Boletim de Serviço nº 110, de 08 de Outubro de 2021
Publicado em: 08/10/2021
Atividades a serem realizadas |
Demandantes |
Autorizantes |
E-mail para demanda |
Salas administrativas da reitoria. (Gabinete da Reitoria, Pró-reitorias e Secretarias) |
Servidor interessado |
Chefias das unidades |
Endereço de e-mail da unidade. |
Salas administrativas dos órgãos suplementares, Auditoria, Corregedoria e Procuradoria |
Servidor interessado |
Chefias das unidades |
Endereço de e-mail da unidade. |
Salas administrativas dos Institutos Latino Americanos (Direção, Departamento Administrativo, Secretaria Acadêmica, etc.) |
Servidor interessado |
Diretores dos Institutos |
Administrativo.ilaach@unila.edu.br; Administrativo.ilaesp@unila.edu.br; Administrativo.ilatit@unila.edu.br; |
Salas de professores |
Docente interessado |
Diretores dos Institutos |
Administrativo.ilaach@unila.edu.br; Administrativo.ilaesp@unila.edu.br; Administrativo.ilatit@unila.edu.br; |
Laboratórios de Pesquisa |
Docente interessado |
Secretária de Apoio Científico e Tecnológico |
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Laboratórios de Ensino |
Servidor Interessado |
Secretária de Apoio Científico e Tecnológico |
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Sala com computadores para atender demanda via PRAE
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Discente interessado
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Pro-reitora de assuntos estudantis |
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Sala de aulas/reuniões |
Servidor interessado |
Chefia da unidade |
Endereço de e-mail da unidade. |
BIUNILA
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Discente interessado |
Chefia da BIUNILA |
circulacaoo.biunila@unila.edu.br (sem acento nem cedilha) |
ANEXO II
Formulário de solicitação de Liberação de acesso aos espaços da UNILA.* |
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Nome do demandante: |
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SIAPE/Matrícula: |
Telefone contato: |
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E-mail: |
Lotação/Curso ou Programa:
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Unidade a ser acessada |
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Laboratórios da SACT ( ) Laboratórios de Pesquisa ( ) Sala com computadores ( ) Sala de Professores ( ) Unidade administrativa ( ) Sala de aula/reuniões ( ) Biblioteca ( ) Auditório ( ) |
Espaço (informar a sala): ex: bloco de laboratório sala 03 |
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Justificativa da demanda (demonstrar os prazos e prejuízos decorrentes do não atendimento):
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Cronograma de execução das atividades |
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Atividades a serem realizadas: |
Período |
Hora/Início |
Hora/término |
Observações:
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* documento disponível no SIPAC
Foz do Iguaçu, ____/____/202
( ) Declaro ter ciência do Termo de Ciência Sanitária.
Assinatura solicitante:
ANEXO III
Termo de Orientação Sanitária*
São medidas preventivas para o enfrentamento da emergência em saúde pública, de importância internacional, decorrente da Pandemia do SARS-CoV-2, para exercer a(s) atividade(s) acadêmicas(s), essencial(is), seguindo as recomendações, abaixo, relacionadas e/ ou outras que vierem a substituí-las:
1. Seguir os protocolos institucionais de biossegurança, incluindo o uso adequado da máscara facial.
2. Adotar medidas de higiene de mãos, e em todas as superfícies e equipamentos utilizados e compartilhados pelos usuários.
3. Manter ambientes arejados.
4. Responsabilizar-se pelo distanciamento mínimo de 1,5 (metros) entre as pessoas.
5. Utilizar EPIs adequados conforme necessidade e riscos específicos para cada atividade.
6. Informar os responsáveis do laboratório se apresentar qualquer sintoma sugestivo de infecção pelo SARS-CoV-2, tais como, febre, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, náusea, vômito, congestão nasal, coriza, perda do paladar ou desconfortos, dentre outras.
7. Não comparecer ao laboratório em caso de apresentação de sintomas e contactar o plantão do Coronavírus do município.
8. Declaro ainda ter ciência das comorbidades e situações que possam levar ao agravamento da saúde quando relacionadas à Covid-19, dentre estas, doenças cardíacas crônicas, doença cardíaca congênita, insuficiência cardíaca mal controlada e refratária, doença cardíaca isquêmica descompensada, DPOC e asma controlados, doenças pulmonares intersticiais com complicações, fibrose cística com infecções recorrentes, doenças renais crônicas, em estágio avançado (graus 3,4 e 5), pacientes em diálise, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, imunossupressão por doenças e/ou medicamentos, câncer, portadores de doenças cromossômicas e com estado de fragilidade imunológica, diabetes, hipertensão arterial, gestantes, lactantes, obesidade, idade acima de 60 anos.
* documento disponível no SIPAC
GLEISSON ALISSON PEREIRA DE BRITO
GABINETE DA REITORIA
PORTARIA Nº 395, DE 05 DE OUTUBRO DE 2021
Exonerar, a pedido, a partir de 4 de outubro de 2021, o servidor Thiago Cesar Alvares, Técnico de Tecnologia da Informação.
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, no uso de suas atribuições, baseado no Art. 34 da Lei 8.112/90; e o que consta no processo nº 23422.015693/2021-15, resolve:
Art. 1º Exonerar, a pedido, a partir de 4 de outubro de 2021, o servidor THIAGO CESAR ALVARES, Técnico de Tecnologia da Informação, Siepa nº 2309330, nomeado pela Portaria nº 484/2016/GR/Unila, de 29 de março de 2016, publicada no DOU de 31 de março de 2016, Seção 2, pág. 28, na vaga de código nº 643961.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
GLEISSON ALISSON PEREIRA DE BRITO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
PORTARIA Nº 4, DE 08 DE OUTUBRO DE 2021
Designa os membros da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) para o período de 2021 a 2023.
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN), vinculado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeado pela Portaria UNILA nº. 2021/0326, conforme competências delegadas, regulamentadas e retificadas pela Resolução CONSUN nº. 2021/015; Portaria UNILA nº. 2018/823; Portaria ILACVN nº. 2021/07; no uso de suas atribuições previstas no Regimento Interno do PPGBN, aprovado pela Resolução CONSUN nº. 2015/07 publicada no Boletim de Serviço UNILA nº. 2018/351,
RESOLVE:
Art. 1º Designar os servidores abaixo nominados para compor a Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical por um prazo de dois anos, contados a partir da data de publicação desta portaria.
I- Michel Varajão Garey, presidente;
II- Ana Alice Aguiar Eleutério;
III- Celso Garcia Paula Junior (representante TAE);
IV- Laura Cristina Pires Lima;
V- Wagner Antonio Chiba de Castro.
Art. 2º Designar a discente Luana Lima de Freitas (matrícula nº 2021101000001269) como representante discente pelo período de 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
PORTARIA Nº 3, DE 08 DE OUTUBRO DE 2021
Designa os membros da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN), para o período de 2021 a 2023.
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN), vinculado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nomeado pela Portaria UNILA nº. 2021/0326, conforme competências delegadas, regulamentadas e retificadas pela Resolução CONSUN nº. 2021/015; Portaria UNILA nº. 2018/823; Portaria ILACVN nº. 2021/07; no uso de suas atribuições previstas no Regimento Interno do PPGBN, aprovado pela Resolução CONSUN nº. 2015/07 publicada no Boletim de Serviço UNILA nº. 2018/351,
RESOLVE:
Art. 1º Designar os docentes do magistério superior abaixo nominados para compor a Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical.
I- Luiz Roberto Ribeiro Faria Junior, presidente;
II- Carolina Isabel Miño;
III- Cleto Kaveski Peres;
IV- Laura Cristina Pires Lima;
V- Michel Varajão Garey.
Art. 2º A participação dos docentes na Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical terá vigência de 24 (vinte e quatro) meses, em consonância com o Art. 11 do Regimento do PPGBN, contados a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 3º Designar a discente Érica Amanda Bonfim (matrícula nº 2021101000001483) como representante discente pelo período de 12 (doze) meses, contados a partir da publicação desta portaria.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL
EDITAL Nº 19, DE 08 DE OUTUBRO DE 2021
EDITAL Nº 19/2021 - EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA AS DISCIPLINAS "TÓPICOS EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL I: ECOTOXICOLOGIA AQUÁTICA" E "GENÉTICA DA CONSERVAÇÃO"
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), designado pela Portaria nº 326, publicada no Diário Oficial da União, nº 154, de 16 de agosto de 2021, no uso de suas atribuições e pelo presente Edital, torna público de acordo com as deliberações de seu Colegiado, o processo seletivo de alunos especiais para as disciplinas "Tópicos em Biodiversidade Neotropical I: Ecotoxicologia aquática" e "Genética da conservação" do Mestrado em Biodiversidade Neotropical, em estrita observância na legislação vigente.
1 DAS DEFINIÇÕES, REQUISITOS E CONDIÇÕES
1.1 Conforme Art. 37 da Resolução CONSUN nº. 12, de 24 de maio de 2018 e publicado no Boletim de Serviço da Unila nº 351 de 23 de maio de 2018, entende-se por aluno especial aquele portador de diploma de nível superior que não realizou e/ou não foi aprovado em processo seletivo conduzido pelo Colegiado, ou comissão designada por esta instância, e que pretende cursar disciplinas eventuais no Programa.
1.2 A condição de estudante especial será concedida apenas aos portadores de diploma de graduação, a critério do Colegiado do Programa (CPPGBN).
1.3 Estudantes especiais poderão ser autorizados a matricular-se em uma ou mais disciplinas de Pós-Graduação, desde que aceitos pelo docente responsável pela disciplina respeitando o número de vagas previsto na disciplina.
1.4 A classificação e aprovação no presente processo seletivo não assegura ao candidato o direito de matrícula na disciplina, que será ofertada no semestre 2021-2, mas tão somente seu cadastro em lista de espera.
2. DAS DISCIPLINAS
2.1 A ementa das disciplinas do PPGBN, ofertada pelo presente edital no semestre 2021-2, encontra-se no Anexo I do presente processo seletivo.
3. DO CRONOGRAMA
3.1 O presente processo seletivo será realizado atendendo-se o cronograma a seguir:
Inscrições |
06/10/2021 a 10/10/2021 |
Divulgação do resultado final e matrícula |
11/10/2021 |
Início das aulas |
18/10/2021 (Tópicos em Biodiversidade Neotropical I: Ecotoxicologia aquática) 08/11/2020 (Genética da conservação) |
Término das aulas |
22/10/2021 (Tópicos em Biodiversidade Neotropical I: Ecotoxicologia aquática) 15/11/2021 (Genética da conservação) |
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail <secretaria.ppgbn@unila.edu.br>
4.2. O interessado deverá enviar para o endereço eletrônico acima uma comunicação com o título "PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PPGBN 2021-2" 4.3. A comunicação deverá conter as seguintes informações:
4.3.1. Nome completo.
4.3.2. Número de CPF ou passaporte (no caso de estrangeiros).
4.3.3. Curso de origem e nome da instituição. 4.3.4. Telefone de contato.
4.4. As matrículas ocorrerão de maneira remota.
4.5. Posteriormente poderão ser solicitados outros dados ou documentos para a realização da matrícula.
4.6. Não serão aceitas inscrições que não contenham todas as informações solicitadas acima.
5. DO PROCESSO SELETIVO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
5.1. A classificação ocorrerá de maneira decrescente e de acordo com a ordem cronológica das inscrições.
5.2. O resultado final será divulgado na página eletrônica do PPGBN ou em tal página será apresentado o link para o acesso ao resultado.
6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 A inscrição, classificação ou matrícula do candidato implicará na aceitação das normas para o presente processo seletivo e o vínculo estudantil contidas neste edital, no Regimento Interno do PPGBN e nos demais regulamentos da UNILA, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
6.2. A UNILA não se responsabiliza por problemas técnicos que impossibilitem a inscrição ou matrícula do candidato.
6.3. A UNILA ou o PPGBN não serão obrigados a fornecer resultados por telefone, carta ou e-mail.
6.4. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBN.
LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR
ANEXO I
EMENTA DAS DISCIPLINAS
Disciplina: "Tópicos em Biodiversidade Neotropical I: Ecotoxicologia aquática" Eletiva - 2 créditos /30h Docente responsável pela disciplina: Dra. Lígia Maria Borges Marques Santana Vagas disponíveis para alunos especiais: 02 (duas) vagas. Dias e horários das aulas*: 18/10/2021 - 09h-12h/14h-17h30min (segunda-feira) 19/10/2021 - 09h-12h/14h-17h30min (terça-feira) 20/10/2021 - 09h-12h/14h-17h30min (quarta-feira) 21/10/2021 - 09h30min-12h (quinta-feira) 22/10/2021 - 09h-12h/14h-18h (sexta-feira) Observações: As aulas ocorrerão de maneira online com o envio do link de acesso à sala de videoconferência pela docente responsável pela disciplina, havendo a divisão da carga horária entre atividades síncronas e assíncronas. |
Introdução à ecotoxicologia com ênfase à ecotoxicologia aquática. Contextualizar o desenvolvimento da ecotoxicologia como ciência. Discutir conceitos de poluição e contaminação aquática, fontes pontuais e difusas, efeitos tóxicos, toxicidade aguda, toxicidade crônica, relação dose-resposta, biomarcadores, concentração letal mediana (LC50), concentração sem efeito observado (NOEC), bioacumulação, bioconcentração, biomagnificação e integração de danos nos diferentes níveis de organização biológica. Esclarecer diretrizes básicas de desenho experimental, como seleção de espécies, manejo de amostras, estudos in situ ou em laboratório. Exemplificar ferramentas de uso da ecotoxicologia através de detalhamentos de biomarcadores histopatológicos, genéticos e bioquímicos, além de testes agudos e crônicos em laboratório. Discutir sobre os principais grupos de contaminantes (metais, agrotóxicos, contaminantes emergentes) ambientais. Abordar as legislações nacionais e internacionais vigentes pertinentes aos estudos de ecotoxicologia aquática. Debater estudos de caso mundiais por análises de artigos atuais sobre o tema. Bibliografia: Hoffman, D. J., Rattner, B. A., Burton Jr, G. A., Cairns Jr, J. (Eds.). 2002. Handbook of ecotoxicology. CRC Press. Newman, M. C. 2010. Fundamentals of Ecotoxicology 3ª ed. CRC press, 541 pp. Santana, L. M. B. M., & Cavalcante, R. M. 2016. Transformações Metabólicas de Agrotóxicos em Peixes: Uma Revisão. Orbital-The Electronic Journal of Chemistry, 8(4), 257-268. Van der Oost, R., Beyer, J., & Vermeulen, N. P. 2003. Fish bioaccumulation and biomarkers in environmental risk assessment: a review. Environmental toxicology and pharmacology, 13(2), 57-149. Zagatto, P. A.; Bertoletti, E. Ecotoxicologia aquática: princípios e aplicações. 2. ed. São Carlos, SP: RiMa, 2008. xii, 472 p.
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Disciplina: "Genética da conservação" Eletiva - 3 créditos /45h Docente responsável pela disciplina: Dra. Carolina Isabel Miño Vagas disponíveis para alunos especiais: 04 (quatro) vagas. Dias e horários das aulas: 08/11/2021 - 08h/18h (segunda-feira) 09/11/2021 - 08h/18h (terça-feira) 10/11/2021 - 08h/18h (quarta-feira) 12/11/2021 - 08h/18h (sexta-feira) 15/11/2021 - 08h/18h (segunda-feira) Observações: Visando o contexto atual de pandemia por COVID19, o curso será ministrado no formato online. As aulas ficarão gravadas e disponibilizadas pelo Youtube, as e os estudantes deverão acessá-las prévio aos encontros sincrônicos virtuais que acontecerão diariamente, no horário a acordar com as e os estudantes.
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Tópico 1) Biodiversidade: conceito. Genes, espécies e ecossistemas. O que é a genética da conservação? Breve histórico. Exemplos selecionados de estudos no campo disciplinar, com ênfase na região Neotropical Tópico 2) Origem e manutenção da diversidade genética. Conceitos básicos de genética populacional: frequências alélicas e o equilíbrio de Hardy-Weinberg Fonte de dados em genética da conservação. Marcadores moleculares e suas aplicações. Tópico 3) Processos evolutivos em populações naturais: Mutação, Migração, Deriva Genética, Seleção Natural. Tópico 4) Definição e estimativas do tamanho populacional efetivo. Importancia para a conservação das populações. Tópico 5) Consequências da fragmentação do habitat: diferenciação populacional. Conservação in situ: Unidades de Manejo e Unidades de Conservação. Tópico 6) Parentesco genético: estimativas e aplicações manejo e conservação. Conservação ex situ: manejo de indivíduos em cativeiro. Consequências da redução demográfica: depressão por endogamia. Tópico 7) Reconstrução filogenética: Alinhamento de sequências de DNA, distância genética, métodos de reconstrução de árvores filogenéticas, conceitos básicos e aplicação à conservação de Unidades Evolutivamente Significativas. Tópico 8) Genética Forense. Genômica da conservação. Aplicações das novas tecnologias de sequenciamento de ADN na conservação da biodiversidade. Bibliografia: Beaumont, M.,&Wang,J.(2019). Conservation genetics. Handbook of Statistical Genomics: Two Volume Set, 457-40. Eguiarte LE; Souza V; Aguirre X (Compiladores). 2007. Ecología Molecular. Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales, Instituto Nacional de Ecología, Universidad Nacional Autónoma de México, Comisión Nacional para el Conocimiento y Uso de la Biodiversidad. Carnaval, A. C. (2020). Conservation in the Neotropics: A Final Reflection. In Neotropical Diversification: Patterns and Processes (pp. 813-820). Springer, Cham. Frankham, Ballou, Briscoe. 2014. A primer of conservation genetics. Cambridge University Press, New York. 220 pp. Gonçalves, P. F., Oliveira-Marques, A. R., Matsumoto, T. E., & Miyaki, C. Y. (2015). DNA barcoding identifies illegal parrot trade. Journal of Heredity, 106(S1), 560-564. Höglund J. 2009. Evolutionary Conservation Genetics. Oxford Scholarship Online. DOI:10.1093/acprof:oso/9780199214211.001.0001 Mounce R, Smith P, & Brokington S. 2017. Ex situ conservation of plant diversity in the world's botanic gardens. Nature Plants 3: 795-802. Rodríguez-Clark, K. M., Oliveira-Miranda, M. A., Aguilera Meneses, M., Martino, Á., Méndez, M. A., Miyaki, C.,& Solé-Cava, A. (2015). Finding the "Conservation" in conservation genetics-progress in Latin America. Journal of Heredity, 106(S1), 423-427. Supple, M. A., & Shapiro, B. (2018). Conservation of biodiversity in the genomics era. Genome biology, 19(1), 1-12. SOLE-CAVA, A. M. Biodiversidade Molecular e genética da conservação. In: Matioli, S.R..(Org.). Biologia Molecular e Evolução. São Paulo: Holos, 2001. Peres, E. A., Pinto-da-Rocha, R., Lohmann, L. G., Michelangeli, F. A., Miyaki, C. Y., & Carnaval, A. C. (2020). Patterns of species and lineage diversity in the Atlantic rainforest of Brazil. In Neotropical Diversification: Patterns and Processes (pp. 415-447). Springer, Cham. Van Dyke F. 2008. Genetic Diversity-Understanding Conservation at Genetic Levels. Capítulo 6 del libro Conservation biology: foundations, concepts, applications, p. 153-184. Taylor, H. R., Dussex, N., & van Heezik, Y. (2017). Bridging the conservation genetics gap by identifying barriers to implementation for conservation practitioners. Global Ecology and Conservation, 10, 231-242. |
LUIZ ROBERTO RIBEIRO FARIA JUNIOR