Boletim de Serviço nº 130, de 20 de Julho de 2022
Publicado em: 20/07/2022
Disciplina: Tópicos especiais em políticas públicas: escrita acadêmica na pesquisa de política pública – 2 créditos – Optativa |
Dia e horário: segunda-feira – das 18h20 até 20h20* |
* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Políticas de Saúde Pública e Desenvolvimento – 2 créditos – Optativa |
Dia e horário: terça-feira – das 10h00 até 12h00* |
* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Planejamento e Gestão de Projetos Estratégicos e Inovadores – 2 créditos – Optativa* |
Dia e horário: terça-feira – das 16h00 até 18h00** |
* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).
** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Economia e Planejamento do Desenvolvimento da Amazônia – 2 créditos – Optativa* |
Dia e horário: quinta-feira – das 14h00 até 16h00** |
* Disciplina autorizada pelo professor para oferta de 5 (cinco) vagas.
** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Tópicos especiais em Políticas Públicas: Análise de políticas públicas – 2 créditos – Optativa* |
Dia e horário: quinta-feira – das 16h00 até 18h00* |
* Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Tópicos especiais em desenvolvimento: políticas públicas comparadas – 2 créditos – Optativa* |
Dia e horário: sexta-feira – das 10h00 até 12h00** |
* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).
** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Disciplina: Cooperativismo e Desenvolvimento – 2 créditos – Optativa* |
Dia e horário: sexta-feira – das 14h00 até 16h00** |
* Disciplina concentrada em encontros de 4 horas-aula, com término conforme planejamento do(s) docente(s).
** Horário aproximado, podendo ser alterado a critério da coordenação ou por determinação da universidade.
Parágrafo único. A pedido do(a) docente responsável pela disciplina ofertada o número de vagas pode ser ampliado, no máximo, até 5 (cinco).
2.2 As ementas e bibliografias das disciplinas acima encontram-se disponíveis na página web do PPGPPD, aba documentos (https://www.unila.edu.br/mestrado/politicas-publicas).
2.3 Em caso de cancelamento da disciplina, o(a) candidato(a) selecionado poderá escolher outra disciplina optativa do programa.
2.4 Alunos(as) de programas de pós-graduação stricto sensu de outras instituições podem se candidatar em quaisquer disciplinas optativas, sem prejuízo ao número de vagas desse edital, desde que apresente declaração de vínculo emitida no prazo máximo de 12 meses.
2.5 Alunos(as) de outros programas de pós-graduação stricto sensu da UNILA podem solicitar matrícula, via SIGAA, sem prejuízo ao número de vagas desse edital, dentro dos prazos estabelecidos pelo PPGPPD, sem a necessidade de processo seletivo.
3. DA SELEÇÃO
3.1 A seleção será feita pela coordenação e vice-coordenação do PPGPPD, que deverão avaliar a justificativa circunstanciada apresentada no formulário de inscrição (ANEXO I), assim como o currículo, o diploma e o histórico escolar do(a) candidato(a), sobretudo no que se refere às competências do(a) postulante e à adequação entre a disciplina e o currículo avaliado. Havendo um número maior de candidato(a) classificado que o número de vagas ofertadas por disciplina, a classificação final será baseada na média aritmética simples das notas contidas no histórico escolar. Havendo empate, será melhor classificado o(a) candidato(a) de maior idade.
3.2 O preenchimento de todas as vagas constantes neste edital não é obrigatório.
3.3 O(A) docente responsável pela disciplina será consultado(a) antes da divulgação da lista de classificação.
3.4 A inscrição e a matrícula administrativa dos selecionados na condição de aluno(a) especial são gratuitas.
4. DO RESULTADO
4.1 O resultado do processo seletivo será divulgado no portal de editais (https://documentos.unila.edu.br/?combine=&field_tipo_tid=All&field__rg_o_respons_vel_tid=616&field_errata_value=All) e, posteriormente, no Boletim de Serviço da UNILA.
5. DOS RECURSOS
5.1 Os recursos poderão ser encaminhados após a divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.
5.2 O(a) candidato(a) deverá encaminhar a interpelação por escrito (em formulário próprio disponibilizado no ANEXO II deste edital) e enviá-lo para o e-mail mestrado.ppgppd@unila.edu.br, conforme cronograma.
5.3 Os recursos serão julgados por uma comissão formada por dois docentes do PPGPPD.
6. DO RESULTADO DOS RECURSOS E DO RESULTADO FINAL
6.1 O resultado dos recursos e o resultado final do processo seletivo serão divulgados conforme cronograma no Portal de Editais (https://documentos.unila.edu.br/?combine=&field_tipo_tid=All&field__rg_o_respons_vel_tid=616&field_errata_value=All) e, posteriormente, no Boletim de Serviço da UNILA.
7. DA MATRÍCULA DOS(AS) SELECIONADOS(AS)
7.1 A matrícula administrativa dos(as) candidatos(as) selecionados(as) será realizada em 09/08/2022, no horário das 08h00 às 18h00, através do envio de e-mail à Secretaria Acadêmica do PPGPPD: secretaria.ppgppd@unila.edu.br com cópia à Coordenação: mestrado.ppgppd@unila.edu.br
7.2 Solicita-se o envio de toda a documentação constante no ponto 1.4 deste edital.
Parágrafo único. Os(as) candidatos(as) brasileiros(as) devem também enviar no ato da matricula o comprovante atualizado de quitação eleitoral (www.tse.gov.br) e de quitação de serviço militar obrigatório (apenas para brasileiros do sexo masculino).
7.3 O não envio da documentação do(a) candidato(a) selecionado(a) no dia e horário citado acima ou a apresentação incompleta da documentação exigida, implica em perda da vaga.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 A inscrição no processo de seleção implica a aceitação plena de todos os termos e regras deste Edital.
8.2 O(a) aluno(a) especial deverá submeter-se a processo seletivo específico caso decida ingressar posteriormente como aluno regular do PPGPPD.
8.3 O(a) aluno(a) especial não recebe título de Mestre, bem como não tem direito a auxílio financeiro da instituição ou de qualquer outro financiador vinculado ao programa.
8.4 A participação no PPGPPD como aluno(a) especial é exclusiva para graduados(as) em qualquer curso superior devidamente reconhecido, sendo vedada a participação de alunos(as) de cursos de graduação.
8.5 Alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da UNILA e ou de qualquer outra instituição de ensino superior não precisam participar do processo seletivo de aluno especial, pois, pelo princípio da cooperação entre programas, podem solicitar matrícula diretamente para coordenação (mestrado.ppgppd@unila.edu.br), sem prejuízo ao número de vagas desse edital.
8.6 Cada candidato(a) pode cursar, no máximo, duas disciplinas optativas como aluno(a) especial no PPGPPD.
8.7 Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do PPGPPD.
9. DO CRONOGRAMA
Inscrições |
21/07/2022 até 24/07/2022 |
Homologação das inscrições |
26/07/2022 |
Seleção |
27/07/2022 até 29/07/2022 |
Divulgação do resultado |
Ate 03/08/2022 |
Prazo para interposição de recursos |
Até 04/08/2022 |
Resultado dos recursos |
05/08/2022 |
Resultado final |
05/08/2022 |
Matrícula dos selecionados |
09/08/2022 |
ANEXO I
FICHA DE INSCRIÇÃO ALUNO(A) ESPECIAL
EM DISCIPLINAS OPTATIVAS DO PPGPPD
Nome do candidato(a): |
Disciplina optativa pretendida: __________________________________________________ ___________________________________________________________________________
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Endereço completo:
|
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E-mail: |
Fone: ( ) |
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RG/RNE/DNI/Passaporte: |
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Curso de Graduação: |
Ano de Conclusão: |
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Instituição: |
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Data de Nascimento: |
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Nacionalidade: |
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Tipo Sanguíneo: Fator RH: |
Já cursou disciplina no PPGPPD: ( ) Sim ( ) Não / Se sim, qual disciplina e ano/período que cursou? ________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
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JUSTIFICATIVA CIRCUSTANCIADA
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Declaro saber que as atividades do PPGPPD se desenvolvem tanto em português quanto em espanhol, e declaro conhecer e aceitar integralmente as normas estabelecidas no Edital para o Processo Seletivo de aluno especial do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
________________________________ ______________________
Local e data Assinatura do candidato
ANEXO II
FORMULÁRIO PARA RECURSO
PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS ESPECIAIS
Eu,______________________________________________________________________, candidato(a) do processo seletivo de aluno especial do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento, portador(a) do RG/RNE/DNI/Passaporte nº ________________ solicito que seja avaliado o seguinte recurso:
Motivo do recurso (transcreva o item do Edital que você considera que foi descumprido)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Justificativa fundamentada (explique as razões pelas quais você acha que o item foi descumprido) __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Solicitação (com base na justificativa acima, apresente o que você solicita que seja reconsiderado)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________
data, local e assinatura do(a) candidato(a)
Observação: caso sinta necessidade, o(a) candidato(a) pode dissertar além do número de linhas previstas neste formulário, bem como anexar demais documentos que julgar pertinentes.
MARIA ALEJANDRA NICOLAS
CURSO DE ENGENHARIA FÍSICA
DECISÃO Nº 1, DE 18 DE JULHO DE 2022
DECISÃO Nº 1/2022 do Colegiado do Curso de Engenharia Física/ILACVN.
Considerando a ata da reunião de 08 de julho de 2022 do Colegiado do Curso de Engenharia Física, registrada no SIPAC no documento de número 23422.015386/2022-56 e o que consta no processo 23422.015448/2022-31, publica-se:
Art. 1º Designar os seguintes docentes para compor a Comissão de Análise de Equivalência de Disciplinas de Física para atender às demandas do curso de Engenharia Física:
a) Alana Fernandes Golin - SIAPE 1903298-1;
b) Eduardo Cezar Barbosa de Barros Aragão - SIAPE 3256288-3;
c) Johan Alexander Cortes Suarez - SIAPE 3233858-4;
d) Vinicius Mariani Lenart - SIAPE 1172461-2;
com a atribuição de avaliarem os pedidos de equivalência de disciplinas de Física para o Colegiado do Curso de Engenharia Física.
Art. 2º Esta comissão seguirá o disposto na Resolução COSUEN Nº 032/2017.
Art. 3º O mandato tem validade de 02 anos a partir da publicação no Boletim de Serviços.
Art. 4º Esta decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviços.
DAFNI FERNANDA ZENEDIN MARCHIORO
CORREGEDORIA SECCIONAL DA UNILA
EXTRATO DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA
Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o servidor compromissário WALBER FERREIRA BRAGA, SIAPE Nº 2117560, no Processo nº 23422.09780/2022-98, homologado pela autoridade competente, o Reitor GLEISSON ALISSON PEREIRA DE BRITO; tendo por objeto a adequação da conduta do servidor compromissário aos termos previstos no Art.116, inciso I e IV, da Lei 8112/90, especialmente o elenco de deveres e proibições. O servidor compromete-se a observar os deveres e proibições previstos na legislação vigente, além de cumprir com as obrigações estipuladas no presente termo. Prazo para cumprimento: 6 (seis) meses contados da data da publicação do presente Extrato. Este termo possui efeitos a partir de 23 de maio de 2022.
CORREGEDORIA SECCIONAL DA UNILA
EXTRATO DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA
Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o servidor compromissário LUCAS KERR DE OLIVEIRA, SIAPE Nº 1615734, no Processo nº 23422.09780/2022-98, homologado pela autoridade competente, o Reitor GLEISSON ALISSON PEREIRA DE BRITO; tendo por objeto a adequação da conduta do servidor compromissário aos termos previstos no Art.116, inciso I e IV, da Lei 8112/90, especialmente o elenco de deveres e proibições. O servidor compromete-se a observar os deveres e proibições previstos na legislação vigente, além de cumprir com as obrigações estipuladas no presente termo. Prazo para cumprimento: 6 (seis) meses contados da data da publicação do presente Extrato. Este termo possui efeitos a partir de 23 de maio de 2022.