Boletim de Serviço nº 35, de 21 de Fevereiro de 2022
Publicado em: 21/02/2022
Solicitação de rematrícula em disciplinas pelos alunos regulares no SIGAA |
Até 14/03/2022 |
Confirmação das rematrículas pelos orientadores no SIGAA |
|
Solicitação de trancamento de rematrícula em disciplinas pelos alunos regulares no SIGAA |
Até 29/04/2022 |
Primeiro semestre letivo de 2022, denominado 2022.1 |
De 21/03/2022 a 16/07/2022 |
Consolidação das turmas virtuais do primeiro semestre letivo de 2022, denominado 2022.1 |
Até 16/09/2022 |
5. Das disposições finais
5.1. A rematrícula do aluno implicará na aceitação das normas para o vínculo estudantil, as quais não poderá alegar desconhecimento, que integram o presente edital, contidas no Regimento Interno do PPG-BC; e nos demais regulamentos da UNILA, em especial os relativos ao ER (Ensino Remoto), EP (Ensino Presencial), EH (Ensino Híbrido) e às medidas públicas de biossegurança, distanciamento social, monitoramento dos cenários epidemiológicos, de enfrentamento ao novo Coronavírus SARS-CoV-2 e à Pandemia da Covid-19, divulgados na página eletrônica <https://portal.unila.edu.br/mestrado/biociencias/>.
5.2. É responsabilidade do aluno acompanhar os informes, prazos e documentos referentes a este edital, publicados na página eletrônica <https://portal.unila.edu.br/mestrado/biociencias/> e divulgados nas turmas virtuais do SIGAA em que estiver matriculado, sob pena de não poder realizar a rematrícula ou tê-la indeferida ou cancelada.
5.3. Não serão deferidas as rematrículas solicitadas fora das condições ou dos prazos previstos neste edital.
5.4. Os documentos e informações que forem apresentados fora dos padrões estabelecidos por este edital poderão ser desconsiderados.
5.5. O PPG-BC não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a rematrícula ou o acesso do aluno às AVA's.
5.6. Em caso de perda de prazo ou indeferimento à solicitação de rematrícula, as vagas remanescentes das disciplinas poderão ser oferecidas a alunos especiais do PPG-BC, convocados para se matricular na forma e nos prazos definidos em editais, classificados em processo seletivo próprio.
5.7. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pela Coordenação do PPG-BC, cabendo recurso administrativo à Coordenação, em primeira instância; e ao Colegiado do PPG-BC, em segunda instância.
CEZAR RANGEL PESTANA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS
EDITAL Nº 4, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2022
PRIMEIRA CHAMADA COMPLEMENTAR PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS(AS) REGULARES 2022 MESTRADO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designada pela Portaria nº 7/2022/GR, publicada no boletim de serviço nº 8 de 12 de janeiro de 2022 e no Diário Oficial da União nº 8 – seção 2 – de 12 de janeiro de 2022, no uso de suas atribuições, torna pública, pelo presente edital, a primeira chamada complementar do processo seletivo de alunos (as) regulares 2022 para o curso de Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos em estrita observância às vagas disponíveis por linha de pesquisa e, em seguida, a ordem decrescente das médias finais.
1. DA CHAMADA COMPLEMENTAR
CANDIDATO(A) DESISTENTE |
CANDIDATO(A) CONVOCADO(A) NO LUGAR |
ARILEIDY DA MATA SOUZA |
ANA KARLANY SILVA DE SENA |
EMANUELLI DE OLIVEIRA AVILA |
SAULO KUSTER |
JEAN VICTOR BARRETO COSTA |
SPARTACO SAULO FERREIRA DE AVELAR |
PRISCILA ALVES DE ANDRADE |
LUSA FONTOURA PORTUGUEZ |
2. DAS INSTRUÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA DOS(AS) APROVADOS(AS) NA CHAMADA COMPLEMENTAR
2.1 Os(as) candidatos(as) aprovados(as) e selecionados(as) na chamada complementar descrita acima deverão encaminhar por e-mail a documentação solicitada abaixo até o dia 03 de março de 2022 via e-mail para secretaria.ppgiela@unila.edu.br.
(01) (UMA) Cópia do Diploma de Graduação (ou certificado de conclusão de curso); Observação: não será aceita ata de defesa de TCC como comprovante de graduação, deverá ser apresentado o diploma ou certificado de conclusão de curso constando a data em que foi realizada a colação de grau.
(01) (UMA) Cópia do Histórico Escolar da Graduação integralizado;
(01) (UMA) Cópia do CPF (para brasileiros. Posteriormente, os estrangeiros que forem receber bolsa de estudo, deverão apresentar o CPF também);
(01) (UMA) Cópia RG, CRNM, DNI ou Passaporte;
(01) (UMA) Cópia do título de eleitor e comprovante atualizado de quitação eleitoral (obrigatório somente para aprovados(as) brasileiros(as)) que pode ser obtida gratuitamente através do site: https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral
(01) (UMA) Cópia da quitação de serviço militar obrigatório (obrigatório somente para os aprovados brasileiros do sexo masculino);
2.2 A matrícula não poderá ser realizada em outras datas.
2.3 Os(as) necessitarem de carta de aceite para fins de liberação profissional ou outros fins que se fizerem necessários, deverão solicitar a carta por e-mail para secretaria.ppgiela@unila.edu.br.
2.4 O não envio da documentação no período estipulado para matrícula ou a entrega de documentação incompleta, acarretarão em perda da vaga.
2.5 Após a instituição dos procedimentos presenciais do curso, a documentação que será entregue por e-mail deverá ser apresentada em formato original e cópias para conferência da secretaria.
DIANA ARAUJO PEREIRA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
EDITAL Nº 7, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2022
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL/ 1o SEMESTRE LETIVO DE 2022 (EDITAL PPGBN 29/2021)
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeado pela Portaria UNILA 0326/2021, conforme competências delegadas, regulamentadas e retificadas pela Resolução CONSUN nº. 2021/015, Portaria UNILA nº.2018/823 e Portaria ILACVN nº. 2021/07, no uso de suas atribuições, previstas no Art. 5º do Regimento Interno do PPGBN, aprovado pela Resolução CONSUN nº. 2015/07, publicada no Boletim de Serviço UNILA nº. 351/2018, e conforme deliberado em reunião do dia 17 de fevereiro de 2022 pela Comissão de Seleção instituída pela Portaria PPGBN 2021/05, publicada no Boletim de Serviço UNILA nº 2021/132, torna público o resultado da análise dos recursos interpostos ao resultado preliminar publicado no Edital PPGBN 06/2022.
Documento de identificação |
Situação do recurso |
Observações |
262.324.188-08 |
DEFERIDO |
|
069.947.249-05 |
INDEFERIDO |
Justificativa para não envio da documentação comprobatória durante prazo de inscrição, não atendendo ao previsto no item 3.6 do edital, avaliada como implausível |
35015724 |
INDEFERIDO |
Justificativa para não envio da documentação comprobatória durante prazo de inscrição, não atendendo ao previsto no item 3.6 do edital, avaliada como implausível |
Respostas mais específicas sobre a apreciação dos recursos serão enviadas individualmente para os requerentes, em resposta ao próprio e-mail em que o(a) impetrante apresentou o formulário de recursos.
LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
EDITAL Nº 8, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2022
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL/ 1o SEMESTRE LETIVO DE 2022 (EDITAL PPGBN 29/2021)
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeado pela Portaria UNILA 0326/2021, conforme competências delegadas, regulamentadas e retificadas pela Resolução CONSUN nº. 2021/015, Portaria UNILA nº.2018/823 e Portaria ILACVN nº. 2021/07, no uso de suas atribuições, previstas no Art. 5º do Regimento Interno do PPGBN, aprovado pela Resolução CONSUN nº. 2015/07, publicada no Boletim de Serviço UNILA nº. 351/2018, e conforme deliberado em reunião do dia 17 de fevereiro de 2022 pela Comissão de Seleção instituída pela Portaria PPGBN 2021/05, publicada no Boletim de Serviço UNILA nº 2021/132, torna público o resultado final do processo seletivo, conforme critérios definidos no edital PPGBN 29/2021:
1. LISTA FINAL DE CANDIDATOS(AS) APROVADOS(AS) E NÃO- APROVADOS(AS), conforme critérios do item 6.1.1 do edital PPGBN N˚ 29/2021.
Documento de identificação |
Análise |
Situação |
||
Cartas de recomendação |
Currículo (nota bruta*) |
Vídeo de intenção |
||
091.820.889-00 |
Atende |
18,30 |
9,33 |
APROVADO(A) |
097.881.649-86 |
Atende |
10,00 |
3,00*** |
NÃO-APROVADO(A) |
262.324.188-08 |
Atende |
0,40** |
3,00*** |
NÃO-APROVADO(A) |
069.947.249-05 |
Atende |
4,40** |
8,25 |
NÃO-APROVADO(A) |
067.853.721-60 |
Atende |
11,60 |
8,60 |
APROVADO(A) |
AV151988 |
Atende |
21,00 |
9,73 |
APROVADO(A) |
089.273.709-37 |
Atende |
19,20 |
9,67 |
APROVADO(A) |
469.395.338-50 |
Atende |
68,00 |
9,35 |
APROVADO(A) |
011.259.659-24 |
Atende |
56,40 |
7,87 |
APROVADO(A) |
35015724 |
Atende |
0,00** |
8,50 |
NÃO-APROVADO(A) |
071.296.559-92 |
Atende |
6,20 |
9,75 |
APROVADO(A) |
* Nota bruta x 2;
** Candidato(a) não atingiu nota bruta igual ou maior que 5,0 (cinco) no currículo (item 6.1.1.2 do Edital);
*** Candidato(a) não atingiu nota bruta igual ou maior que 5,0 (cinco) na análise do vídeo (item 6.1.1.3 do Edital).
2. ORDEM FINAL DE CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS
Documento de identificação |
Currículo (nota normalizada) |
Vídeo de intenção |
Nota final |
Classificação |
Orientador |
469.395.338-50 |
10,00 |
9,35 |
9,74 |
1 |
Luiz Henrique Pereira |
011.259.659-24 |
10,00 |
7,87 |
9,15 |
2 |
Ana Alice Eleutério |
AV151988 |
8,40 |
9,73 |
8,93 |
3 |
Santiago Velazco |
089.273.709-37 |
7,68 |
9,67 |
8,47 |
4 |
Michel Garey |
091.820.889-00 |
7,32 |
9,33 |
8,13 |
5 |
Fernando Zanella |
067.853.721-60 |
4,64 |
8,60 |
6,22 |
6 |
Laura Lima |
071.296.559-92 |
2,48 |
9,75 |
5,39 |
7 |
Hermes Schmitz |
LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO
EDITAL Nº 2, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2022
SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL PARA DISCIPLINAS OPTATIVAS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022 DO MESTRADO ACADÊMICO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO
A coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeada pela Portaria UNILA nº 35/2022, publicada no Diário Oficial da União nº 29, de 10 de fevereiro de 2022, no uso de suas atribuições, torna público, pelo presente Edital, o processo de seleção de alunos(as) especiais para matrícula nas disciplinas optativas ofertadas, em formato de ensino remoto, no primeiro semestre de 2022.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 As inscrições no processo seletivo de aluno especial do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento serão no período de 24/02/2021 até 02/03/2021. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por via eletrônica através do SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (https://sig.unila.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-strict).
§1º. De acordo com as normativas institucionais, são alunos(as) especiais os portadores de diploma de nível superior inscritos em componentes curriculares de cursos de pós-graduação stricto sensu.
§2º. A inscrição em componentes curriculares, na qualidade de aluno especial, não garante vaga como aluno regular e não assegura direito à obtenção de diploma de pós-graduação.
§3º. É vedada a inscrição de candidatos que já tenham cursado duas disciplinas no PPGPPD na qualidade de aluno especial.
1.2 Será homologada a inscrição de candidatos(as) a aluno especial que sejam formados(as) em curso de graduação devidamente reconhecido no país de origem e que tenham apresentado a documentação constante no item 1.4 deste edital.
1.3 O(A) candidato(a) poderá inscrever-se em apenas uma (01) das disciplinas optativas ofertadas pelo PPGPPD.
1.4 Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos:
a) Formulário de inscrição (ANEXO I), devidamente preenchido, no qual o candidato deverá apresentar sua justificativa circunstanciada para cursar a disciplina escolhida;
b) Cópia do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação;
c) Cópia do histórico escolar integral da graduação;
d) Cópia do RG, RNE, DNI ou Passaporte;
e) Cópia do CPF (somente para brasileiros);
f) Curriculum Vitae atualizado (candidatos(as) brasileiros(as) devem, obrigatoriamente, apresentar o Currículo Lattes);
Parágrafo único. Todos os documentos solicitados devem ser enviados em formato PDF, nos respectivos campos do sistema de inscrição.
2. DAS VAGAS
2.1 Serão ofertadas até 3 (três) vagas em cada uma das disciplinas optativas discriminadas na sequência:
Disciplina: Políticas Públicas de Desenvolvimento do Espaço Rural - 2 créditos - Optativa* |
Dia e horário: quinta-feira - das 08h00 até 12h00** |
* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).
** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Tópicos Especiais em Políticas Públicas (Planejamento Urbano e Regional) - Optativa* |
Dia e horário: quarta-feira - das 14h00 até 18h00** |
* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).
** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: População e Desenvolvimento - 2 créditos - Optativa* |
Dia e horário: quinta-feira - das 14h00 até 18h00** |
* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).
** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Economia Espacial e Desenvolvimento Regional - 2 créditos - Optativa* |
Dia e horário: segunda-feira - das 18h20 até 22h40** |
* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).
** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Tópicos Especiais em Desenvolvimento: Inovação e Empreendedorismo fomentados pelo Setor Público - 2 créditos - Optativa* |
Dia e horário: quarta-feira - das 18h20 até 20h40** |
* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Estado, Democracia e Desenvolvimento: os casos do Chile, Peru e Colômbia - 2 créditos - Optativa* |
Dia e horário: quarta-feira - das 18h20 até 20h20** |
* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Tópicos Especiais em Políticas Públicas: crise da democracia liberal - 2 créditos - Optativa* |
Dia e horário: quarta-feira - das 20h40 até 22h40** |
* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Parágrafo único. A pedido do(a) docente responsável pela disciplina ofertada o número de vagas pode ser ampliado, no máximo, até 5 (cinco).
2.2 As ementas e bibliografias das disciplinas acima encontram-se disponíveis na página web do PPGPPD, aba documentos (https://www.unila.edu.br/mestrado/politicas-publicas).
2.3 Em caso de cancelamento da disciplina, o candidato selecionado poderá escolher outra disciplina optativa do programa.
2.4 Alunos(as) de programas de pós-graduação stricto sensu de outras instituições podem se candidatar em quaisquer disciplinas optativas, sem prejuízo ao número de vagas desse edital, desde que apresente declaração de vínculo emitida no prazo máximo de 12 meses.
2.5 Alunos(as) de outros programas de pós-graduação stricto sensu da UNILA podem solicitar matrícula, via SIGAA, sem prejuízo ao número de vagas desse edital, dentro dos prazos estabelecidos pelo PPGPPD, sem a necessidade de processo seletivo.
3. DA SELEÇÃO
3.1 A seleção será feita pela coordenação do PPGPPD e pelo Prof. Gilson Batista de Oliveira, docente do Programa, que deverão avaliar a justificativa circunstanciada apresentada no formulário de inscrição (ANEXO I), assim como o currículo, o diploma e o histórico escolar do(a) candidato(a), sobretudo no que se refere às competências do(a) postulante e à adequação entre a disciplina e o currículo avaliado. Havendo um número maior de candidato classificado que o número de vagas ofertadas por disciplina, a classificação final será baseada na média aritmética simples das notas contidas no histórico escolar. Havendo empate, será melhor classificado o(a) candidato(a) de maior idade.
3.2 O preenchimento de todas as vagas constantes neste edital não é obrigatório.
3.3 O(A) docente responsável pela disciplina será consultado(a) antes da divulgação da lista de classificação.
3.4 A inscrição e a matrícula administrativa dos selecionados na condição de aluno(a) especial são gratuitas.
4. DO RESULTADO
4.1 O resultado do processo seletivo será divulgado no portal de editais (https://documentos.unila.edu.br/?combine=&field_tipo_tid=All&field__rg_o_respons_vel_tid=616&field_errata_value=All) e, posteriormente, no Boletim de Serviço da UNILA.
5. DOS RECURSOS
5.1 Os recursos poderão ser encaminhados após a divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.
5.2 O(a) candidato(a) deverá encaminhar a interpelação por escrito (em formulário próprio disponibilizado no ANEXO II deste edital) e enviá-lo para o e-mail mestrado.ppgppd@unila.edu.br, conforme cronograma.
5.3 Os recursos serão julgados por uma comissão formada por dois docentes do PPGPPD.
6. DO RESULTADO DOS RECURSOS E DO RESULTADO FINAL
6.1 O resultado dos recursos e o resultado final do processo seletivo serão divulgados conforme cronograma no Portal de Editais (https://documentos.unila.edu.br/?combine=&field_tipo_tid=All&field__rg_o_respons_vel_tid=616&field_errata_value=All) e, posteriormente, no Boletim de Serviço da UNILA.
7. DA MATRÍCULA DOS(AS) SELECIONADOS(AS)
7.1 A matrícula administrativa dos(as) candidatos(as) selecionados(as) será realizada em 15/03/2021, no horário das 08h00 às 18h00, através do envio de e-mail à Secretaria Acadêmica do PPGPPD: secretaria.ppgppd@unila.edu.br com cópia à Coordenação: mestrado.ppgppd@unila.edu.br
Parágrafo único. Os(as) candidatos(as) brasileiros(as) devem apresentar também comprovante atualizado de quitação eleitoral (www.tse.gov.br) e de quitação de serviço militar obrigatório (apenas para brasileiros do sexo masculino).
7.2 O não comparecimento do(a candidato(a) selecionado(a) nos dias e horários citados acima ou a apresentação incompleta da documentação exigida, implica em perda da vaga.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 A inscrição no processo de seleção implica a aceitação plena de todos os termos e regras deste Edital.
8.2 O aluno especial deverá submeter-se a processo seletivo específico caso decida ingressar posteriormente como aluno regular do PPGPPD.
8.3 O aluno especial não recebe título de Mestre, bem como não tem direito a auxílio financeiro da instituição ou de qualquer outro financiador vinculado ao programa.
8.4 A participação no PPGPPD como aluno especial é exclusiva para graduados(as) em qualquer curso superior devidamente reconhecido, sendo vedada a participação de alunos(as) de cursos de graduação.
8.5 Alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da UNILA e ou de qualquer outra instituição de ensino superior não precisam participar do processo seletivo de aluno especial, pois, pelo princípio da cooperação entre programas, podem solicitar matrícula diretamente para coordenação (mestrado.ppgppd@unila.edu.br), sem prejuízo ao número de vagas desse edital.
8.6 Cada candidato(a) pode cursar, no máximo, duas disciplinas optativas como aluno especial no PPGPPD.
8.7 Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do PPGPPD.
9. DO CRONOGRAMA
Inscrições |
24/02/2021 até 02/03/2021 |
Homologação das inscrições |
04/03/2021 |
Seleção |
05/03/2021 até 09/03/2021 |
Divulgação do resultado |
Até 10/03/2021 |
Prazo para interposição de recursos |
Até 11/03/2021 |
Resultado dos recursos |
14/03/2021 |
Resultado final |
14/03/2021 |
Matrícula dos selecionados |
15/03/2021 |
CLAUDIO COSTA LIMA MONTEIRO