacional de Primera Infancia; 9. Programa Plan Nacional de Protección Social; 10. Programa Asignación Universal por Hijo (AUH); 11. Programa Plan Nacional de Seguridad Alimentaria (PNSA); 12. Becas PROGRESAR (Programa de Respaldo a Estudiantes de Argentina (PROG.R.ES.AR); 13. Programa SUMAR; 14. Tarifa Social; 15. Seguro de Capacitación y Empleo - Subsídio Universal Infantil para Proteção Social (ANSES - Administração Nacional de Previdência Social); 16. Programa de Red de Seguridad Productiva (PRSP); 17. Red Integral de Protección Social para Niños y Jóvenes; 18. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Bahamas |
1. National Lunch Programme; 2. Food Assistance for Persons With Disabilities; 3. Assistance For Payment of Utilities; 4. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Belize |
1. Building Opportunities For Our Social Transformation Initiative; 2. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Bolívia |
1. Proyecto Plan Vida; 2. Bono Juancito Pinto; 3. Programa Bono Madre – Niño “Juana Azurduy”; 4. Red Solidariedad; 5. Programa Desnutrición Cero - Programa Multisectorial Desnutrición Cero - Fase II; 6. Bono Familia; 7. Renda Dignidade 8. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Chile |
1. Ficha de Protección Social (FPS); 2. Chile Solidario; 3. Pagamento Ético Familiar – famílias chefiadas por mulheres; 4. Cartola Hogar Registro Social de Hogares; 5. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Colômbia |
1. Jóvenes en acción; 2. Famílias en acción; 3. Programa "Colombia Mayor; 4. Familias en su tierra; 5. Programa ReSA (Red de Seguridad Alimentar); 6. Estrategia UNIDOS; 7. Ingreso Solidario; 8. Certificado SISBÉN; 9. Red Unidos; 10. Registro Único de Víctimas (RUV); 11. Declaração do governo sobre a condição indígena; 12. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 13. Declaração de Desplaziamento 14. Consejo Cultural Comunitario Margarita Hurtado Castillo de La Comunidad 15. Fundação Ximena 16. Víctima VIVANTO |
Costa Rica |
1. Avancemos; 2. Cuido y Desarrollo Infantil; 3. FIS (Ficha de Información Social); 4. SIPO (Sistema de Información de la Población Objetivo); 5. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 6. Instituto Mixto de Ayuda Social - SINIRUBE - Sistema Nacional de Informción de Registro Único de Beneficiários del Estado 7. Programa Hogares Conectados |
Cuba |
Benefícios em espécie, serviços e monetários através de Programas: 1. Sistema de Atenção à Família (SAF); 2. Trabalho social com mães solteiras; 3. Atendimento integral para crianças com desvantagem social; 4. Assistência social para pessoas com deficiência; 5. Lei 105/08 – art. 112 define os serviços sociais organizados territorialmente, segundo a sua complexidade e especificidade: (i) serviços sociais institucionais; 6. Programa Nacional de Serviços Sociais comunitários para o idoso; 7. Assistência Social a Domicílio (ASD); 8. Programa de cuidados para deficientes físicos; 9. Proteção às mães de crianças com deficiências graves; 10. Reparação de moradias - comprovar a aprovação em programas de apoio à reforma de moradias; 11. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 12. Informe Social de Trabalhadora Social 13. Bolsa Família e Comida Boa 14. Solicitação de Refúgio 15. Taller de Transformación Integral del Barrio |
Dominica |
1. Basic Needs Trust Fund; 2. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
El Salvador |
1. Comunidades Solidarias Rurales; 2. Programa Comunidades Solidarias Urbanas; 3. Programa de Apoyo Temporal al Ingreso; 4. Pensión Básica Universal; 5. Programa de agricultura familiar; 6. Acceso y mejoramiento de vivienda; 7. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Equador |
1. Bono de Desarollo Humano; 2. Bono de desarrollo humano con componente variable; 3. Pensión Mis Mejores Años; 4. Pensión para personas con discapacidad; 5. Pensión Toda Una Vida; 6. Bono Joaquín Gallegos Lara; 7. Cobertura de contingencias; 8. Bono por femicidio; 9. Bono de Contingencias; 10. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 11. Comprovação de condição Indígena de comunidades; |
Granada |
1. Support for Education, Empowerment and Development Programme; 2. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Guatemala |
1. Mi Bolsa seguro; 2. Mi Bono Seguro; 3. Comedores seguros; 4. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Haiti |
1. Ti Manman Cheri – QR Code válido ou assinatura e carimbo da direção; 2. Centre de Developpement D’enfants de Borel; 3. Association des Personns Hardicapees Pour la Promotion du Sport; 4. Organizasyon Nasyonal Entere Mas Yo - Cadastro no Ministério de Assuntos sociais; 5. OEDH Organisation pour l'Encadrement des Demunis d'Haiti; 6. Caisse D’Assistance Sociale; 7. Repatriados atestados pelos órgãos públicos (prefeitura/câmara de vereadores); 8. Orphelinat Timoun Demen Children of Tomorrow Orphanage; 9. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 10. SOS Villages d’enfants; 11. Centre de Support aux Personnes Handicapées 12. SOLAMIF – Solidariedade pela vida das Mulheres 13. Comprovar Visto Humanitário ou Refúgio no Brasil; 14. Beneficiário do Auxílio Brasil (Cartão Bolsa Família), nos casos dos residentes no Brasil com outros tipos de visto; 15. Maison Fortuné Orphanage 16. Bolsa de Estudo em Liceo; 17. Solidarités Internacional 18.Fond's - Haiti 19.MY LIFE SPEAKS |
Honduras |
1. Vida Mejor; 2. Registro único de participantes; 3. Programa de Asignación Familiar (PRAF); 4. Programa Presidencial de Salud, Educación y Nutrición denominado Bono 10,000; 5. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 6. Apoyo Económico Alimentante - Programa Superate - Bono Familiar Navideño - Programa Superate 7. Progressando con Solidariedad |
Jamaica |
1. Programme of Advancement Through Health and Education; 2. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
México |
1. Programa de Atención a Jornaleros Agrícolas; 2. Programa Seguro de Vida para Jefas de Familia; 3. Próspera; 4. Oportunidades; 5. Cruzada contra a fome; 6. Programa de Pensões para o Bem-estar das Pessoas Idosas; 7. Programa de Pensões para o Bem-estar das Pessoas com deficiência Permanente; 8. Programa de apoio ao bem-estar dos filhos de mães trabalhadoras; 9. Programa Nacional de bolsas de estudo Benito Juárez para o bem-estar; 10. Jovens Construindo o Futuro; 11. Semeando a Vida; 12. Programa para o Bem-estar das pessoas em Situação de Emergência Social ou Natural; 13. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Nicarágua |
1. Amor para los más chiquit@s (proteção da infância); 2. Todos con voz (pessoas com necessidades especiais); 3. Usura Cero (microcrédito a pequenas empreendedoras); 4. Programa productivo alimentario (combate à fome e à pobreza rural); 5. Programa patio saludable e Programa integral de nutrición escolar (segurança alimentar); 6. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Paraguai |
1. Receber ou estar cadastrado no programa Tekoporã; 2. Programa Ñopytyvô; 3. Programa Pytyvõ; 4. Escuela Taller de Asunción; 5. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 6.Constância de Registro Social de Hogares - Ministério de Desenvolvimento Social 7.Declarações de Secretarias municipais ou prefeituras sobre acesso a programas sociais ou benefícios 8.Declaração Indígena 9.Centro de estudos Paraguaios Pd Antonio Guasch - declaração de vulnerabilidade |
Peru |
1. Classificação SISFOH (Sistema de Focalización de Hogares) – Classificação de pobreza ou pobreza extrema, según el Sistema de Focalización de Hogares (Sisfoh); 2. Estar cadastrado no Programa Red JUNTOS (Programa Nacional de Apoyo Directo a los más pobres); 3. Qali Warma; 4. Pension 65; 5. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 6. Beneficio del Programa Contigo; 7. Bono 600; 8.Declaração Indígena; 9.Declaração do poder público sobre a condição de pobreza; 10.La Beca Conectemos da ICPNA; |
República Dominicana |
1. Progresando con Solidariedad; 2. Estar cadastrado no Censo del Sistema Único de Beneficiários (SIUBEN); 3. Fundación Bienestar en Acción – FBA; 4. Aliméntate - anterior Comer es Primero (CEP); 5. Aprende - anterior Incentivo a la Asistencia Escolar (ILAE); 6. Bono Gas Hogar (BGH); 7. Bono Luz; 8. Programa Protección a la Vejez en Pobreza Extrema (PROVEE); 9. Programa Vivienda Familia Feliz (PNVFF); 10. Programa Piloto Transformando mi país; 11. Oportunidad 14-24; 12. Programa de entrega de dispositivos de apoyo a Personas con Discapacidad; 13. Dominicana Digna (CD); 14. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 15.FUDCI - Fundação Dominicana de Cegos 16 - PROGRAMA SUPERATE NA REPUBLICA DOMINICANA |
São Vicente e Granadinas |
1. Nutrition Support Programme; 2. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Uruguai |
1. Tarjeta Uruguay Social; 2. Asignaciones Familiares Plan de Equidad (AFAM PE); 3. Accesos; 4. Canasta para Celíacos; 5. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; |
Venezuela |
1. Gran Misión Hijas e Hijos de Venezuela; 2. Comités Locales de Abastecimiento y Producción (CLAP); 3. Pedido de Refúgio no Brasil e Visto Humanitário; 4. Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; 5.Programa Carnet de La Patria; 6.Programas Bolsa família e Comida Boa; 7.Declarações dos Conselhos Comunais sobre estado de Vulnerabilidade. |
* Para os países não elencados poderão ser apresentados documentos que comprovem sua condição de vulnerabilidade socioeconômica, os quais serão analisados pela Banca de Seleção, sendo facultado à UNILA sua aceitação ou não.
** Demais documentos que não apareceram nesta lista poderão ser apresentados e analisados pela Banca de Seleção, sendo facultado à UNILA sua aceitação ou não.
*** Os documentos e declarações devem ser apresentados em formato PDF, sem rasuras, com o número de cadastro ou registro da instituição naquele país, assinatura e carimbo das instituições ou QR Code possível de leitura. Caso apresentem características suspeitas não serão aceitos pela Banca avaliadora.
ANEXO V
CRONOGRAMA
ETAPA |
DATAS OU PERÍODOS* |
Publicação do Edital |
06/03/2025 |
Inscrições do Processo Seletivo Internacional (PSI) |
06/03/2025 a 24/06/2025 |
Alteração de inscrição no PSI |
16/08/2025 a 24/08/2025 |
Publicação da homologação provisória das inscrições no PSI |
27/08/2025 |
Período de recurso sobre homologação provisória das inscrições e sobre a modalidade de concorrência (demanda social/demanda geral) no PSI |
27/08/2025 a 31/08/2025 |
Publicação do resultado do recurso de homologação provisória das inscrições no PSI |
05/09/2025 |
Publicação da homologação final das inscrições |
05/09/2025 |
Publicação da classificação geral provisória do PSI |
03/10/2025 |
Período de recurso sobre a classificação geral provisória do PSI |
03/10/2025 a 07/10/2025 |
Publicação do resultado do recurso sobre a classificação geral provisória do PSI |
21/10/2025 |
Publicação da classificação final geral do PSI |
21/10/2025 |
Publicação da primeira convocação de selecionados do PSI |
24/10/2025 |
Confirmação da primeira convocação de selecionados do PSI |
24/10/2025 a 28/10/2025 |
Publicação da segunda convocação de selecionados do PSI |
30/10/2025 |
Confirmação da segunda convocação de selecionados do PSI |
30/10/2025 a 04/11/2025 |
Publicação da terceira convocação de selecionados do PSI |
6/11/2025 |
Confirmação da terceira convocação de selecionados do PSI |
06/11/2025 a 09/11/2025 |
Publicação da quarta convocação de selecionados do PSI |
13/11/2025 |
Confirmação da quarta convocação de selecionados do PSI |
13/11/2025 a 16/11/2025 |
Publicação do resultado final do PSI |
27/11/2025 |
Publicação do Edital de Convocação para Pré-Cadastro online |
Previsão: 15/12/2025 |
Etapa de Pré-Cadastro no SIGAA |
Previsão: 16/12/2025 a 18/01/2026 |
Previsão de Início das aulas |
Previsão: 09/03/2026 |
(*) O cronograma poderá sofrer alterações.
(**) Todos os prazos se encerram as 23:59 do horário de Brasília.
ANEXO VI
CURSOS, TURNO, DURAÇÃO E VAGAS POR CURSO
Cursos |
Turno |
Anos* |
Vagas |
Bacharelado |
|||
Administração Pública e Políticas Públicas |
Noturno |
5 |
Até 17 |
Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana |
Vespertino |
4 |
Até 17 |
Arquitetura e Urbanismo |
Integral |
5 |
Até 9 |
Biotecnologia |
Integral |
5 |
Até 17 |
Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade |
Integral |
5 |
Até 17 |
Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento |
Integral |
4 |
Até 17 |
Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina |
Vespertino |
4 |
Até 17 |
Cinema e Audiovisual |
Integral |
4 |
Até 17 |
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar |
Vespertino |
4 |
Até 17 |
Engenharia Civil de Infraestrutura |
Integral |
5 |
Até 17 |
Engenharia de Energia |
Integral |
5 |
Até 17 |
Engenharia Física |
Integral |
5 |
Até 17 |
Engenharia de Materiais |
Integral |
5 |
Até 17 |
Engenharia Química |
Integral |
5 |
Até 17 |
Geografia |
Vespertino |
4 |
Até 17 |
História – América Latina |
Noturno |
4 |
Até 17 |
Mediação Cultural – Artes e Letras |
Matutino |
4 |
Até 17 |
Medicina |
Integral |
6 |
Até 22 |
Música |
Integral |
4 |
Até 7 |
Relações Internacionais e Integração |
Matutino |
4 |
Até 17 |
Saúde Coletiva |
Matutino |
5 |
Até 17 |
Serviço Social |
Noturno |
5 |
Até 17 |
Licenciatura |
|||
Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química |
Noturno |
4 |
Até 17 |
Filosofia |
Noturno |
5 |
Até 17 |
Geografia |
Noturno |
4 |
Até 17 |
História |
Noturno |
4 |
Até 17 |
Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras |
Noturno |
5 |
Até 17 |
Matemática |
Noturno |
5 |
Até 17 |
Química |
Noturno |
5 |
Até 17 |
(*) Tempo mínimo de integralização do curso em anos.
ANEXO VII
DISCIPLINAS CORRELATAS AOS CURSOS
CURSOS DE BACHARELADO |
|
CURSO |
DISCIPLINAS CORRELATAS AO ENSINO MÉDIO |
Administração Pública e Políticas Públicas |
Geografia – Espanhol – História – Português – Matemática |
Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana |
Filosofia – Sociologia |
Arquitetura e Urbanismo |
História – Matemática |
Biotecnologia |
Biologia – Química – Matemática |
Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade |
Biologia – Química – Matemática |
Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento |
Espanhol – História – Matemática – Português |
Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina |
Filosofia – Sociologia |
Cinema e Audiovisual |
Espanhol – Português |
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar |
Geografia – Biologia |
Engenharia Civil de Infraestrutura |
Física – Matemática |
Engenharia de Energia |
Física – Matemática |
Engenharia Física |
Química – Física – Matemática |
Engenharia de Materiais |
Química – Física – Matemática |
Engenharia Química |
Química – Física – Matemática |
Geografia |
Geografia – História – Sociologia |
História – América Latina |
Geografia – História – Sociologia |
Mediação Cultural – Artes e Letras |
Espanhol – Português |
Medicina |
Biologia – Química – Física |
Música |
Espanhol – História – Sociologia – Música – Artes |
Relações Internacionais e Integração |
Geografia – História – Sociologia |
Saúde Coletiva |
Biologia – Química – Sociologia |
Serviço Social |
Filosofia – Sociologia – História |
LICENCIATURAS |
|
Curso |
Disciplinas correlatas |
Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química |
Biologia – Química – Física – Matemática |
Filosofia |
Filosofia – História – Sociologia |
Geografia |
Geografia – História – Sociologia |
História |
Historia – Ciências Sociais – Geografia. |
Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras |
Espanhol – Português |
Matemática |
Química – Física – Matemática |
Química |
Química – Física – Matemática |
ANEXO VIII
ENSINO MÉDIO E ESCALA DE NOTAS EQUIVALENTE
Tabela 1. Lista de países, nacionalidades, número de anos equivalente ao ensino médio do Brasil.
Nº |
País |
Secundário* |
Equivalência de Notas |
1 |
Argentina (Ley 24.195 de 1993) |
1º, 2º, 3º, 4º e, 5º secundário (Antigo) |
0-10 |
Argentina (Ley 26.206 de 2006) |
1º, 2º e 3º año de Educación Polimodal /1º, 2º e 3º año de Educación Técnica |
||
1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7.ª año de Educación Técnico 1º, 2º, 3º, 4º, 5º de Educación Técnico 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º Educación Secundaria (Bachiller) |
|||
2 |
Belize (Education and Training Act 2010) |
1º, 2º, 3º e 4º año de Educación Secundaria - (General), (Tecnológica o Vocacional) |
0 - 100 |
3 |
Bolívia (Ley 1565 de 1994) |
1º, 2º; 3º e 4º del Nível Secundário |
0-70 0-100 |
Bolívia (Ley 070 de 2010 |
1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Educación Secundaria Comunitaria Productiva |
||
4 |
Chile (Ley 20370 de 2009) |
1º, 2º, 3º e 4º de Educación Media / Humanístico Científica ou Técnico-Profissional |
0-70 |
5 |
Colômbia (Ley 115 de 1994) |
10 e 11º grado de Educación Media |
0-5 0-10 Conceito |
Ciclo V e Ciclo VI – ensino médio – noturno EJA |
|||
1002 e 1102 de Educación Media |
|||
6 |
Costa Rica (Ley de Educación Nacional 2160 actualizada en 2001) |
7º, 8º, 9º año de Educación Secundaria – Tercer Ciclo 1º y 2º o 10º e 11 º grado Educación Secundaria – Diversificada (rama académica o artística) |
0-100 |
7º, 8º, 9º año de Educación Secundaria - Tercer Ciclo 1º, 2º y 3 º o 10º, 11 º y 12º año de Educación Secundaria - Diversificada (rama técnica) EJA Nível III (Ciclo III) |
|||
7 |
Cuba |
4º (10º), 5º (11º) y 6º (12º) grado Educación Média |
0-100 |
4º(10º) y 5º(11º) grado Educación Média |
|||
6º ó 7º grado (Educación Tecnológica) |
|||
4 (10º), 5(11º), 6º ó 7º (Educación Tecnológica) |
|||
7º(1º), 8º(2º) y 9º(3º) Educación Técnico Médio |
|||
9º, 10º, 11º y 12º. de Preuniversitario 10º, 11º y 12º. de Preuniversitario |
|||
8 |
El Salvador (Ley 917 de 1996 actualizada 2005) |
1º y 2º educación media (ciclo diversificado) |
0-10 |
1º, 2º y 3º educación media (Bach. Técnico Vocacional) |
|||
9 |
Ecuador (Ley 127 de 1983) |
1º, 2º e 3º año de Bachillerato |
0-10 0-20 |
10 |
Guatemala (Decreto 12-91 de 1991) |
1º e 2º Bachillerato |
0-100 |
1º, 2º, 3º año de Educación Media - Nivel Básico 1º, 2º y 3º año de Educación Media - Nivel Diversificado (Formación profesional) |
|||
11 |
Guiana |
Lycée - seconde, première e terminale Ciclo Superior – 4º e 5º ano do ensino secundário Baccalauréat – BAC – exame nacional do ensino médio |
Escala de Notas de 0 a 20 0 a 4: Fraco 5 a 9: Insuficiente 10 a 11: Suficiente 12 a 13: Bom 14 a 15: Muito Bom 16 a 20: Excelente |
12 |
Haiti |
Rétho + Philo OU Bac Unique OU Rhéto + Section (A, B, C ou D) NSIII, Rhéto ou Secondarie III + Philo ou Section (A, B, C ou D) |
0-1400 0-1700 |
13 |
Honduras (Ley Orgánica de Educación de 1966) |
1º y 2º ciclo diversificado (bachillerato) I e II Curso de Bachillerato 10º e 11º de Bachillerato 10, 11, 12 Grados Bachillerato (técnico)1º, 2º y 3º año de Ciclo Diversificado(MP, PM, CP) PRIMEIRO CICLO– 1º GRADO E 2º GRADO/ SEGUNDO CICLO – PRIMEIRO GRADO E SEGUNDO GRADO – Bachillerato em Modalidade Geral |
0-100 |
14 |
México (Ley General de Educación 1993 reformada en 2018) |
1º, 2º e 3º año de Bachillerato |
0-10 0-100 |
15 |
Nicaragua (Ley Nacional de Educación 582 de 2006) |
1º, 2º y 3º año de Educación Media - Ciclo Diversificado (Educación Técnica o Formación Docente) |
0-100 |
1º y 2º ciclo diversificado (bachillerato) |
|||
4º y 5º ciclo diversificado (bachillerato) |
|||
10º y 11º ciclo diversificado (bachillerato) |
|||
16 |
Panamá (Ley 47-1946 modificada en 1995) |
10º, 11º e 12º Educación Media1, 2 y 3 ciclo secundario (bachillerato) 4º 5º e 6º/ 10º y 11º de Bachillerato – (Colegio Javier) |
0-5 |
17 |
Paraguay (Ley 1264 de 1998) |
1º, 2º e 3º Educação média (Atual) EJA – 4 Semestres OU 2 Años |
0-5 |
4º, 5º e 6º Bachillerato (Antigo) |
|||
18 |
Perú (Ley 28044 de 2003) |
1º, 2º, 3º, 4º e 5º grado de Educación Secundaria (Secundária Alta) |
0-20 |
19 |
República Dominicana (Ley Orgánica de Ed. 66 de 1997) |
1º, 2º, 3º e 4º Educación Media 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º grado Educación Media Técnica |
0-100 |
20 |
Suriname |
9º, 10º, 11º e 12º |
Escala de notas A a F |
21 |
Uruguay (Ley General de Educación 18.437 de 2009) |
1º, 2º y 3º del Bachillerato de Educación Media 4º, 5º e 6º C. Bachillerato |
0-12 |
22 |
Venezuela (Ley 2635 de 1980) |
1º y 2º grado de Educacion Media Gral./ Ed. Media Diversificada y Profesional |
0 - 20 |
5º y 6º grado Bachillerato |
|||
1º, 2º y 3º técnico médio |
|||
2º y 3º grado de Educacion Media Gral. |
|||
Venezuela (programa Escuelas Bolivarianas y Proyecto Simoncito 2004) |
1º, 2º, 3º 4º y 5º Liceo Bolivariano |
||
Venezuela (Ley Orgánica de Educación de 2009 |
1º, 2º, 3º Año de Educación Media General e 4º, 5º Año de Educación Media General y/o Educación Media Técnica |
* Número de anos da educação secundaria equivalente ao ensino médio brasileiro.
ANEXO IX
FORMULÁRIO DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS
Eu,_____________________________________________________________________________, ____________________ (nacionalidade), portador/a do documento __________________________, desejo impetrar recurso, pelos fatos e fundamentos expostos a seguir:
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____________________________, _____/______/_________.
(Local) (Data)
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Assinatura Candidato
SUELLEN MAYARA PERES DE OLIVEIRA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
PORTARIA Nº 5, DE 06 DE MARÇO DE 2025
Designa os(as) membros(as) para compor a Comissão de Atividades Extensionistas do Programa de Pós-Graduação em História – PPGHIS.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designada pela Portaria UNILA n° 559/2024/GR, publicada no Boletim de Serviço n° 216, de 02 de dezembro de 2024, e no DOU no 231, s. 2, p. 31, em 02 de dezembro de 2024, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO o disposto na Portaria n° 35/2022/ILAACH, publicada no Boletim de Serviço n° 190, de 19 de Outubro de 2022, o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em História, e o que consta no processo administrativo n° 23422.004820/2025-71. RESOLVE:
Art. 1º Designar os(as) seguintes membros(as) para compor a Comissão de Atividades Extensionistas do Programa de Pós-Graduação em História.
I - Carla Daniela Rabelo Rodrigues, SIAPE 1234773, Professora do Magistério Superior;
II - Carola Gabriela Sepulveda Vasquez, SIAPE 1250524, Professora do Magistério Superior;
III -Tiago Costa Sanches, SIAPE 1225552, Professor do Magistério Superior.
Art. 2º São atribuições da referida comissão:
I - Propor ações que possam fomentar atividades de extensão promovidas pelo PPGHIS;
II - Realizar estudos e propor atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade;
III - Buscar parcerias para o desenvolvimento de ações de extensão com outros PPGs da Unila;
Art. 3º O mandato dos(as) membros(as) designados por esta Portaria será de 1(um) ano, a partir da sua publicação.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço.
ROSANGELA DE JESUS SILVA