Boletim de Serviço nº 36, de 22 de Fevereiro de 2022

Publicado em: 22/02/2022


INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA



PORTARIA Nº 4, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2022



Institui e designa os membros da Comissão de Bolsas de Estudo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Literatura Comparada (PPGLC).


A DIRETORA DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA, nomeada pela Portaria nº 282/2021/GR, de 22 de julho de 2021, publicada no Boletim de Serviço nº 61, de 27 de julho de 2021, no uso das atribuições legais, considerando: a delegação de competência conferida pela Portaria nº 275/2020/GR, publicada no Boletim de Serviço nº 73, de 21 de agosto de 2020; a Portaria nº 18/2021/PRPPG, publicada no Boletim de Serviço nº 40, de 21 de maio de 2021; e o que consta no processo nº 23422.003269/2022-34,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º  Instituir a Comissão de Bolsas de Estudo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Literatura Comparada (PPGLC).


Art. 2º  Designar os membros para constituírem a Comissão de Bolsas de Estudo do PPGLC, nos termos da Portaria nº 18/2021/PRPPG:

I - Representantes do corpo docente::

a)  DEBORA COTA, SIAPE 1344118, Coordenadora;
b)  DINALDO SEPULVEDA ALMENDRA FILHO, SIAPE 2086741;
c) ANDREA CIACCHI, SIAPE 1242801.

II - Representantes do corpo discente:

a)  JOSE LUCIANO DA COSTA JUNIOR, Matrícula 2020101000012746.

 

Art. 3º  As atribuições e funções estão dispostas no art. 30 da Portaria nº 18/2021/PRPPG.
 

Art. 4º  Esta Portaria entrará em vigor em 1º de março de 2022, nos termos do art. 4º do Decreto n. 10.139, de 28 de novembro de 2019.


ANGELA MARIA DE SOUZA




INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA



PORTARIA Nº 3, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2022



Institui e designa os membros da Comissão de Bolsas de Estudo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGHIS).


A DIRETORA DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA, nomeada pela Portaria nº 282/2021/GR, de 22 de julho de 2021, publicada no Boletim de Serviço nº 61, de 27 de julho de 2021, no uso das atribuições legais, considerando: a delegação de competência conferida pela Portaria nº 275/2020/GR, publicada no Boletim de Serviço nº 73, de 21 de agosto de 2020; a Portaria nº 18/2021/PRPPG, publicada no Boletim de Serviço nº 40, de 21 de maio de 2021; e o que consta no processo nº 23422.002314/2022-17,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º  Instituir a Comissão de Bolsas de Estudo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGHIS).


Art. 2º  Designar os membros para constituírem a Comissão de Bolsas de Estudo do PPGHIS, nos termos da Portaria nº 18/2021/PRPPG:

I - Representantes do corpo docente::

a)  HERNAN VENEGAS MARCELO, SIAPE 192696;

b)  PAULO RENATO DA SILVA, SIAPE 1637878.

II - Representantes do corpo discente:

a)  GABRIEL ANTONIO BUTZEN, SIAPE , matrícula 2020201000000020;

b)  ALINE DOMINGOS CORREA,matrícula 2019201000002117.

 

Art. 3º  As atribuições e funções estão dispostas no art. 30 da Portaria nº 18/2021/PRPPG.
 

Art. 4º  Esta Portaria entrará em vigor em 1º de março de 2022, nos termos do art. 4º do Decreto n. 10.139, de 28 de novembro de 2019.


ANGELA MARIA DE SOUZA




GABINETE DA REITORIA



PORTARIA Nº 48, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2022



Homologa o resultado final do estágio probatório da servidora Ana Paula Domingos Baladeli, Professora do Magistério Superior.


O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, no uso de suas atribuições legais, de acordo com os Arts. 20 e 21 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; a Resolução nº 3/2014/Consun; e o que consta no Processo nº 23422.022058/2021-44, resolve:

Art. 1º Homologar, a partir de 16 de janeiro de 2022, o resultado final do estágio probatório da servidora ANA PAULA DOMINGOS BALADELI, Professora do Magistério Superior, Siape nº 1065854, aprovada no estágio probatório.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço.

 


GLEISSON ALISSON PEREIRA DE BRITO




GABINETE DA REITORIA



PORTARIA Nº 44, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2022



Concede redução de jornada de trabalho à servidora FRANCIELLE LAUXEN, Assistente em administração


O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, no uso de suas atribuições legais, de acordo com a Medida Provisória nº 2.174-28, de 24 de agosto de 2001; a Portaria nº 8/2011/GR; e o que consta no Processo nº 23422.001856/2022- 64, resolve:

Art. 1º Conceder redução de jornada de trabalho, a partir de 7 de março de 2022, com remuneração proporcional, de 8 (oito) horas diárias e (40) quarenta horas semanais, para (6) seis horas diárias e (30) trinta horas semanais à servidora FRANCIELLE LAUXEN, Assistente em administração, Siape nº 2144059.

Art. 2º Conceder reversão de jornada de trabalho, a partir de 24 de junho de 2022, com remuneração proporcional, de 6 (seis) horas diárias e (30) trinta horas semanais, para (8) oito horas diárias e (40) quarenta horas semanais à servidora FRANCIELLE LAUXEN, Assistente em administração, Siape nº 2144059.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço

 


GLEISSON ALISSON PEREIRA DE BRITO




COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO



RETIFICAÇÃO


Na Resolução nº 2/2022/Cosuen, publicada no Boletim de Serviço nº 32, de 16 de fevereiro de 2022.

Onde se lê:
Art. 17. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço, considerando a urgência justificada no expediente administrativo, nos termos do Art. 4º do Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019.

Leia-se:
Art. 17. Ficando revogadas a Resolução nº 013/2013 do Conselho Superior Deliberativo Pro Tempore e a Resolução n° 022/2013 do Conselho Universitário.
Art. 18. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço, considerando a urgência justificada no expediente administrativo, nos termos do Art. 4º do Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019.




PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS



EDITAL Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2022



PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS ESPECIAIS – SEMESTRE 2022-1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS  LATINO-AMERICANOS


A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designada pela Portaria nº 7/2022/GR, publicada no boletim de serviço nº 8 de 12 de janeiro de 2022 e no Diário Oficial da União nº 8 – seção 2 – de 12 de janeiro de 2022, no uso de suas atribuições, torna público, pelo presente edital, o processo de seleção de alunos especiais para o primeiro semestre de 2022 do Mestrado Interdisciplinar em Estudos LatinoAmericanos (PPGIELA), em estrita observância às normas estabelecidas neste edital e na legislação vigente.

 

DAS INSCRIÇÕES

 

O período para inscrições será de 22 de fevereiro de 2022 a 06 de março de 2022 (até as 23h59, horário de Brasília). As inscrições serão realizadas unicamente via eletrônica através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA que pode ser acessado através do link (https://sig.unila.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p- stricto).

 

Sob hipótese alguma serão aceitas inscrições realizadas por quaisquer outros meios que não sejam via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 

Ao término das inscrições, o(a) candidato(a) receberá um comprovante, que valerá como confirmação de inscrição no processo seletivo.

 

Será homologada, até o dia 08 de março de 2022, a inscrição de candidatos(as) a aluno(a) especial os(as) portadores(as) de diploma em curso de graduação devidamente reconhecido no país de obtenção, os(as) candidatos que atendam ao disposto no item 1.6 e que tenham apresentado a documentação constante no item 1.9 deste edital.

 

O(a) candidato(a) poderá inscrever-se em somente 01 (uma) disciplina.

 

A participação dos(as) alunos(as) especiais fica limitada até 2 (duas) disciplinas optativas no PPGIELA, consecutivas ou não. Caso o(a) candidato(a) já tenha cursado 02 (duas) disciplinas no programa na qualidade de aluno(a) especial, terá sua inscrição indeferida.

 

Uma vez que a inscrição seja realizada, a mesma não poderá ser corrigida ou refeita, inclusive não sendo permitida a troca da disciplina pretendida. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) certificar-se, antes de finalizar sua inscrição, de que a mesma atende integralmente o edital.

 

O PPGIELA não se responsabiliza pelas inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como em função de outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados da inscrição para o SIGAA da UNILA.

 

Para a inscrição, são necessários os documentos abaixo que deverão ser anexados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) em seus respectivos campos indicados no sistema, em formato PDF com tamanho máximo de 15 Mb:

 

  1. Cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior (frente e verso em PDF único).

  2. Cópia do histórico escolar integral da graduação (todas as folhas, em PDF único).

  3. Cópia do RG, RNE, DNI ou Passaporte (frente e verso em PDF único).

  4. Curriculum Vitae atualizado (candidatos(as) brasileiros(as) devem, obrigatoriamente, apresentar o Currículo Lattes) (todas as folhas, em PDF único).

 

1.9.1 Além da documentação acima a ser apresentada, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição constante no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA.

 

1.9.2 O(A) candidato(a) deverá produzir, em campo específico no formulário online de inscrições no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA, uma justificativa circunstanciada para cursar a disciplina escolhida com limite máximo de 9999 caracteres.

 

1.9.3 No sistema de inscrições também deverá ser marcada a disciplina escolhida pelo(a) candidato(a).

 

1.9.4 Cada campo de upload no sistema de inscrição comporta apenas 1 (um) arquivo PDF. Havendo necessidade de incluir mais de um arquivo PDF no campo, o(a) candidato(a) deverá juntar todos os PDFs em apenas um PDF único.

 

DAS VAGAS OFERECIDAS

 

Abaixo encontram-se as disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2022 com suas respectivas informações:

 

Disciplina: HISTÓRIA DA MÚSICA NA AMÉRICA LATINA

Docentes: Dra. Analía Chernavsky

Dia e horário: Quarta-feira – 14h00 as 18h00

Número de vagas: 02

 

Disciplina: CONSTRUÇÕES POÉTICAS DO REAL

Docentes: Dra. Diana Araujo Pereira e Dr. Bruno López Petzoldt

Dia e horário: Quinta-feira – 08h30 as 12h30

Número de vagas: 05

 

2.2 As ementas e bibliografias das disciplinas acima encontram-se disponíveis na página web do PPGIELA (https://portal.unila.edu.br/mestrado/iela/disciplinas-1/disciplinas).

 

2.3 O PPGIELA reserva-se no direito de alterar dia e horário das disciplinas elencadas no item por motivos de força maior do próprio programa ou por solicitação da instituição.

 

2.4 As disciplinas serão realizadas em formato remoto em virtude do regime remoto do PPGIELA durante o semestre 2022-1, mas estas poderão contar com momentos práticos presenciais a partir da programação de cada docente.

 

DA SELEÇÃO

 

O(s) professor(es) responsável(eis) pela disciplina escolhida pelo(a) candidato(a), avaliará(ão) a justificativa circunstanciada apresentada (nota de 0 a 10), assim como o currículo e o histórico escolar do candidato, sobretudo no que se refere às competências do postulante e à adequação entre a disciplina e o currículo avaliado (nota de 0 a 10).

 

A média final do(a) candidato(a) será a média simples das duas notas pontuadas.

 

O preenchimento de todas as vagas disponíveis em cada disciplina não é obrigatório.

 

A inscrição, a matrícula administrativa e o curso são totalmente gratuitos.

 

 

4. DOS RECURSOS

 

4.1 Os recursos poderão ser encaminhados após a divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

 

4.2 O(a) candidato(a) deverá encaminhar a interpelação por escrito (em formulário próprio disponibilizado no ANEXO I deste edital) e enviá-lo para o e-mail secretaria.ppgiela@unila.edu.br nos períodos constantes no cronograma deste edital.

 

5. DO RESULTADO DOS RECURSOS E DO RESULTADO FINAL

 

5.1 O resultado dos recursos e o resultado final do processo seletivo serão divulgados de acordo com o cronograma presente neste edital no Portal de Editais da UNILA. No caso de indeferimento do recurso, o(a) candidato(a) receberá a resposta fundamentada via e-mail.

 

DA MATRÍCULA DOS(AS) SELECIONADOS(AS)

 

6.1 A matrícula administrativa dos(as) candidatos(as) selecionados(as) será realizada automaticamente pela secretaria do programa após a divulgação do resultado final.

 

6.2 Os(as) candidatos(as) receberão por e-mail mais informações sobre o acesso ao sistema acadêmico da UNILA, além de informações sobre os procedimentos para início das aulas.

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

7.1 A inscrição no processo de seleção implica a aceitação plena de todos os termos e regras deste edital.

 

7.2 O(a) aluno(a) especial deverá submeter-se a processo seletivo específico caso decida ingressar posteriormente como aluno(a) regular do PPGIELA.

 

7.3 O(a) aluno(a) especial não recebe título de Mestre(a), bem como não tem direito a auxílio financeiro da instituição ou de qualquer outro financiador vinculado ao programa.

 

  1. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do PPGIELA.

 

7.5 Caso o(a) aluno(a) especial torne-se regular futuramente, as disciplinas cursadas poderão ser aproveitadas.

 

DO CRONOGRAMA

 

Publicação do edital

22 de fevereiro de 2022

Inscrições

22 de fevereiro de 2022 a 06 de março de 2022 (até as 23h59, horário de Brasília) via Sistema SIGAA/UNILA

Homologação das inscrições

Até 08 de março de 2022

Seleção

08 de março de 2022 a 15 de março de 2022

Resultado preliminar

16 de março de 2022

Interposição de recursos

16 de março de 2022 a 17 de março de 2022 (até 23h59, horário de Brasília) via e-mail para secretaria.ppgiela@unila.edu.br enviando o ANEXO I preenchido e assinado

Resultado dos recursos

18 de março de 2022

Resultado final

18 de março de 2022

Matrícula dos selecionados por parte da secretaria

21 de março de 2022

Início das aulas

Semana do dia 21 de março de 2022 (conforme dia da disciplina)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

FORMULÁRIO PARA RECURSO

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS ESPECIAIS 2022-1

 

 

Eu,_______________________________________________________________, candidato(a) do processo seletivo de alunos especiais 2022-1 do Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) portador do documento nº __________ solicito que seja avaliado o seguinte recurso:

 

Motivo do recurso (transcreva o item do Edital que você considera que foi descumprido)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Justificativa fundamentada (explique as razões pelas quais você acha que o item foi descumprido)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Solicitação (com base na justificativa acima, apresente o que você solicita que seja reconsiderado)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

data, local e assinatura do(a) candidato(a)

 

Observação: caso sinta necessidade, o(a) candidato(a) pode dissertar além do número de linhas previstas neste formulário, bem como anexar demais documentos que julgar pertinentes.

 


DIANA ARAUJO PEREIRA




PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO



EDITAL Nº 3, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2022



SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL PARA DISCIPLINAS OPTATIVAS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022 DO MESTRADO ACADÊMICO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO


A coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeada pela Portaria UNILA nº 35/2022, publicada no Diário Oficial da União nº 29, de 10 de fevereiro de 2022, no uso de suas atribuições, torna público, pelo presente Edital, o processo de seleção de alunos(as) especiais para matrícula nas disciplinas optativas ofertadas, em formato de ensino remoto, no primeiro semestre de 2022.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1       As inscrições no processo seletivo de aluno especial do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento serão no período de 24/02/2021 até 02/03/2021. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por via eletrônica através do SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (https://sig.unila.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-strict).

 

§1º. De acordo com as normativas institucionais, são alunos(as) especiais os portadores de diploma de nível superior inscritos em componentes curriculares de cursos de pós-graduação stricto sensu.

§2º. A inscrição em componentes curriculares, na qualidade de aluno especial, não garante vaga como aluno regular e não assegura direito à obtenção de diploma de pós-graduação.

§3º. É vedada a inscrição de candidatos que já tenham cursado duas disciplinas no PPGPPD na qualidade de aluno especial.

 

1.2       Será homologada a inscrição de candidatos(as) a aluno especial que sejam formados(as) em curso de graduação devidamente reconhecido no país de origem e que tenham apresentado a documentação constante no item 1.4 deste edital.

 

1.3       O(A) candidato(a) poderá inscrever-se em apenas uma (01) das disciplinas optativas ofertadas pelo PPGPPD.

 

1.4       Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos:

a)         Formulário de inscrição (ANEXO I), devidamente preenchido, no qual o candidato deverá apresentar sua justificativa circunstanciada para cursar a disciplina escolhida;

b)        Cópia do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação;

c)         Cópia do histórico escolar integral da graduação;

d)        Cópia do RG, RNE, DNI ou Passaporte;

e)         Cópia do CPF (somente para brasileiros);

f)         Curriculum Vitae atualizado (candidatos(as) brasileiros(as) devem, obrigatoriamente, apresentar o Currículo Lattes);

Parágrafo único. Todos os documentos solicitados devem ser enviados em formato PDF, nos respectivos campos do sistema de inscrição.

2. DAS VAGAS

2.1       Serão ofertadas até 3 (três) vagas em cada uma das disciplinas optativas discriminadas na sequência:

Disciplina: Políticas Públicas de Desenvolvimento do Espaço Rural - 2 créditos - Optativa*

Dia e horário: quinta-feira - das 08h00 até 12h00**

* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).

** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.

 

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Políticas Públicas (Planejamento Urbano e Regional) - Optativa*

Dia e horário: quarta-feira - das 14h00 até 18h00**

* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).

** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.

 

 

Disciplina: População e Desenvolvimento - 2 créditos - Optativa*

Dia e horário: quinta-feira - das 14h00 até 18h00**

* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).

** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.

 

 

Disciplina: Economia Espacial e Desenvolvimento Regional - 2 créditos - Optativa*

Dia e horário: segunda-feira - das 18h20 até 22h40**

* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).

** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.

 

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Desenvolvimento: Inovação e Empreendedorismo fomentados pelo Setor Público - 2 créditos - Optativa*

Dia e horário: quarta-feira - das 18h20 até 20h40**

* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.

 

 

Disciplina: Estado, Democracia e Desenvolvimento: os casos do Chile, Peru e Colômbia - 2 créditos  - Optativa*

Dia e horário: quarta-feira - das 18h20 até 20h20**

* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.

 

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Políticas Públicas: crise da democracia liberal - 2 créditos - Optativa*

Dia e horário: quarta-feira - das 20h40 até 22h40**

* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.

 

 

Parágrafo único. A pedido do(a) docente responsável pela disciplina ofertada o número de vagas pode ser ampliado, no máximo, até 5 (cinco).

 

2.2       As ementas e bibliografias das disciplinas acima encontram-se disponíveis na página web do PPGPPD, aba documentos (https://www.unila.edu.br/mestrado/politicas-publicas).

2.3 Em caso de cancelamento da disciplina, o candidato selecionado poderá escolher outra disciplina optativa do programa.

2.4 Alunos(as) de programas de pós-graduação stricto sensu de outras instituições podem se candidatar em quaisquer disciplinas optativas, sem prejuízo ao número de vagas desse edital, desde que apresente declaração de vínculo emitida no prazo máximo de 12 meses.

2.5 Alunos(as) de outros programas de pós-graduação stricto sensu da UNILA podem solicitar matrícula, via SIGAA, sem prejuízo ao número de vagas desse edital, dentro dos prazos estabelecidos pelo PPGPPD, sem a necessidade de processo seletivo.

3. DA SELEÇÃO

3.1       A seleção será feita pela coordenação do PPGPPD e pelo Prof. Gilson Batista de Oliveira, docente do Programa, que deverão avaliar a justificativa circunstanciada apresentada no formulário de inscrição (ANEXO I), assim como o currículo, o diploma e o histórico escolar do(a) candidato(a), sobretudo no que se refere às competências do(a) postulante e à adequação entre a disciplina e o currículo avaliado. Havendo um número maior de candidato classificado que o número de vagas ofertadas por disciplina, a classificação final será baseada na média aritmética simples das notas contidas no histórico escolar. Havendo empate, será melhor classificado o(a) candidato(a) de maior idade.

3.2       O preenchimento de todas as vagas constantes neste edital não é obrigatório.

3.3 O(A) docente responsável pela disciplina será consultado(a) antes da divulgação da lista de classificação.

3.4       A inscrição e a matrícula administrativa dos selecionados na condição de aluno(a) especial são gratuitas.

4. DO RESULTADO

4.1       O resultado do processo seletivo será divulgado no portal de editais (https://documentos.unila.edu.br/?combine=&field_tipo_tid=All&field__rg_o_respons_vel_tid=616&field_errata_value=All) e, posteriormente, no Boletim de Serviço da UNILA.

5. DOS RECURSOS

5.1       Os recursos poderão ser encaminhados após a divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

5.2       O(a) candidato(a) deverá encaminhar a interpelação por escrito (em formulário próprio disponibilizado no ANEXO II deste edital) e enviá-lo para o e-mail mestrado.ppgppd@unila.edu.br, conforme cronograma.

5.3 Os recursos serão julgados por uma comissão formada por dois docentes do PPGPPD.

6. DO RESULTADO DOS RECURSOS E DO RESULTADO FINAL

6.1       O resultado dos recursos e o resultado final do processo seletivo serão divulgados conforme cronograma no Portal de Editais (https://documentos.unila.edu.br/?combine=&field_tipo_tid=All&field__rg_o_respons_vel_tid=616&field_errata_value=All) e, posteriormente, no Boletim de Serviço da UNILA.

7. DA MATRÍCULA DOS(AS) SELECIONADOS(AS)

7.1       A matrícula administrativa dos(as) candidatos(as) selecionados(as) será realizada em 15/03/2021, no horário das 08h00 às 18h00, através do envio de e-mail à Secretaria Acadêmica do PPGPPD: secretaria.ppgppd@unila.edu.br com cópia à Coordenação: mestrado.ppgppd@unila.edu.br

Parágrafo único. Os(as) candidatos(as) brasileiros(as) devem apresentar também comprovante atualizado de quitação eleitoral (www.tse.gov.br) e de quitação de serviço militar obrigatório (apenas para brasileiros do sexo masculino).

 

7.2       O não comparecimento do(a candidato(a) selecionado(a) nos dias e horários citados acima ou a apresentação incompleta da documentação exigida, implica em perda da vaga.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1       A inscrição no processo de seleção implica a aceitação plena de todos os termos e regras deste Edital.

8.2       O aluno especial deverá submeter-se a processo seletivo específico caso decida ingressar posteriormente como aluno regular do PPGPPD.

8.3       O aluno especial não recebe título de Mestre, bem como não tem direito a auxílio financeiro da instituição ou de qualquer outro financiador vinculado ao programa.

8.4 A participação no PPGPPD como aluno especial é exclusiva para graduados(as) em qualquer curso superior devidamente reconhecido, sendo vedada a participação de alunos(as) de cursos de graduação.

8.5 Alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da UNILA e ou de qualquer outra instituição de ensino superior não precisam participar do processo seletivo de aluno especial, pois, pelo princípio da cooperação entre programas, podem solicitar matrícula diretamente para coordenação (mestrado.ppgppd@unila.edu.br), sem prejuízo ao número de vagas desse edital.

8.6 Cada candidato(a) pode cursar, no máximo, duas disciplinas optativas como aluno especial no PPGPPD.

8.7       Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do PPGPPD.

9. DO CRONOGRAMA

Inscrições

24/02/2021 até 02/03/2021

Homologação das inscrições

04/03/2021

Seleção

05/03/2021 até 09/03/2021

Divulgação do resultado

Até 10/03/2021

Prazo para interposição de recursos

Até 11/03/2021

Resultado dos recursos

14/03/2021

Resultado final

14/03/2021

Matrícula dos selecionados

15/03/2021

 

Foz do Iguaçu, 18 de fevereiro de 2021

 

 

 

Profa. Maria Alejandra Nicolás
Coordenadora do PPGPPD/UNILA

 

ANEXO I

 

FICHA DE INSCRIÇÃO ALUNO ESPECIAL

EM DISCIPLINAS OPTATIVAS DO PPGPPD

Nome do candidato:

 

Disciplina optativa pretendida: __________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

 

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Endereço completo:

 

 

 

 

E-mail:

Fone: (     )

RG/RNE/DNI/Passaporte:

Curso de Graduação:

Ano de Conclusão:

Instituição:

Data de Nascimento:

Nacionalidade:                           

Tipo Sanguíneo:                                 Fator RH:

     

 

 

Já cursou disciplina no PPGPPD:   (   ) Sim   (  ) Não   / Se sim, qual disciplina e ano/período que cursou? ________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

 

 

JUSTIFICATIVA CIRCUSTANCIADA

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Declaro saber que as atividades do PPGPPD se desenvolvem tanto em português quanto em espanhol, e declaro conhecer e aceitar integralmente as normas estabelecidas no Edital para o Processo Seletivo de aluno especial do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

 

 

 

________________________________                               ______________________

Local e data                                                                           Assinatura do candidato

 

ANEXO II

 

FORMULÁRIO PARA RECURSO

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS ESPECIAIS

 

Eu,______________________________________________________________________, candidato(a) do processo seletivo de aluno especial do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento, portador(a) do RG/RNE/DNI/Passaporte nº ________________ solicito que seja avaliado o seguinte recurso:

 

       Motivo do recurso (transcreva o item do Edital que você considera que foi descumprido)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     Justificativa fundamentada (explique as razões pelas quais você acha que o item foi descumprido) __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

       Solicitação (com base na justificativa acima, apresente o que você solicita que seja reconsiderado)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

_______________________________________________________

data, local e assinatura do(a) candidato(a)

 

Observação:caso sinta necessidade, o(a) candidato(a) pode dissertar além do número de linhas previstas neste formulário, bem como anexar demais documentos que julgar pertinentes.


CLAUDIO COSTA LIMA MONTEIRO