Boletim de Serviço nº 166, de 13 de Setembro de 2022
Publicado em: 13/09/2022
Nome completo |
Situação |
Item não atendido do edital |
Resultado do recurso |
Adriana Karolina Escalona Sanchez |
Não Homologado |
4.3.3 |
Indeferido |
Aline Pio Novo Mattos |
Homologado |
- |
- |
Ana Beatriz Sitjar Sá Soares |
Homologado |
- |
- |
Ana Lívia Borges Dória |
Homologado |
- |
- |
Cristian Eduardo Cardeño Peña |
Homologado |
- |
- |
Dady Simon |
Homologado |
- |
- |
Daisy Griselda Villamayor Cuenga |
Não Homologado |
4.1.3 |
- |
David Felipe Muñoz Pabon |
Homologado |
- |
- |
Eloir Gonçalves Moreira |
Homologado |
- |
- |
Frazier Meliano Nestor |
Homologado |
- |
- |
Isadora Maria Puretz |
Homologado |
- |
- |
Isaias Hernandez Galeano |
Homologado |
- |
- |
Jerry D'meza |
Homologado |
- |
- |
Jerry Felix |
Homologado |
- |
- |
John Osthe |
Homologado |
- |
- |
John Sponky Dantes |
Não Homologado |
4.1.1 |
- |
Juan Sebastian Mina Quiñonez |
Não Homologado |
4.2.2 |
- |
Julián Felipe Amado Silva |
Homologado |
- |
- |
Leticia Jacqueline Ako Da Guia Nyamien |
Homologado |
- |
- |
Luan Matheus Gonçalves Torres |
Não Homologado |
4.3.3 |
- |
Lucas Daniel Ovelar Vargas |
Não Homologado |
4.3.3 |
- |
Luiz Fernando Silva Santana |
Não Homologado |
4.3.3 |
- |
Marc Arthur Bien Aime |
Homologado |
- |
- |
Maria Clara Camargo Freire |
Homologado |
- |
- |
Maria Clara Thomé |
Homologado |
- |
- |
Marisol Aguilar Arce |
Não Homologado |
4.3.3 |
Indeferido |
Michael Alexis Gutierrez Avila |
Homologado |
- |
- |
Nathaly Belliero De Castro |
Não Homologado |
4.1.3 |
- |
Patrick Batista Rocha |
Homologado |
- |
- |
Rickson Joseph |
Não Homologado |
4.3.3 |
Indeferido |
Rocinho Felix Manoel |
Não Homologado |
4.1.1 |
- |
Rony Enrique Garriazo Aragonez |
Homologado |
- |
- |
Victória Resende Correia |
Homologado |
- |
- |
Vitória Francescon Cittolin |
Homologado |
- |
- |
Wesley Jonathan De Souza Castilhos |
Não Homologado |
4.1.3 |
- |
RODRIGO LUIZ MEDEIROS DA SILVA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
PORTARIA Nº 41, DE 12 DE SETEMBRO DE 2022
Dispõe sobre a alteração de membros do Colegiado Acadêmico do Ciclo Comum de Estudos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.
O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - UNILA, designado pela Portaria UNILA no 24/2020/GR, de 30 de janeiro de 2020, com base nas atribuições delegadas pela Portaria UNILA no 280/2020/GR, de 21 de agosto de 2020, no uso de suas atribuições, e com fulcro no art. 5º, § 11, da Resolução nº 17/2021/CONSUN, RESOLVE:
Art. 1º Alterara Portaria nº 70 de 26 de novembro de 2021, publicada no Boletim de Serviço no 136, de 26 de Novembro de 2021, que designou membros para constituírem o Colegiado Acadêmico do Ciclo Comum de Estudos (CACC) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, nos termos da Resolução nº 17/2021/CONSUN que passará a vigorar com a seguinte composição:
I. REPRESENTAÇÃO - EIXO DE FUNDAMENTOS DA AMÉRICA LATINA:
Wagner Antônio Chiba de Castro - Titular
Tereza Maria Spyer Dulci - Suplente
Fabio Mendes Ramalho - Titular
Viviane da Silva Araújo - Suplente
II. REPRESENTAÇÃO - EIXO DE EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA:
Rinaldo Vitor da Costa- Titular
III. REPRESENTAÇÃO - DOCENTES DO EIXO DE LÍNGUAS:
Larissa Fostinone Locoselli (espanhol) - Titular
Bruna Otani Ribeiro (espanhol) - Suplente
Maria Eta Vieira (português) - Titular
IV. REPRESENTAÇÃO - DOCENTES DOS INSTITUTOS:
Janine Padilha Botton (ILACVN) - Titular
Marcela Ferrrario (ILAESP) - Titular
Micael Alvino da Silva (ILAESP) - Suplente
Ricardo Morel Hartmann (ILATIT) - Titular
Katya Regina de Freitas Zara (ILATIT) - Suplente
Ana Sílvia Andreu da Fonseca (ILAACH) - Titular
V. REPRESENTAÇÃO - TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO:
Wanessa Manfredi Calado - Titular
Carlos Norberto Berger - Suplente
Hermes Euclides Fonseca - Titular
Leandro Bispo Veras - Suplente
VI. REPRESENTAÇÃO - DISCENTES DE GRADUAÇÃO:
Antônio Marcos da Silva Junior - Titular
Gabriela Agostinho Rodrigues - Suplente
Haiden Arley Ardila Jovel - Titular
Diego dos Santos - Suplente
Art. 2º Os mandatos permanecem conforme a Portaria nº 70 de 26 de novembro de 2021.
Art. 3º As atribuições e funções do CACC estão dispostas na Resolução CONSUN 17/2021 Art. 7°.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço.
PABLO HENRIQUE NUNES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
EDITAL Nº 20, DE 13 DE SETEMBRO DE 2022
SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA A DISCIPLINA "TEORIAS ECOLÓGICAS DA BIODIVERSIDADE: PADRÕES, PROCESSOS E IMPLICAÇÕES
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria nº 326, publicada no Diário Oficial da União, nº 154, de 16 de agosto de 2021, no uso de suas atribuições e pelo presente Edital, considerando também as deliberações do Colegiado do Programa, torna público o processo seletivo de alunos especiais para a disciplina "Teorias ecológicas da biodiversidade: padrões, processos e implicações" do Mestrado em Biodiversidade Neotropical.
1. DAS DEFINIÇÕES, REQUISITOS E CONDIÇÕES
1.1. Conforme Art. 37 da Resolução CONSUN nº. 12, de 24 de maio de 2018 e publicado no Boletim de Serviço da Unila nº 351, de 23 de maio de 2018, entende-se por aluno especial o(a) portador(a) de diploma de nível superior que não realizou e/ou não foi aprovado em processo seletivo conduzido pelo Colegiado, ou comissão designada por esta instância, e que pretende cursar disciplinas eventuais no Programa.
1.2. A condição de estudante especial será concedida apenas aos(às) portadores(as) de diploma de graduação, a critério do Colegiado do Programa (CPPGBN).
1.3. Estudantes especiais poderão ser autorizados a matricular-se em uma ou mais disciplinas de Pós-Graduação, desde que aceitos(as) pelo docente responsável pela disciplina, respeitado o número de vagas previsto.
1.4. A classificação e aprovação no presente processo seletivo não assegura ao(à) candidato(a) o direito de matrícula na disciplina, mas tão somente seu cadastro em lista de espera.
2. DAS DISCIPLINAS
2.1. O presente edital disponibiliza vagas para a disciplina "Teorias ecológicas da biodiversidade: padrões, processos e implicações".
2.2. A ementa e informações detalhadas sobre a disciplina constam no Anexo I do presente Edital.
3. DO NÚMERO DE VAGAS
3.1. Ofertam-se cinco (5) vagas para alunos(as) especiais na disciplina "Teorias ecológicas da biodiversidade: padrões, processos e implicações".
4. DO CRONOGRAMA
4.1. O presente processo seletivo será realizado conforme o seguinte cronograma:
Publicação do Edital: 13/09/2022
Inscrições: 13/09 a 27/09/2022
Divulgação do resultado final e matrícula dos(as) selecionados(as): 29/09/2022
Início das aulas da disciplina: 03/10/2022
Término das aulas da disciplina: 08/10/2022
5. DAS INSCRIÇÕES
5.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>.
5.2. O(A) interessado(a) deverá enviar para o endereço eletrônico acima uma comunicação com o título "PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS: TEORIAS ECOLÓGICAS DA BIODIVERSIDADE".
5.3. A comunicação deverá conter as seguintes informações:
5.3.1. Nome completo.
5.3.2. Número de CPF ou passaporte (no caso de estrangeiros).
5.3.3. Curso de graduação e nome da instituição em que o(a) candidato(a) se graduou.
5.3.3.1. É necessário anexar à mensagem cópia do diploma de graduação.
5.3.4. Telefone de contato.
5.4. As matrículas ocorrerão de maneira remota.
5.5. Poderão ser solicitados posteriormente outros dados ou documentos para a realização da matrícula.
5.6. Não serão aceitas inscrições que não contenham todas as informações solicitadas acima.
6. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
6.1. Ser graduado em Ciências Biológicas ou áreas afins.
7. DO PROCESSO SELETIVO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
7.1. A classificação ocorrerá de maneira decrescente e de acordo com a ordem cronológica das inscrições.
7.2. O resultado final será divulgado na página eletrônica do PPGBN.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A inscrição, classificação ou matrícula do candidato implicará na aceitação das normas para o presente processo seletivo e o vínculo estudantil de "aluno especial" contidas neste edital, no Regimento Interno do PPGBN e nos demais regulamentos da UNILA, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
8.2. A UNILA não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a inscrição ou matrícula do candidato.
8.3. A disciplina será ofertada de forma presencial na sede do curso (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, Jardim Universitário, Foz do Iguaçu - PR).
8.4. A UNILA ou o PPGBN não serão obrigados a fornecer resultados por telefone, carta ou e-mail.
8.5. O presente edital poderá ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do PPGBN ou UNILA, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isto implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
8.6. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBN.
ANEXO I
EMENTA DA DISCIPLINA
Disciplina: Teorias ecológicas da biodiversidade: padrões, processos e implicações (optativa)
Número de créditos/ horas: 4 (quatro)/ 60 h
Carga horária teórica/ prática: 60/0 h
Docentes responsáveis pela disciplina: Profa. Dra. Dalva Maria da Silva Matos (UFSCAR) e Prof. Dr. Michel Varajão Garey (UNILA)
Vagas disponíveis para alunos especiais: 5 (cinco) vagas
Dias e horários das aulas: 03-08/10 (segunda a sábado), nos períodos da manhã (08:30-12:00 h) e tarde (13:30-18:00 h)
Ementa
Apresentação das principais teorias da biodiversidade, explicitando os processos ecológicos envolvidos; Teorias macroecológicas; Teorias sobre a distribuição da biodiversidade em escala regional e local; Implicações para a conservação dos padrões e processos envolvidos na distribuição da biodiversidade em diferentes escalas espaciais.
Bibliografia
Bongers, F., L. Poorter, W. D. Hawthorne & Sheil, D.. The intermediate disturbance hypothesis applies to tropical forests, but disturbance contributes little to tree diversity. 2009.
Cain, M.L. Ecologia. Artmed. 2011.
Cavender-Bares, J. et al. Phylogenetic structure of floridian plant communities depends on taxonomic and spatial scale. 2006.
Cavender-Bares, J. et al. The merging of community ecology and phylogenetic biology. 2009.
Connell, J. H. Diversity in tropical rainforest and coral reefs. 1978.
Cottenie, K. Integrating environmental and spatial processes in ecological community dynamics. 2005.
Harrison, S. & Cornell, H. Toward a better understanding of the regional causes of local community richness. 2008.
Hastings, A. & Gross, L. Encyclopedia of Theoretical Ecology. University of California Press. 2012.
Holyoak, M. et al. Metacommunities: spatial dynamics and ecological communities. University of Chicago Press. 2005.
Legendre, P. Spatial Autocorrelation: Trouble or New Paradigm?. 1993.
Leibold, M. A. et al. Metacommunity concept: a framework for multi-scale community ecology. 2004.
Levin, S.A. et al. (eds.). The Princeton guide to ecology. Princeton University Press. 2012.
Macarthur, R. H. & Wilson, E. O. The theory of island biogeography. Princeton University Press. 2001.
May, R. & McLean, A.. Theoretical Ecology: Principles and applications. Oxford University Press. 2007.
Morin, P.J. Community ecology. 2. ed.. John Wiley & Sons. 2012.
Nekola, J. C. & White, P. S. The Distance Decay of Similarity in Biogeography and Ecology. 1999.
Ricklefs, R. E. & Schluter, D. Species diversity in ecological communities. Historical and geographical perspectives. The University of Chicago Press. 1993.
Rosindell, J., Hubbell, S. P. & Etienne, R. S. The Unified Neutral Theory of Biodiversity and Biogeography at Age Ten. 2011.
Tscharntke, T. et al. Landscape moderation of biodiversity patterns and processes - eight hypotheses. 2012.
Vellend, M. Conceptual Synthesis in Community Ecology. 2010.
LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR