Boletim de Serviço nº 115, de 03 de Julho de 2025

Publicado em: 03/07/2025


INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO



PORTARIA Nº 25, DE 01 DE JULHO DE 2025



Designa membros para compor o Núcleo Docente Estruturante - NDE, do Curso de Geografia - Licenciatura.


O DIRETOR DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, nomeado pela Portaria n° 284/2021/GR, no uso das atribuições legais, considerando a delegação de competência conferida pela Portaria nº 275/2020/GR, e o que consta no Processo nº 23422.012613/2025-91, RESOLVE:


 

Art. 1º Designar membros para compor o Núcleo Docente Estruturante - NDE, do Curso de Geografia – Licenciatura, nos termos da Resolução COSUEN nº 02, de 14 de fevereiro de 2022:

 
Presidente
Leandro Trevisan


Vice-presidente
Marcelo Augusto Rocha


Secretário
Rubens de Toledo Júnior


Membros
Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira
Ana Clarissa Stefanello
Nelson Fernandes Felipe Júnior

 

Art. 2º O mandato será de 3 (três) anos a partir da data de publicação desta Portaria.

 

Art. 3º As atribuições e funções estão dispostas na Resolução COSUEN nº 02, de 14 de fevereiro de 2022, publicada no Boletim de Serviço nº 32, de 16 de fevereiro de 2022.

 

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas todas as disposições em contrário, e em especial a Portaria nº 52/2021, publicada no Boletim de Serviço nº 86, de 01 de Setembro de 2021.


LEONARDO DA SILVA ARRIECHE




CONSELHO DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO



DECISÃO Nº 22, DE 02 DE JULHO DE 2025



Aprovar o relatório dos Planos Individuais de Trabalho Docente - PITD, do Centro Interdisciplinar de Tecnologia e Infraestrutura - CITI, dos Períodos Letivos 2023.2; 2024.1. e 2024.2.


O CONSELHO DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO CONSUNI - ILATIT, no uso das atribuições que lhe conferem o seu Regimento Interno, o Regimento Geral da UNILA, e considerando: O Processo nº23422.011778/2025-45; a aprovação na 59ª Sessão Ordinária do CONSUNI-ILATIT, realizada em 26 de junho de 2025; DECIDE:


 

Art. 1º Aprovar o relatório dos Planos Individuais de Trabalho Docente - PITD, do Centro Interdisciplinar de Tecnologia e Infraestrutura - CITI, dos Períodos Letivos 2023.2; 2024.1. e 2024.2.

 

Art. 2º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço.


LEONARDO DA SILVA ARRIECHE




CONSELHO DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA



EDITAL Nº 15, DE 02 DE JULHO DE 2025



Torna público o presente Edital, que trata da interposição de recursos ao Edital 14/2025 - PSAP/ILACVN.


PROCESSO SELETIVO DE APOIO À PESQUISA

 

O DIRETOR DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA  (ILACVN), no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Edital 01/2025/ILACVN - PSAP/ILACVN, torna público o presente Edital, que trata da interposição de recursos ao Edital 14/2025 - PSAP/ILACVN - terceira relação preliminar de propostas homologadas:

 

Não houve interposição de recursos;


LUCIANO CALHEIROS LAPAS




CONSELHO DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA



EDITAL Nº 14, DE 01 DE JULHO DE 2025



Divulga a terceira relação preliminar das propostas homologadas, avaliadas e classificadas pela Direção Colegiada do ILACVN.


PROCESSO SELETIVO DE APOIO À PESQUISA

 

O DIRETOR DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA  (ILACVN), no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Edital 01/2025/ILACVN - PSAP/ILACVN divulga a terceira relação preliminar das propostas homologadas, avaliadas e classificadas pela Direção Colegiada do ILACVN, de acordo com os itens 6 e 7 do Edital 01/2025/ILACVN:

 

PROPONENTE

PONTUAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO

Laura Cristina Pires Lima

456

Newton Mayer Solorzano Chavez

209

Eralcilene Moreira Terezio

102

 

O recurso disponibilizado corresponde a diárias nacionais e internacionais conforme o item 3.1 do Edital 01/2025/ILACVN,  as quais serão executadas via sistema SCDP, de acordo com a localidade do afastamento e conforme determina os decretos 11872/2023 e 6576/2008.


LUCIANO CALHEIROS LAPAS




PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS



EDITAL Nº 32, DE 03 DE JULHO DE 2025



Regulamenta o processo seletivo para o Programa de Mobilidade Acadêmica ESCALA Docente (PED), da AUGM, 2025 - Segunda Chamada - VAGAS REMANESCENTES.


O PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA – UNILA, nomeado pela Portaria nº 265/2023/GR, tendo em vista a delegação de competência conferida pela Portaria nº 286/2020/GR e a PRÓ-REITORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS, designada pela Portaria no 282/2023/GR, publicada no Boletim de Serviço no 110, de 21 de junho de 2023 e, a partir de competência delegada pela Portaria no 287/2020/GR, considerando o processo eletrônico associado N º 23422.014017/2025-45,

  • Considerando que a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) é uma Rede de Universidades públicas, autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças, compartilham suas vocações, seu caráter público, suas semelhanças nas estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços; características que as colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com certas perspectivas de viabilidade 

  • Considerando que a UNILA passou a integrar a AUGM como membro oficial desde o ano de 2024, 

 

RESOLVEM:

 

Tornar público o regulamento do processo seletivo de inscrições para o Programa de Mobilidade ESCALA Docente (PED), da AUGM, para 2025 - Segunda Chamada - VAGAS REMANESCENTES.

 

1 DOS OBJETIVOS

1.1 Promover a cooperação científica e cultural entre a UNILA e instituições estrangeiras parceiras, no contexto da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), por meio do Programa ESCALA Docente (PED), que promove a mobilidade de docentes.

1.2 Fortalecer as relações acadêmicas e incentivar a apresentação de projetos de pesquisa em conjunto, contribuindo para uma formação contínua que esteja alinhada com o desenvolvimento regional e a integração universitária no âmbito do MERCOSUL.

1.3 Os objetivos do Programa ESCALA Docente incluem contribuir para o fortalecimento das competências docentes, científicas e tecnológicas das universidades associadas; fomentar a formação de grupos significativos de pesquisadores em áreas estratégicas de interesse regional; e estimular a cooperação interinstitucional entre as universidades da AUGM, facilitando o compartilhamento de equipes de ensino e pesquisa entre as instituições participantes.

 

2  DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

2.1 As normas estabelecidas por este edital têm por finalidade selecionar Docentes da UNILA para mobilidade acadêmica, no âmbito do PED, referentes à Segunda Chamada de 2025.

2.2 Para efeitos deste Edital, a UNILA fica caracterizada como Universidade de Origem e a Universidade de Destino poderá ser qualquer uma das universidades listadas no quadro de vagas para essa edição do programa, conforme o item 4.1 deste Edital.

2.3 A aceitação de cada mobilidade será realizada pela Universidade de Destino, de acordo com as solicitações recebidas e mediante suas normas e exigências de admissão, bem como os procedimentos estabelecidos pelo regulamento do PED.

2.4 A duração da mobilidade deverá ser de, no mínimo, 5 (cinco) dias e, no máximo, 15 (quinze) dias, incluindo os dias de deslocamento entre os países e respeitando os limites estabelecidos pelas universidades participantes, conforme detalhado no Anexo I.

2.5 A eventual substituição da carga horária na UNILA do(a) docente participante, durante o período de mobilidade, deverá ser apontada por meio do formulário de afastamento, de acordo com as regras estabelecidas, a ser cadastrado no SCDP.

2.6 Todas as candidaturas que atenderem aos requisitos estabelecidos neste edital serão homologadas pela UNILA e classificadas conforme critérios estabelecidos no item 3.1.1.

Parágrafo único. As candidaturas classificadas serão enviadas para a Universidade de Destino, que realizará a homologação final e o aceite, seguindo suas normas institucionais e as diretrizes do PED.

2.7 O candidato deverá apresentar todos os documentos estabelecidos neste edital até o prazo final de inscrições, a fim de ter sua inscrição considerada válida para análise e apresentação.

 

3 DO PERFIL DO CANDIDATO

3.1 Para participação e nomeação, o(a) candidato(a) deve ser docente efetivo em exercício na UNILA.

3.2 Para efeitos deste Edital, ficam definidos os seguintes termos:

3.2.1 Docente Júnior (Docente Novel – DN): docente efetivo(a) cujo título de Doutor tenha sido obtido há até 10 anos, contados da inscrição;

3.2.2 Docente Sênior (Docente Formado – DF): docente efetivo(a) cujo título de Doutor tenha sido obtido há mais de 10 anos, contados da inscrição;

3.3 Para os docentes juniores (DN), a mobilidade é destinada a complementar a sua formação acadêmica.

3.4 Para os docentes seniores (DF), a mobilidade deve ser enquadrada nas funções de ensino universitário, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, promovendo pós-graduação, assistência técnico-científica para o desenvolvimento, consolidação de novas áreas disciplinares e apoio à formação.

3.5 Fica vedada a inscrição de docentes que tenham sido aprovados(as), dentro do limite de vagas, para a realização da mobilidade do Programa ESCALA PED, em editais anteriores publicados nos últimos 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste edital.
Parágrafo único. Docentes aprovados(as) fora do limite de vagas em editais anteriores poderão se inscrever normalmente.

 

4 DAS INSTITUIÇÕES DE DESTINO E DAS VAGAS

4.1 São ofertadas neste edital 3 vagas para esta ação de mobilidade durante o ano acadêmico de 2025, conforme quadro abaixo:

Área Abrangida

Universidade de Destino

Nº de vagas

Período

Responsáveis pela Gestão

Ciencias Sociales O Trabajo Social

Universidad Nacional de Asunción (Faculdade de Ciências Sociais)

1

Segundo Semestre

Barrios, Marta 595971257308 augm@rec.una.py

Todas

Universidad Nacional de Hurlingham

1

Segundo Semestre

Agustina, Corbo 091313566 coordinacionescala@gmail.com

 

4.2 A listagem de Universidades de Destino e as condições ofertadas por cada uma delas, como as áreas de interesse e demais informações sobre bolsas/auxílios para hospedagem e alimentação durante o período de mobilidade no destino, estão disponíveis nos Formulários de Información Básica (FIB), no Anexo I.

4.2.1 Caso sejam necessárias informações complementares sobre as condições oferecidas pelas Universidades de Destino para a realização da mobilidade, os candidatos podem entrar em contato diretamente com as instituições para solicitar informações sobre as coberturas para hospedagem e alimentação. Os contatos dos responsáveis administrativos pelo Programa nas instituições de destino encontram-se disponíveis na tabela acima, no item 4.1.

4.3 As vagas ofertadas neste edital contemplam bolsa para cobertura de custos com alojamento e alimentação durante o período de mobilidade, que serão fornecidos pela universidade receptora.

4.4 As vagas ofertadas neste edital não incluem cobertura de custos adicionais relacionados à viagem, tais como aquisição de passagens, despesas com visto, emissão de passaporte, contratação de seguro de viagem, entre outros encargos decorrentes da mobilidade.

4.4.1 É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) aprovado(a) arcar com tais despesas e providenciar a documentação necessária.

4.4.2 Excepcionalmente, a UNILA poderá contribuir com o custeio de passagens, desde que haja disponibilidade orçamentária e a solicitação formal seja realizada com, no mínimo, 60 (sessenta) dias de antecedência da data prevista para o embarque.

 

5 DA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

5.1 As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do sistema PipE, da AUGM.

5.2 Para se candidatar, é necessário criar um usuário na PipE como "Candidato". Para isso, acesse <https://mocovi.siu.edu.ar/mocovi/aplicacion.php?ah=st66f6cff9f0b047.61972878&ai=mocovi%7C%7C81000019> e preencha o formulário exibido.

5.3 Uma vez enviado o formulário completo, o(a) candidato(a) receberá as credenciais de acesso para ingressar na PipE e candidatar-se para a universidade de seu interesse.

5.4 No momento da inscrição, os candidatos devem anexar os seguintes documentos obrigatórios:

a) Formulário de Apresentação de Propostas de Mobilidade do PED, assinado pelo candidato (assinatura dos demais representantes da UNILA, será em etapa posterior, não sendo necessária coleta para fins de inscrição), disponível em<https://grupomontevideo.org/escaladocente/index.php/documentos-de-interes/>;
b) Carta convite da instituição pleiteada, disponível em<https://grupomontevideo.org/escaladocente/index.php/documentos-de-interes/>. Para assistência na obtenção da carta, dirija-se aos responsáveis pela gestão do PED na Universidade de Destino (contatos na tabela do item 4.1);
c) Diploma de Doutorado;
d) Plano de Trabalho (Anexo II);
e) Termo de Compromisso (Anexo III).
f) Demais documentos solicitados pela universidade de destino (verificar informações nas FIBs, no Anexo I.)

5.5 As candidaturas que atenderem ao perfil previsto no item 3 e apresentarem a documentação exigida no item 5.2 serão analisadas pela PROINT, responsável pela homologação e classificação inicial conforme os critérios deste edital.

5.6 Será verificado se as candidaturas atendem aos requisitos formais deste Edital e se estão alinhadas aos objetivos do Programa.

5.7 Caso o número de candidaturas homologadas exceda o número de vagas disponíveis, a classificação obedecerá à seguinte ordem:
a) Tempo de exercício como docente efetivo na UNILA, priorizando quem tem maior tempo de vínculo;
b) Tempo decorrido desde a obtenção do título de Doutor, priorizando quem tem maior tempo de titulação.

5.8 As candidaturas classificadas serão encaminhadas às Universidades de Destino, que realizarão a homologação final e o aceite, conforme regulamento do Programa ESCALA Docente.

5.9 Se, em qualquer momento, for constatada prestação de declaração falsa pelo(a) candidato(a), sua inscrição será cancelada sumariamente.

5.10 A inscrição implica conhecimento e aceitação definitiva das normas e condições deste Edital, sobre as quais o(a) candidato(a) não poderá alegar desconhecimento.

5.11 Não serão recebidos documentos por e-mail ou fora do prazo estipulado.

5.12 A PROINT não se responsabiliza por problemas técnicos, como excesso de tráfego na rede, que possam interromper o processo de inscrição do candidato.

 

6 DOS RECURSOS

6.1 A relação preliminar de candidaturas aprovadas e não aprovadas será divulgada no Portal de Documentos da UNILA<https://documentos.unila.edu.br/>, conforme o cronograma indicado no Item 8, para fins de interposição de recursos.

6.2 Para apresentar recurso, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário disponível no Anexo IV, observando rigorosamente os prazos estabelecidos no cronograma.

6.3 Não serão aceitos recursos enviados fora do prazo, tampouco pedidos de reavaliação de recursos já indeferidos.

 

7 DO FINANCIAMENTO DO PROGRAMA

7.1 O afastamento ocorrerá na modalidade de “Afastamento com Ônus Limitado”, por meio do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), assegurando ao(à) servidor(a) o recebimento de salário e demais benefícios do cargo durante o período da mobilidade.

Parágrafo Único: Os(as) docentes devem solicitar, junto ao Instituto de origem, a abertura do processo de Afastamento de Curta Duração para Capacitação, com antecedência mínima de 60 dias, incluindo a solicitação de pagamento de passagens e seguro internacional. O pagamento dessas despesas está condicionado à disponibilidade orçamentária. Em caso de indisponibilidade orçamentária, os custos de passagens e seguro serão de responsabilidade do(a) docente contemplado(a).

7.2 Não haverá pagamento de diárias por parte da UNILA para esta modalidade de afastamento, tendo em vista que os custos de hospedagem e alimentação no país de destino serão cobertos pela Universidade de Destino.

7.3 A Universidade de Destino será responsável por financiar, durante o período da mobilidade, a hospedagem e a manutenção do(a) docente selecionado(a), conforme sua própria sistemática. As informações detalhadas estão disponíveis nos Formulários de Información Básica (FIB), no Anexo I.

7.4 Despesas com emissão de passaporte, exames médicos, testes de proficiência, obtenção de visto, gastos de caráter pessoal ou quaisquer outros não mencionados neste Edital — ou não incluídos nas condições de apoio da Universidade de Destino — serão de responsabilidade exclusiva do(a) participante.

7.5 A UNILA poderá, excepcionalmente, custear as passagens e o seguro-saúde do(a) participante, desde que haja disponibilidade financeira e concordância da macrounidade responsável. Nesses casos, poderão ser utilizados recursos de capacitação, quando houver disponibilidade orçamentária.

7.5.1 Conforme parecer da Procuradoria Federal junto à UNILA (NOTA Nº 045/2017/ESJ/PFUNILA/PGF/AGU), o seguro viagem só poderá ser concedido quando a UNILA também for responsável pelo pagamento das passagens aéreas.

 

8 DO CRONOGRAMA 

ATIVIDADE

DATAS

Inscrições

02/07/2025 a 21/07/2025

Análise dos documentos dos participantes inscritos(as) e divulgação das candidaturas pré-selecionadas no site

Até 22/07/2025

Interposição de recursos

Até 24/07/2025

Publicação do resultado final no site

Até 25/07/2025

 

9. DAS ATRIBUIÇÕES DOS CANDIDATOS

9.1 Os candidatos deverão, a qualquer tempo:

I- Manter atualizados seu endereço, telefone, e-mail e demais dados junto à UNILA e à universidade de destino;

II- Atentar-se às solicitações, exigências e prazos durante todas as etapas do processo de mobilidade;

III- É de responsabilidade exclusiva dos(as) participantes aprovados(as) verificar, junto à instituição de destino, os prazos necessários para a confirmação do período de mobilidade e o envio das passagens aéreas, respeitando as normas específicas de cada universidade, bem como garantir o envio dessas informações em tempo hábil. Essas orientações estão disponíveis no Anexo I – FIBs;

IV- Garantir o envio de documentos exigidos (cópia do passaporte, comprovação de passagens etc.) dentro dos prazos estabelecidos, ciente de que o não cumprimento das exigências e prazos pode comprometer o pagamento da bolsa, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato;

V- Cumprir os requisitos de saúde exigidos pelo país de destino, como a vacinação e seguro de viagem.

VI- Manter a Seção de Mobilidade Acadêmica informada quanto ao andamento do processo e período de realização da mobilidade.

9.2 Os candidatos deverão, antes do início da mobilidade:

I- Providenciar a documentação solicitada neste edital para efetivação da mobilidade;
II- Verificar e providenciar documentos necessários para a viagem (passaporte, visto, passagens etc.);

III- Após o aceite, solicitar à unidade acadêmica de origem a abertura do processo de Afastamento de Curta Duração para Visita Técnica com, no mínimo, 60 (sessenta) dias de antecedência, conforme orientações do DDPP <https://portal.unila.edu.br/progepe/areas-da-gestao-de-pessoas/carreira/capacitacao/afastamento-curta-duracao>, incluindo:

a) Plano de Trabalho (Anexo II);

b) Carta de aceite da instituição de destino;

c) Pedido de afastamento do país;

d) Solicitação de pagamento de passagens e seguro, condicionada à disponibilidade orçamentária.

9.3 Os candidatos deverão, Durante o período de mobilidade:

I- Participar integralmente do programa de atividades, incluindo avaliações acadêmicas e administrativas;

II- Cumprir as normas legais e de conduta da universidade e do país de destino;

III- Comparecer nas datas previstas da proposta aprovada;

IV- Responder às demandas da UNILA e da universidade de destino para fins de acompanhamento e divulgação;

9.4 Os candidatos deverão, Após o período de mobilidade

I- Apresentar relatório das atividades realizadas à PROINT no prazo de 15 (quinze) dias após o retorno, preenchendo o formulário no link: https://forms.gle/qzW5BH4ZnQRyu5nc6;

II- Realizar apresentação da experiência em eventos organizados pela PROINT, como o SIEPE;

III- Efetuar prestação de contas à SECADES/DDPP no prazo de 5 (cinco) dias após o término do deslocamento.

 

10. DA ELIMINAÇÃO

10.1 Será eliminado(a) do processo seletivo o(a) candidato(a) que:

10.1.1 Não apresentar a documentação obrigatória exigida;

10.1.2 Apresentar documentos fora do prazo de validade.

 

11. DA DESISTÊNCIA

11.1 Caso o(a) candidato(a) decida desistir da mobilidade, deverá informar à SEMA com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias em relação à data prevista para o afastamento.

11.1.1 A comunicação de desistência deve ser formalizada por e-mail enviado para: mobilidade.proint@unila.edu.br

11.1.2 O(a) candidato(a) que desistir fora do prazo estabelecido perderá a preferência em futuros processos seletivos de mobilidade internacional.

 

12.  DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 A comunicação com o(a) candidato(a) será feita exclusivamente por meio do e-mail institucional.

12.2 Esta ação de mobilidade está condicionada à disponibilidade orçamentária, podendo ser suspensa a qualquer momento pela UNILA em caso de indisponibilidade de recursos.

12.3 A PROGEPE/PROINT poderá, em função de exigências formais ou legais, alterar este Edital a qualquer momento, independentemente do calendário estabelecido.

12.4 É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) acompanhar todos os comunicados, resultados e publicações referentes a este edital.

12.5 O(a) candidato(a) que prestar informações falsas ou inexatas terá sua inscrição cancelada e todos os atos decorrentes anulados, ainda que já selecionado.

12.6 A participação no Programa de Mobilidade Acadêmica não altera o vínculo empregatício do(a) docente com a UNILA, assegurando sua vaga durante o afastamento.

Parágrafo único. O tempo de afastamento será computado como período trabalhado.

12.7 O pedido de afastamento para mobilidade não impede solicitação posterior de licença para capacitação.

12.8 O(a) docente deve organizar férias, licenças e outros afastamentos de modo que não coincidam com o período da mobilidade.

12.9 A participação neste edital não gera fato gerador para contratação de professor substituto. 

12.10 Os candidatos e candidatas deste edital deverão se informar sobre suas responsabilidades e obrigações, conforme disposto no Regulamento do PED, disponível em<https://grupomontevideo.org/ESCALAdocente/>.

12.11 Casos omissos serão analisados pela PROINT e PROGEPE, dentro de suas respectivas competências.

12.12 Dúvidas ou informações complementares podem ser esclarecidas pelo e-mail: mobilidade.proint@unila.edu.br.

 

 

ANEXO I

FORMULÁRIOS DE INFORMACIÓN BÁSICA (FIB) - UNIVERSIDADES DE DESTINO

(PDF)










 

ANEXO II

PLANO DE TRABALHO


1.Dados Pessoais:

Nome Completo:

SIAPE:

Cargo:                                             

Lotação:

Telefone:

e-mail:

 

Instituição receptora:

Telefone do contato na instituição receptora:

Data de início:     /      /                                                        | Data de término:      /     /   

 

3. Atividades a serem realizadas durante a mobilidade acadêmica.






















 

 

O plano de trabalho deverá ser assinado digitalmente pelo(a) servidor(a) interessado(a)



 

 

ANEXO III

TERMO DE COMPROMISSO

 

Nome: __________________________________________________

Sobrenome: ______________________________________________

SIAPE: _________________________________________________

Unidade Macro de Lotação:__________________________________

Sub Unidade de Lotação: ____________________________________

 

Declarações

1. Declaro não estar respondendo processo administrativo disciplinar (PAD) 

2. Declaro que compreendo o idioma do país que estarei em mobilidade;

3. Declaro ter lido e compreendido o EDITAL N° XX/2025/PROGEPE-PROINT/UNILA, e aceito as condições nele estipuladas, para participar do processo seletivo.


Por serem verdade as informações acima, assino o presente termo de livre e espontânea vontade em:



 ___________________, _____ de __________, de 2025.



____________________________

Assinatura







ANEXO IV

FORMULÁRIO PARA RECURSO

 

1 - O limite de linhas deve ser respeitado no ato da solicitação do recurso.

2 - O candidato que interpuser o recurso deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pedido.

3 - Recurso inconsistente ou que alegue desconhecimento do presente Edital será preliminarmente indeferido.

Referente ao EDITAL N°___/2025/PROGEPE-PROINT/UNILA

 

Prezados Senhores,

Eu,________________________________________________, candidato(a) do processo seletivo para o Programa Mobilidade ESCALA Docente, venho através deste apresentar o seguinte recurso*:

 

1) Motivo do recurso (indique que item do Edital você considera que foi descumprido)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

 

2) Justificativa fundamentada (diga por que você acha que o item foi descumprido)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

 

3) Solicitação (com base na justificativa acima, apresente o que você pretende que seja reconsiderado)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

 

_________________________________________

Data e Assinatura do Canditato/a

 


FELIPE CORDEIRO DE ALMEIDA          SUELLEN MAYARA PERES DE OLIVEIRA




PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS



EDITAL Nº 33, DE 02 DE JULHO DE 2025



Torna pública a primeira convocação de selecionados referente ao Processo Seletivo de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário, para ingresso na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, no ano letivo de 2026.


A PRÓ-REITORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS, nomeada pela Portaria UNILA nº 282/2023, publicada no boletim de serviço nº 110, de 21 de junho de 2023, a partir de competência delegada pela Portaria nº 287/2020/GR, e considerando:
 

O Edital nº 7/2025/PROINT e retificação;

O Edital nº 21/2025/PROINT;

O Edital nº 23/2025/PROINT;

O Edital nº 24/2025/PROINT;

O Edital nº 25/2025/PROINT e retificação;

O Edital n° 29/2025/PROINT,

O Edital n° 30/2025/PROINT.

O processo associado nº 23422.002090/2025-74;


RESOLVE tornar pública a primeira convocação de selecionados do Processo Seletivo de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário (PSRH), para o ano letivo de 2026.

 

1. DOS CANDIDATOS(AS) CONVOCADOS(AS)

1.1 Todos os candidatos convocados foram aprovados na modalidade de demanda social;

1.2 A aprovação na modalidade de demanda social não garante que o candidato(a) será beneficiário(a) dos auxílios de assistência estudantil;

1.3 A convocação para confirmação do interesse na vaga no sistema de inscrição do PSRH, não garante o vínculo do candidato com a UNILA;

1.4 A garantia de vínculo somente será efetivada após o cumprimento da etapa de Etapa de Pré- Cadastro para Matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA e é obrigatória para a todos os candidatos selecionados que confirmarem a vaga;

1.5 O(A) candidato(a) poderá ser convocado(a) para as duas opções de curso e, ao confirmar o aceite de uma das vagas, perderá automaticamente o direito à outra vaga;

1.6 O(A) candidato(a) convocado(a) terá o período do dia 03 ao dia 09 de julho, para realizar a confirmação do interesse da vaga no SIGAA;

 

 

 

ANEXO I

CANDIDATOS CONVOCADOS

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8380053

Haiti

1º Opção

2

8556972

Haiti

1º Opção

3

8556016

Haiti

1º Opção

4

8540764

Haiti

1º Opção

 

ANTROPOLOGIA – DIVERSIDADE CULTURAL LATINO - AMERICANA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8551132

Cuba

2º Opção

2

8483021

Venezuela

2º Opção

3

8399700

Haiti

2º Opção

 

ARQUITETURA E URBANISMO

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8454273

Cuba

2º Opção

2

8556239

Venezuela

2º Opção

3

8531127

Haiti

2º Opção

 

BIOTECNOLOGIA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8455759

Cuba

1º Opção

2

8512613

Haiti

1º Opção

3

8390838

Cuba

1º Opção

4

8507487

Haiti

1º Opção

 

CINEMA E AUDIOVISUAL

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8454273

Cuba

1º Opção

2

8456464

Venezuela

1º Opção

3

8555011

Haiti

1º Opção

4

8531171

Haiti

1º Opção

 

CIÊNCIA POLÍTICA E SOCIOLOGIA – SOCIEDADE, ESTADO E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8390648

Haiti

1º Opção

2

8469107

Haiti

1º Opção

3

8556972

Haiti

2º Opção

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8390838

Cuba

2º Opção

2

8426742

Haiti

2º Opção

3

8552825

Haiti

2º Opção

4

8510715

Haiti

2º Opção

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA – BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8510715

Haiti

1º Opção

 

CIÊNCIAS ECONÔMICAS – ECONOMIA, INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8454336

Haiti

1º Opção

2

8406663

Haiti

1º Opção

3

8441951

Haiti

1º Opção

4

8494835

Haiti

2º Opção

 

DESENVOLVIMENTO RURAL E SEGURANÇA ALIMENTAR

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8447333

Haiti

1º Opção

2

8553137

Haiti

2º Opção

3

8531171

Haiti

2º Opção

 

ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8556609

Haiti

1º Opção

2

8382593

Haiti

1º Opção

3

8390156

Haiti

1º Opção

4

8531127

Haiti

1º Opção

 

ENGENHARIA DE ENERGIA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8511926

Haiti

1º Opção

2

8519430

Haiti

1º Opção

3

8384981

Senegal

2º Opção

4

8469110

Haiti

2º Opção

 

ENGENHARIA DE MATERIAIS

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8380527

Haiti

1º Opção

2

8399700

Haiti

1º Opção

 

ENGENHARIA FÍSICA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8494835

Haiti

1º Opção

2

8474125

Haiti

1º Opção

3

8442077

Cuba

2º Opção

4

8406663

Haiti

2º Opção

 

ENGENHARIA QUÍMICA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8394932

Cuba

1º Opção

2

8548951

Cuba

2º Opção

3

8511926

Haiti

2º Opção

4

8555909

Haiti

2º Opção

 

FILOSOFIA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8432004

Cuba

2º Opção

2

8456464

Venezuela

2º Opção

 

GEOGRAFIA - BACHARELADO

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8455759

Cuba

2º Opção

 

GEOGRAFIA - LICENCIATURA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8432246

Cuba

1º Opção

 

HISTÓRIA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8382754

Cuba

1º Opção

2

8432246

Cuba

2º Opção

3

8474377

Haiti

2º Opção

 

HISTÓRIA – AMÉRICA LATINA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8382610

Cuba

1º Opção

2

8431130

Haiti

1º Opção

 

LETRAS – ESPANHOL E PORTUGUÊS COMO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8394918

Cuba

1º Opção

2

8556670

Venezuela

1º Opção

3

8472148

Gana

1º Opção

4

8521216

Haiti

1º Opção

 

MATEMÁTICA - LICENCIATURA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8540764

Haiti

2º Opção

 

MEDIAÇÃO CULTURAL – ARTES E LETRAS

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8551132

Cuba

1º Opção

2

8556996

Haiti

1º Opção

3

8394918

Cuba

2º Opção

4

8380527

Haiti

2º Opção

 

MEDICINA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8405067

Cuba

1º Opção

2

8540803

Venezuela

1º Opção

3

8384981

Senegal

1º Opção

4

8536733

Egito

1º Opção

 

MÚSICA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8379462

Haiti

2º Opção

 

QUÍMICA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8548951

Cuba

1º Opção

2

8479657

Haiti

1º Opção

3

8557250

Haiti

2º Opção

4

8474125

Haiti

2º Opção

 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTEGRAÇÃO

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8479633

Cuba

1º Opção

2

8452044

Iêmen

1º Opção

3

8496089

Haiti

1º Opção

4

8432004

Cuba

1º Opção

 

SAÚDE COLETIVA

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8400509

Cuba

2º Opção

2

8551196

Venezuela

2º Opção

3

8531123

Haiti

2º Opção

4

8386080

Angola

2º Opção

 

SERVIÇO SOCIAL

ORDEM

Nº DE INSCRIÇÃO

PAÍS

OPÇÃO DE CURSO

1

8531123

Haiti

1º Opção

2

8474377

Haiti

1º Opção

3

8556670

Venezuela

2º Opção

4

8382610

Cuba

2º Opção

 


SUELLEN MAYARA PERES DE OLIVEIRA




PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS



PORTARIA Nº 59, DE 02 DE JULHO DE 2025



Designar  os(as) servidores(as) abaixo relacionados(as) para a coordenação e fiscalização do Convênio Financeiro  nº 42/2025 (FA n.º 389/2025).


A PRÓ-REITORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS, designada pela Portaria UNILA nº 282/2023/GR, com publicação no Boletim de Serviço nº 110, de 22 de junho de 2023, tendo em vista a delegação de competência conferida pela Portaria nº 287/2020/GR publicada no Boletim de Serviço nº 73, de 21 de agosto de 2020; Portaria nº 159/2020/GR, publicada no Boletim de Serviço nº 41, de 20 de maio de 2020 e o que consta do processo associado  n.º 23422.010467/2025-69.


 

RESOLVE:

 

Art. 1º  º Designar os(as) servidores(as) abaixo relacionados(as) para a coordenação e fiscalização do Convênio Financeiro n.º  42/2025 (FA n.º 389/2025). Processo n.º 23422.010467/2025-69. Celebrado entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resumo do objeto:a execução do projeto intitulado "Projeto Baterias vs. células de combustível para transporte terrestre, marítimo e aéreo: avanços, desafios e perspectivas".


I - Coordenador: José Ricardo Cezar Salgado, Professor do Magistério Superior, Siape nº 1492219.

II - Fiscal Titular: Jonatas Filipe Rodrigues Gerke, Assistente em Administração, Siape nº 223276.

III - Fiscal Auxiliar: Leandro José Scherer, Administrador, Siape nº 1939658.

 

Art. 2° As atribuições e obrigações dos(as) nomeados(as) estão dispostas e são regulamentadas nas Normativas próprias da Concedente dos recursos e internamente pela Instrução Normativa Nº 01/2025/GR. 

 

Art. 3° A Macrounidade demandante é a responsável pela indicação da substituição do(a) coordenador(a) e fiscal  à Seção de Acompanhamento de Convênios (SEACONV), nos casos que se fizerem necessários. 

 

Art. 4° Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no boletim de serviço.


SUELLEN MAYARA PERES DE OLIVEIRA




PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA



EDITAL Nº 16, DE 03 DE JULHO DE 2025



Torna público, a homologação preliminar das inscrições do processo seletivo de alunos(as) especiais, no semestre 2025.2, para a disciplina “Instituições Arquivísticas de Cinema na América Latina”, ofertada no curso de Mestrado em História.


HOMOLOGAÇÃO PRELIMINAR 

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS ESPECIAIS – SEMESTRE 2025.2 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA 

 

A COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGHIS) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designada pela Portaria UNILA nº 559/2024/GR, publicada no Boletim de Serviço nº 216, de 02 de dezembro de 2024, e no DOU nº 231, s. 2, p. 31, em 02 de dezembro de 2024, no uso de suas atribuições, torna público, pelo presente edital,  a homologação preliminar das inscrições do processo seletivo de alunos(as) especiais, no semestre 2025.2, para a disciplina “Instituições Arquivísticas de Cinema na América Latina”, ofertada no curso de Mestrado em História. 

 

1 DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS 

​​CANDIDATO(A)​ 

Karina Mendes Reis 

Kelvin Mateus Alves 

Marcílio Mendes de Oliveira Júnior 

Tamires de Souza 

 

2  DAS INSCRIÇÕES INDEFERIDAS E MOTIVOS DE INDEFERIMENTO

CANDIDATO(A) 

MOTIVO DO INDEFERIMENTO 

Cesar Augusto Coaguila Calvimontes 

Descumprimento do item 1.7, alínea “a” do Edital n.° 14/2025/PPGHIS (não enviou cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior) 

Diego Ferreiro Roman 

Descumprimento do item 1.7, alíneas “a” e “d” do Edital n.° 14/2025/PPGHIS (não enviou cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior e Curriculum Vitae atualizado) 

 

3  DOS RECURSOS E RECONSIDERAÇÕES

3.1 O(A) candidato(a) indeferido(a) deverá encaminhar a interpelação por escrito (em formulário próprio disponibilizado no ANEXO I), com complementação documental, e enviá-lo para o e-mail secretaria.ppghis@unila.edu.br de 03 à 06/07/2025.

 


ROSANGELA DE JESUS SILVA