Boletim de Serviço nº 184, de 09 de Outubro de 2023
Publicado em: 09/10/2023
Inscrições |
09/10/2023 a 23/10/2023 |
Divulgação do resultado final e matrícula |
24/10/2023 |
Início das aulas |
25/10/2023 |
Término das aulas |
01/11/2023 |
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>
4.2. O interessado deverá enviar para o endereço eletrônico acima uma comunicação com o título “PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PPGBN 2023-2”
4.3. A comunicação deverá conter as seguintes informações:
4.3.1. Nome completo.
4.3.2. Número de CPF ou passaporte (no caso de estrangeiros).
4.3.3. Curso de origem e nome da instituição.
4.3.4. Telefone de contato.
4.4. As matrículas ocorrerão de maneira online.
4.5. Posteriormente poderão ser solicitados outros dados ou documentos para a realização da matrícula.
4.6. Não serão aceitas inscrições que não contenham todas as informações solicitadas acima.
5. DO PROCESSO SELETIVO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS
5.1. A classificação ocorrerá de maneira decrescente e de acordo com a ordem cronológica das inscrições.
5.2. O resultado final será divulgado na página eletrônica do PPGBN ou em tal página será apresentado o linkpara o acesso ao resultado.
5.3. As matrículas serão feitas de maneira onlinecom a necessidade dos aprovados enviarem as informações/documentos solicitados pela secretaria do PPGBN.
6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 A inscrição, classificação ou matrícula do candidato implicará na aceitação das normas para o presente processo seletivo e o vínculo estudantil contidas neste edital, no Regimento Interno do PPGBN e nos demais regulamentos da UNILA, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
6.2. A UNILA não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a inscrição ou matrícula do candidato.
6.3. A UNILA ou o PPGBN não serão obrigados a fornecer resultados por telefone, carta ou e-mail.6.4. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBN.
ANEXO I
EMENTA DA DISCIPLINA
Disciplina: Debates atuais na Ecologia: colonialismo, pluralidade e a construção de pesquisas.
Eletiva – 3 créditos /45h
Docentes responsáveis pela disciplina: Prof. Luiz Roberto Ribeiro Faria Junior e Profa. María Noel Clerici Hirschfeld
Vagas disponíveis para alunos especiais: 05 (cinco) vagas.
Pré-requisito: Ser graduado (a).
Dias e horários das aulas:
25/10/2023 - quarta-feira - (8h00min - 12h00min)
26/10/2023 – quinta-feira - (8h00min - 12h00min)
27/10/2023 – sexta-feira - (8h00min - 12h00min)
30/10/2023 - segunda-feira - (8h00min - 12h00min)
31/10/2023 – terça-feira - (8h00min - 12h00min)
01/11/2023 - quarta-feira - (8h00min - 12h00min)
Observações: A disciplina será ofertada presencialmente na UNILA – campus Jardim Universitário (JU) e o ensalamento será disponibilizado posteriormente aos aprovados.
EMENTA:
A disciplina se enquadra dentro dos debates atuais acerca do colonialismo na Ciência em geral, e na Ecologia em particular, tendo como base as perspectivas teóricas desenvolvidas no Sul Global. A disciplina visa explorar criticamente como o conhecimento e a prática da Ecologia são construídos, como têm sido influenciados por dinâmicas históricas, políticas e culturais, e como essas influências impactam na forma como a pesquisa é conduzida. Serão discutidos temas como a coleta de dados, o processo de seleção de conceitos, modelos e teorias, a escrita científica, e a interpretação de resultados.
Para isso, abordaremos elementos introdutórios da Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência relacionados à pluralidade do conhecimento como paradigma emergente (e suas diferenças com outras abordagens como o relativismo) e à colonialidade como marco teórico histórico e analítico. Exploraremos questões como a apropriação de territórios e conhecimentos tradicionais, desigualdades socioeconômicas, sistêmicas de gênero e raciais, bem como as implicações dessas dinâmicas no desenvolvimento de pesquisas e na interpretação dos resultados.
Também, serão analisados os desafios e as oportunidades de promover a inclusão de diferentes vozes e abordagens no campo da Ecologia, bem como as potenciais contribuições para a compreensão dos sistemas naturais.
Por fim, a través do debate entorno de tópicos relevantes e contemporâneos no campo da Ecologia e da Ciência no geral, busca-se promover uma reflexão critica que sirva como ferramenta para a elaboração de modelos conceituais adequados com relação ao estado atual do conhecimento e dos projetos de pesquisa individuais, de forma a contribuir com a formação dos(as) discentes. Será enfatizado para tanto, a importância de uma abordagem reflexiva
e sensível às questões sociais, culturais e ambientais, visando uma prática científica mais inclusiva, justa e contextualizada.
Referências:
BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Edições 70, Lisboa, 2004.
CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. El Giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colombia: Siglo del Hombre Editores, 2007.
DOS REIS, C. R. M. Valores na ciência: devemos dar adeus à imparcialidade?. Principia: an international journal of epistemology, v. 25, n. 2, p. 199-218, 2021.
FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. Ubu Editora, 2022.
HARAWAY, D. Situated knowledges: The science question in feminism and the privilege of partial perspective. In: Feminist theory reader. Routledge, 2020. p. 303-310.
HIRSCHFELD, M. N. C.; FARIA, L. R. R.; FONSECA, C. R. Avoid the reproduction of coloniality in decolonial studies in ecology. Nature Ecology & Evolution, v. 7, n. 3, p. 306-309, 2023
LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
LEWINSOHN, Thomas M. Primórdios da ciência ecológica no Brasil colonial e imperial. Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 2, p. 347-381, 2016.
LUDWIG, D. and RUPHY, S. "Scientific Pluralism", The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Edward N. Zalta (ed.), 2021.
MBEMBE, A. Decolonizing the university: New directions. Arts and Humanities in Higher Education, v. 15, n. 1, p. 29-45, 2016.
ODENBAUGH, J. Idealized, inaccurate but successful: A pragmatic approach to evaluating models in theoretical ecology. – Biology and Philosophy 20(2-3): 231–255, 2005.
PICKETT, S. T. A.; CADENASSO, M. L.; RADEMACHER, A. M. Toward pluralizing ecology: Finding common ground across sociocultural and scientific perspectives. Ecosphere, v. 13, n. 9, p. e4231, 2022.
PICKETT, S. T. A.; KOLASA, J.; JONES, C. G. Ecological understanding: the nature of theory and the theory of nature. Elsevier, 2010.
POLISELI, L. et al. Philosophy of science in practice in ecological model building. Biology & Philosophy, v. 37, n. 4, p. 21, 2022.
RABY, Megan. The Study of Ecology in Latin America and the Caribbean. In: Oxford Research Encyclopedia of Latin American History. 2021.
RIVERA CUSICANQUI, S. Ch'ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Tinta limón, 2010.
TRAVASSOS BRITTO, B. et al. Towards a pragmatic view of theories in ecology. Oikos, v. 130, n. 6, p. 821-830, ‐ 2021
Carnaval, A.C. 2020. Conservation in the Neotropics: A Final Reflection. In Neotropical Diversification: Patterns and Processes (pp. 813-820). Springer, Cham.
Frankham, Ballou, Briscoe. 2014. A primer of conservation genetics. Cambridge University Press, New York. 220 pp.
Eguiarte LE; Souza V; Aguirre X. 2007.
Ecología Molecular. Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales, Instituto Nacional de Ecología, Universidad Nacional Autónoma de México, Comisión Nacional para el Conocimiento y Uso de la Biodiversidad.
Escobar MD, Andrade-López J, Farias IP, Hrbek T. 2015. Delimiting Evolutionarily Significant Units of the Fish, Piaractus brachypomus (Characiformes: Serrasalmidae), from the Orinoco and Amazon River Basins with Insight on Routes of Historical Connectivity. J Hered. 106 Suppl 1:428-38. doi: 10.1093/jhered/esv047. PMID: 26245778.
Gonçalves, PF., Oliveira-Marques, AR., Matsumoto, TE., & Miyaki, CY. 2015. DNA barcoding identifies illegal-parrot trade. Journal of Heredity, 106(S1), 560-564.
Höglund J. 2009. Evolutionary Conservation Genetics. Oxford Scholarship Online. DOI:10.1093/ac-prof:oso/9780199214211.001.0001
Mounce R, Smith P, & Brokington S. 2017. Ex situ conservation of plant diversity in the world’s botanicgardens. Nature Plants 3: 795–802.
Rodríguez-Clark, K. M., Oliveira-Miranda, M. A., Aguilera Meneses, M., Martino, Á., Méndez, M. A., Miyaki, C. & Solé-Cava, A. 2015. Finding the “Conservation” in conservation genetics—progress in Latin America. Journal of Heredity, 106(S1), 423-427.
Supple, M. A., & Shapiro, B. 2018. Conservation of biodiversity in the genomics era. Genome biology, 19(1), 1-12.
SOLE-CAVA, A. M. 2001. Biodiversidade Molecular e genética da conservação. In: Matioli, S.R.. (Org.). Biologia Molecular eEvolução. São Paulo: Holos Peres, E. A., Pinto-da-Rocha, R., Lohmann, L. G., Michelangeli, F. A., Miyaki, C. Y., & Carnaval, A. C. 2020.
Patterns of species and lineage diversity in the Atlantic rainforest of Brazil. In Neotropical Diversification: Patterns and Processes(pp. 415-447). Springer, Cham. Van Dyke F 2008 Genetic Diversity–Understanding Conservation at Genetic Levels. Capítulo 6 del libro Conservationbiology: foundations, concepts, applications, p. 153-184.
PETER LOWENBERG NETO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
PORTARIA Nº 4, DE 09 DE OUTUBRO DE 2023
Designa os membros da Comissão de Bolsa do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN), para o período de 2023 a 2025.
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN), vinculado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeado pela Portaria UNILA nº 2023/402, publicada no Diário Oficial da União, nº 153, de 10de agosto de 2023, conforme competências delegadas, regulamentadas e retificadas pela Resolução CONSUN nº. 2021/015, Portaria UNILA nº. 2018/823, Portaria ILACVN nº. 2021/07, no uso de suas atribuições e de acordo com o Art. 14 do Regimento Interno do PPGBN aprovado pela Resolução CONSUNICVN nº. 2023/17, publicada no Boletim de Serviço UNILA nº. 2023/129,
RESOLVE:
Art. 1º. Designar os(as) docentes do PPGBN abaixo relacionados(as) para compor a Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical para o biênio 2023/2025:
I. Peter Löwenberg Neto, presidente;
II. Carolina Isabel Miño;
III. Laura Cristina Pires Lima;
IV. Pablo Henrique Nunes.
Art. 2º A participação dos docentes na Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical terá vigência de 24 (vinte e quatro) meses, em consonância com o Art. 11 do Regimento do PPGBN, contados a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 3º Designar o discente Admir Cesar de Oliveira Junior (matrícula nº 2023101000005159) como representante discente pelo
período de 12 (doze) meses, contados a partir da publicação desta portaria.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PETER LOWENBERG NETO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
PORTARIA Nº 5, DE 09 DE OUTUBRO DE 2023
Designa os membros da Comissão de Seleção para o processo seletivo de alunos(as) regulares de 2024.
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN), vinculado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeado pela Portaria UNILA nº 2023/402, publicada no Diário Oficial da União, nº 153, de 10de agosto de 2023, conforme competências delegadas, regulamentadas e retificadas pela Resolução CONSUN nº. 2021/015, Portaria UNILA nº. 2018/823, Portaria ILACVN nº. 2021/07, no uso de suas atribuições e de acordo com o Art. 27, § 1º do Regimento Interno do PPGBN aprovado pela Resolução CONSUNICVN nº. 2023/17, publicada no Boletim de Serviço UNILA nº. 2023/129,
RESOLVE:
Art. 1º. Designar os(as) docentes do PPGBN abaixo relacionados(as) para compor a Comissão de Seleção responsável pelo processo seletivo de alunos(as) regulares de 2024:
I. Wagner Antonio Chiba de Castro, presidente;
II. Ana Alice Aguiar Eleutério;
III. Alexandre Vogliotti.
Art, 2º. A Comissão terá por atribuição elaborar e conduzir o processo seletivo de alunos(as) regulares de 2024.
Art. 3º. Esta Portaria estará vigente até a publicação do resultado final do processo seletivo em questão, incluídos os prazos para recursos.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço da UNILA.
PETER LOWENBERG NETO